Ir para conteúdo

Javaés - maio 2007


Posts Recomendados

Javaés ? maio 2007

Fazendo algumas trocas com a natureza

Imagem Postada

Mais uma vez voltei ao Rio Javaés que tanto gosto. Desta vez acompanhado por meu irmão Tiago, e os comparsas Roberto, Didi, Faustino, Porva e Alan.

Imagem Postada

Imagem Postada

Chegamos à beira do rio em uma quinta-feira e de cara já me surpreendi com o movimento, muito estranho praquele local que (infelizmente) tem sido reconhecido pelo turismo e que notoriamente tem reduzido sua produtividade no que diz respeito à pesca.

Imagem Postada

Comecei este texto com um ar meio desolado, pois foi assim que me senti ao ver todas aquelas embarcações e pessoas neste local que há tão pouco tempo era desértico. Porém o decorrer da pescaria foi muitíssimo agradável e satisfatório e espero também passar um pouquinho desta vibração no restante do relato.

Pois então, foram dias de peixes de couro, infelizmente sem os gigantes e dias de peixes de escama, porém em todas as buscas os resultados foram surpreendentes. Vou então enfocar exatamente nestas deliciosas surpresas que nos aconteceram.

Já na primeira tarde eu e meu irmão descemos o rio de rodada e pinchamos as margens, baias, estruturas e corredeiras exaustivamente, atrás das cachorras e bicudas que ali sempre pegamos, surpreendentemente o peixe mais ativo nas nossas iscas de superfície (spook jr-KV e big nose-JENNER) foram os mandubés, que além de garantir botes espetaculares, nos deram um baile com lindos saltos e consequentemente várias fugas. As cachorras e bicudas ficariam pra depois, ao menos em nossa canoa, uma vez que na isca natural, as outras duas canoas pegaram pequenos exemplares destas duas espetaculares espécies.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Nos demais dias a historia seria a mesma, não fosse pela oportunidade de capturar outras espécies nos plugs, como a magníficas cacharas. Encontradas no visual, nos aproveitando do sol pouco passado da sua posição de pino. Arremessamos pequenos plugs de meia-água e trabalhávamos 10cm abaixo da flor da água... POOOOOOOWWWWWWWW!!!!... A lapada era certeira, em águas rasas era o mesmo que estar trabalhando com superfícies, corridas magníficas, uma vez que estávamos calibrados com equipos de 17lb, preparados para tucunas e pequenas cachorras. Brigas deliciosas que se tornaram o grande troféu da pescaria.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Não bastassem os mandubés nos plugs de superfície e as cacharas no visual a natureza ainda nos reservava mais uma belezinha, pra ser mais exato reservava para meu irmão, que encontrou alguns tucunarés no leito do rio, mesmo com as águas ainda altas e meio turvas.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/javaes_maio2007/javaes_mai07011.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/javaes_maio2007/javaes_mai07010.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/javaes_maio2007/javaes_mai07021.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/javaes_maio2007/javaes_mai07020.jpg

Não encontramos o que pretendíamos, as grandes cachorras e pirararas, mas não podemos reclamar uma vírgula sequer das trocas que a mãe natureza nos ofereceu. Pra variar uma beleza de equipe, comida bacana e cachaça a vontade. Acampamento nota 10.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/javaes_maio2007/javaes_mai07016.jpg

Apesar de no inicio ter me desencantado com o movimento nunca antes visto naquele lugar, tivemos a alegria de sermos parados no retorno a Goiânia por uma imensa blitz da Policia Civil Ambiental, com diversos agentes que nos confessaram que estavam doido pra pegar algum malandro com a boca na botija. Parabéns a ambiental de Goiás por este serviço a natureza.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/javaes_maio2007/javaes_mai07023.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xande....

Show de pescaria, mesmo q não tenha saído os Brutos, com certeza deve ter valido a pena!!!

Belas paisagens tem este lugar, ainda terei a oportunidade de conhecer...

Parabéns à Polícia Ambiental de GO, pelo visto está fazendo um belo trabalho....

Parabéns garoto!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas fotos xande, apesar de não ter saido grandes exemplares deve ter sido uma boa confraternização.

Sobre a exploração do turismo e da pesca, acho q a cada dia q passa fica mais dificil arrumar lugares pouco explorados. Temos q preservar e a policia fazer a sua parte.

Saindo de Niquelandia fomos parados pela policial ambiental e olharam tudo. Isso certeamente ja é uma boa ação.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Xandego !

Ótimas fotos e um surpreendente relato o das Cacharas com artificiais...

Muito legal mesmo ! Parabéns ! :roll:

Esquema da Polícia Ambiental também encoraja a renovar a esperança em dias melhores... É pouco, com certeza, mas já é algo... :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xande....

Show de pescaria, mesmo q não tenha saído os Brutos, com certeza deve ter valido a pena!!!

Belas paisagens tem este lugar, ainda terei a oportunidade de conhecer...

Parabéns à Polícia Ambiental de GO, pelo visto está fazendo um belo trabalho....

Parabéns garoto!!!

Abraços

Pois então Rodrigão, nem as cachorronas, nem as pirararonas, mas pequenos muitos pequenos de couro. E fizemos umas moquequinhas bem bacanas... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas fotos xande, apesar de não ter saido grandes exemplares deve ter sido uma boa confraternização.

Sobre a exploração do turismo e da pesca, acho q a cada dia q passa fica mais dificil arrumar lugares pouco explorados. Temos q preservar e a policia fazer a sua parte.

Saindo de Niquelandia fomos parados pela policial ambiental e olharam tudo. Isso certeamente ja é uma boa ação.

Abraços

Pois é Popper, parece que o pessoal tá começando a entender o valor da natureza preservada. Vamos torcer pra que esta batalha aumente ainda mais. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Xandego !

