Ir para conteúdo

VARA DAIWA PROCASTER- Duvidas


André Santos

Posts Recomendados

Olá Amigos,estou começando a pescar agora com carretilhas e escolhi essa vara para fazer um quit com minha Abu Garcia black max e uma power pro 40 libras. So que eu nao tenho muito dinheiro agora,e tenho umas helices e zaras aqui na minha caixa que em minha opiniao sao essenciais na pesca de tucunas e ate trairas.O problema e que a Procaster e de açao media,e um amigo com renome no topico,me dice que com essa vara da pra trabalhar com um pouco de habilidade as zaras,mas as helices nao,entao ele mesmo me sugeriu pegar uma de 25 libras para ''solucionar'' o problema.

Essa e uma boa soluçao? a vara vai ficar mais rapida mesmo?vai ser mais facil perder os peixes pela falta de elasticidade do conjunto?

boas pescarias e um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra esclarecer bem:

To querendo uma vara versatil,pra pescar embarcado ou no barranco,de zara ou helice ou meia agua ou spinner bait. Eu sou alto (1,88) e pensei entao em pegar uma 5'6'' para mim de 10-20 libras,mas se nao for atrapalhar muito o rendimento,acho que vou de 12-25 libras de mesmo tamanho.mas foi levantado que as de 25 libras iam ficar rigidas demais e perderia os peixes ou ate arrebentaria as linhas,mas nao sei ao certo. se isso for verdade acho que vou ter que usar a helice com meu molinete que tem uma vara mais rigida e vou ficar com a 20 libras mesmo. Meu foco sao os tucunas de serra da mesa e corumba 4 (de ate 5 kg) e umas trairas (de ate 3,5 kg).

abraços amigos, se possivel ajudem!

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E minha opiniao (ja comentada em outro topico) que tanto as helices quanto as zaras ficam melhor com uma vara rapida, para evitar que o esforco do pescador seja absorvido pela flexao da vara, e a isca possa ter um trabalho mais eficaz e sem grande esforco. E claro que da para trabalhar qualquer isca com qualquer vara...; assim como da para trabalhar essas iscas so na manivelada! Mas tambem e claro que existe uma tralha mais eficaz para este trabalho!

Varas rapidas sao mais caras e uma forma de trabalhar uma isca com uma vara que nao seja tao rapida e simplesmente usar uma vara de maior libragem.

O efeito colateral de uma vara rapida e que, especialmente quando com linhas de multi; o conjunto fica sem elasticidade que pode fazer falta ao aumentar o impacto das cabecadas do peixe facilitando que escape (por inumeras razoes), e dificultar a manter a linha esticada durante a briga...

Tem coisas que so na pratica para ver, assim como nao da para levar ao pe da letra o que eu falo; tem de entender para poder aplicar isso na pratica... Qualquer duvida, e so postar ai que eu me explico melhor.

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, o que vc está querendo (formar um único conjunto com carretilha para a pescaria de tucunas) não é tão simples como está achando. Normalmente, utilizamos mais de um conjunto justamente para poder ter o máximo de possibilidades em uma pescaria. Eu, por exemplo, carrego no barco 3 conjuntos em SM, todos montados prontos para entrar em ação. Dessa forma, conseguimos aproveitar ao máximo a potencialidade das iscas que levamos em nossa tralha, seja leve ou pesada, superfície ou meia água, zara, popper, hélice etc. E o Moacyr fez um comentário fundamental: Somente praticando vc vai conseguir entender melhor e tirar suas próprias dúvidas. Acho que para começar, e casar com a sua abu, uma procaster daiwa 20lb tá bacana, pois é uma vara versátil, bom custo-benefício. Mas se estiver a fim de gastar um pouquinho mais... acho que uma intergreen tiger power seria ideal para o que vc quer, pois tem uma ação mais rápida e progressiva.

Espero ter ajudado. Abraço

Obs. Linha 40lb e vara 25lb para Corumbá 4 e SM vai perder um pouco da esportividade. Só se a idéia for mesmo "rebocar" o peixe rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta bom entao amigo,mas e que a grana ta curta,e no final do ano vou pros EUA e de la quero trazer outra carreta e se possivel uma vara.por agora eu vou de pro caster mesmo, e de uma carreta ''mais simples'' se comparada a zilion ou a scorpion por exemplo. no caso da linha eu peguei essa bitola pois ja ouvi muita gente reclamando de que as bitolas menores sao mais frageis e arrebentam com mais facilidade.. a vara acho que vou de 20 libras mesmo,vou tentar trabalhar a isca de helice nela mesmo,mas se nao der boto ela no meu molinete mesmo que a vara e mais rapida,de carbono maciço da MS.. sei que va ser dificil,mas nada e impossivel,to cansado de ver gente pescando de molinete com isca artificial e os caras se dao bem.

Estou esperando mais comentarios dos amigos pescadore para este topico,mas estou pendendo a 20 libras mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso, André. Vc começou mto bem escolhendo uma carretilha abu garcia. A linha tbm está dentro da normalidade. É que, particularmente, gosto de usar 30lb, pois a bitola menor gera menos atrito e consequentemente arremessa melhor. Quanto ao rompimento, um bom lider resolve boa parte das preocupações. Procure nos outros tópicos aqui do fórum que tem muita coisa sobre o que vc quer! joia:::

Abraço e boas pescarias!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André....vara é o item mais pessoal de toda a tralha de pesca.

O ideal seria vc pescar com a vara de um amigo antes de comprar a sua...(claro q isso é dífícil)

Para a SM e Corumbá IV...vc não precisa pegar varas de alta libragem...Vá de 14lb ou 17lb q vc não se arrependerá.

Quanto mais rápida for a ação da vara (tôco)...mais pesada deveria ser a isca utilizada....então o segredo é encontrar o ponto de equilíbrio entre o "tôco" e a "maria mole".

Se vc irá usar hélices pequentas...tipo Torpedo, Tucuna Bait, Dr. Hélice Jr., Baby Rex, e por aí vai....vc pode ir de varas 17lb de ação rápida/média...ou média q vc não se arrependerá....

Veja se consegue ir numa loja...Experimente as varas lá disponíveis... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso uma procaster 17lbs 5'3" para tucunas aqui.

Eu gosto muito... e na minha opinião ela tem ação média-rápida.

Maninho, para arrastar hélice bonito, tem que ser cabo de vassoura.

Então o ideal seria ter um conjunto próprio.

Mas a procaster para arrastar essa hélice sua aí, arrasta de boa.

Eu puxo bicuda 90, baby torpedo e até aquela maior da Deconto com duas hélices, esqueci o nome agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem vara procaster media...

e tambem media-rapida; depende da libragem e comprimento escolhidos.

A parte mais dura do blank (haste da vara), a que fica perto do reel seat, e cortada para se obter tamanhos de vara diferentes a partir do mesmo blank. Como a acao da vara depende da proporcao entre seu comprimento total e do quanto deste comprimento se verga, acaba que se muda um pouco a acao para se obter diferentes tamanhos de vara partindo do mesmo blank.

Portanto, as opcoes mais longas tem acao mais rapida que os modelos mais curtos.

Aquele abraco a todos!

PS: Testei aqui, na mao mesmo, a minha procaster 5'3" 17 lb e ela ate passa um pouquinho do meio ao dobrar; portanto, o fabricante esta certo em declarar acao media.

Por outro lado, a vara nao se dobra tanto, na pratica, se nao tiver um peixe "bao" do outro lado...

Puts Binho... Agora ate eu me cafundi! doeu::

:gorfei: oloko:: vergonha::

PS': To rindo ate agora do trabalho das helices com cabo de vassoura! rindo2::

Mas sabe que voce ta certo! mestre::

Vou tentar qualquer dia desse... surtei:: bang:: diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado amigo Fabricio

mas voce sabe qual açao da daiwa Pro caster?

ja me diceram que e media e media rapida,ai fica Phodis....

tenho uma helica maior (uns 12 cm),de 15 gramas mais ou menos.se ela e pequena ou nao e de sua classificaçao.

abraços

Pro Fabricio Bigua...

Tuca de menos de 7 Kg, e helice de menos de 40 gramas sao pequenos! surtei:: diabo:: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao ta bom,estao ajudando muito amigos!

obrigado

mas minha libragem vai ser 20 libras mesmo pois e mais versatil,se eu for usar para perscar outro peixe tambem serve,alem de que quando for minha reserva vai aguentar mais trancos.

o que acham da 5'6'' 20 libras? ela e Media ou Media rapida?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao ta bom,estao ajudando muito amigos!

obrigado

mas minha libragem vai ser 20 libras mesmo pois e mais versatil,se eu for usar para perscar outro peixe tambem serve,alem de que quando for minha reserva vai aguentar mais trancos.

o que acham da 5'6'' 20 libras? ela e Media ou Media rapida?

abraços

média rapida e bem melhor,

a vara ded 10-20lb ta de bom tamanho para pesca.

abrçss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu joao,mas eu to querendo mesmo uma pro caster... To sem verba pra uma mais rapida e no fim do ano vo pros EUA e trago uma melhor e mais rapida (e se der uma carreta melhor tambem)

mas por agora e a Pro caster mesmo so quero saber se a 5'6'' 20 libras e media ou media rapida...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu joao,mas eu to querendo mesmo uma pro caster... To sem verba pra uma mais rapida e no fim do ano vo pros EUA e trago uma melhor e mais rapida (e se der uma carreta melhor tambem)

mas por agora e a Pro caster mesmo so quero saber se a 5'6'' 20 libras e media ou media rapida...

abraços

procaster ja ta de bom tamanho amigo joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado amigos

e tenho uma noticia boa (pra mim pelo menos)

ontem chegaram minhas tralhas dos Eua:

-um abu garcia cardinal 104

-uma Abu garcia Black max (linda carretilha! estou ate agora admirando-a)

-1 spinnerbait booyah (preto com branco e detalher vermelhos)

-1 buzz bai booyah (branco e chaterluse)

-1 peacock special Luhr Jensen (prata com vabeça e dorso preto)- meio grandinha (15 cm 21 gramas)

-1 x-rap 8 glass ghost (linda)

-300 yards power pro 40 libras verde

Eita que no FDS vo estrear tudo! hahaha

sera que essa helice grande assim da pra usar numa procaster 20 libras?

abraços amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...