Ótimas fotos e um surpreendente relato o das Cacharas com artificiais...

Muito legal mesmo ! Parabéns ! :roll:

Esquema da Polícia Ambiental também encoraja a renovar a esperança em dias melhores... É pouco, com certeza, mas já é algo... :twisted:

Valeu KID!

Pois então é uma pescaria linda, porém com muitas perdas, pois quando os vemos eles também nos vêem, aí é só correria, hehehehehe...

No mais foi tudo super bacana.

Quanto a polícia, esqueci de mencionar também a presença dos ficais da FUNAI com excelentes orientações de preservação nos acampamentos. Muito bacana mesmo. :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Xande, deve ter sido muito show pegar cachara na artificial, ainda quero fazer uma façanha dessas.

Grande abraço

Godô, esta pescaria é bacana mesmo, visual ímpar, mas tem que ter muita paciência e ser bastante tranquilo, pois em cada ponto com 30 ou 40 peixes, fisgasse um e tchau pros outros.

Só no próximo ponto abaixo, pois como já disse, se nós os vemos, eles também nos vêem, aí a correria é grande... hehehehe :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só o Xande!!!

Tirando onda com uma cachara na meia-água, e no visual... Eu também pensei que fosse cachorra!

Agora... Discordo que a profusão de pescadores seja ruim para a pesca, ou para a natureza... Isso; vai depender da consiência dos pescadores que devem soltar os peixes, abater no máximo 1 para comer por alí mesmo... E, é claro; que haja uma polícia ambiental atuante, inclusive atenta à denuncias (por que será que aqui no RJ a polícia não é assim???)!

Parabéns Xande, k beleza de pescaria!!! Mais uma para a sua coleção interminável de grandes relatos!!! Quando eu crescer, quero pescar igual a você (mas; sem perder muitos peixes, tá?)!

Um abraço brother!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só o Xande!!!

Tirando onda com uma cachara na meia-água, e no visual... Eu também pensei que fosse cachorra!

Agora... Discordo que a profusão de pescadores seja ruim para a pesca, ou para a natureza... Isso; vai depender da consiência dos pescadores que devem soltar os peixes, abater no máximo 1 para comer por alí mesmo... E, é claro; que haja uma polícia ambiental atuante, inclusive atenta à denuncias (por que será que aqui no RJ a polícia não é assim???)!

Parabéns Xande, k beleza de pescaria!!! Mais uma para a sua coleção interminável de grandes relatos!!! Quando eu crescer, quero pescar igual a você (mas; sem perder muitos peixes, tá?)!

Um abraço brother!!!

Valeu Moacyr!!!

Quanto aos pescadores, infelizmente por aqui a consciência é excessão ainda.

Quanto a pescar igual a mim... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quero te levar numa pescaria de apapás sem fisga pra ver tua cara... :lol: :lol:

PARA TODOS: esqueci de mencionar, a isca matadeira dos cacharas foi a SAMURAI - Aicás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma bela pescaria, valeu Xande.

Bom que gostou Pesca.

Só faltaram os pesados mesmo, e eu tava muito afim de engatar um , pois estava usando uma carretilha sem devaneador, com linha 0.55, ia ser um espetáculo de desespero, hehehehe... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos demais dias a historia seria a mesma, não fosse pela oportunidade de capturar outras espécies nos plugs, como a magníficas cacharas

VIVENDO E APRENDENDO!!!! SE ME FALASSEM NA PONTA DO BALCÃO...NÃO IRIA ACREDITAR :shock: :shock:

PARABENS :!: :!:

Que bom que gostou colega!

Silvio, eu aprendi a pegar estes danados assim tem 3 anos. Na época eu fiquei impressionado. Hoje é uma das pescarias que mais me surpreendem. É uma pintura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza de pescaria.....

Mas eu só tenho uma pergunta, kd a foto do Peixe assado da Janta, e da Cerveja gelada!????

:twisted: :twisted: :twisted: :lol: :D 8)

Valeu Bigão, estas fotos são impróprias para este horário, hehehehehe...

Tem uma foto muito bacana de um pintado na brasa, mas etirei coma a máquina de um amigo, vou cobrar dele e posto aqui.

Pode cobrar. :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So uma coisa, quantos dias voceis ficaram pescando?

E a estrada como esta para aqueles lados?

Pesca, foram 3 dias e 4 noites de pescaria.

Eu vou pela GO-070, ela está sempre boa, pequenas emendas entre Faina e Mozarlândia, mas sem buracos, Goiânia-Faina está tapete e Mozarlândia-Araguaçu tapete também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fera, mesmo, Xandego...Show as fotos e o relato... :wink:

Só um detalhe nas fotos...Tente usar um para-sol na objetiva (q não é possível na maioria das máquinas)...mas algumas das suas fotos ficaram com flare..q é aquele reflexo q aparece nas fotos em decorrência do reflêxo do sol na lente curva...Outra opção é um pouquinho mais de inclinação na máquina, ou usar outro ângulo para a foto. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fera, mesmo, Xandego...Show as fotos e o relato... :wink:

Só um detalhe nas fotos...Tente usar um para-sol na objetiva (q não é possível na maioria das máquinas)...mas algumas das suas fotos ficaram com flare..q é aquele reflexo q aparece nas fotos em decorrência do reflêxo do sol na lente curva...Outra opção é um pouquinho mais de inclinação na máquina, ou usar outro ângulo para a foto. :wink:

Valeu a dica Biguá, mas minha máquina é bem simplesinha, Um P31 da Sony. Em breve quero um equipamento melhor.

Quanto ao flare, é pra mostrar o pescador iluminado, kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...