Ir para conteúdo

Sacos plasticos biodegradaveis


Posts Recomendados

Achei um material que pode nos ser util, por tratar da naturesa e sua conservação. espero que gostem.

O SACO PARA LIXO BIODEGRADÁVEL

Dover-Roll Super Forte Biodegradável é fabricado a partir da mistura de resina de polietileno (matéria prima para fabricação de plásticos) com aditivos especiais, que conferem ao saco a capacidade de degradação e biodegradação. Estes aditivos especiais são importados da EPI ? Environmental Technologies Inc. ? uma empresa com sede no Canadá, líder mundial na tecnologia oxi-biodegradável.

SOBRE A EPI

O grupo EPI está presente no mundo todo (atualmente, possui escritórios nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália) e é pioneiro na tecnologia de aditivos oxi-biodegradáveis. As empresas que fabricam os produtos da EPI possuem os certificados ISO 9000 e ISO 14001.

Em resposta à crescente preocupação global com os resíduos plásticos, a EPI desenvolveu uma tecnologia exclusiva, o TDPA® (Totally Degradable Plastic Additive ? aditivo plástico totalmente degradável), e vem fornecendo aditivos para indústrias de transformados e fabricantes de todo o mundo. Com a tecnologia TDPA® da EPI, os produtos plásticos degradam quimicamente dentro de períodos específicos, conforme estabelecido pelas exigências do cliente.

USO GLOBAL DE PLÁSTICOS

À medida que o problema global do acúmulo não-sustentável de plásticos continua a aumentar e os movimentos ambientalistas, as exigências dos consumidores e a preocupação com o meio-ambiente crescem vertiginosamente, há uma crescente pressão para que sejam desenvolvidas novas tecnologias que sejam sustentáveis e ecologicamente responsáveis.

Até agora, o desempenho econômico de produtos e questões relativas à fabricação vinham sendo barreiras insuperáveis para o objetivo da indústria de criar plásticos descartáveis econômicos degradáveis e biodegradáveis.

A EPI superou esses obstáculos e desenvolveu a tecnologia TDPA, enfatizando o fornecimento de uma solução que transforma resíduos plásticos em degradáveis e biodegradáveis.

Perguntas Mais Freqüentes sobre a Tecnologia TDPA

1. Por que usar degradáveis?

Plásticos convencionais não se dissolvem. O lixo e os resíduos em aterros sanitários levam anos, até décadas, para degradar. O lixo é a poluição que podemos ver à nossa volta, uma triste realidade que leis e programas educacionais não conseguem eliminar. Em aterros sanitários, os plásticos comuns se degradam muito lentamente e qualquer coisa embalada com eles pode não alcançar seu potencial total de degradação. O resultado é o desperdício desnecessário do valioso espaço dos aterros sanitários.

Plásticos degradáveis fabricados usando aditivos EPI, sob o nome TDPA®, degradam após o uso e o descarte com base na duração necessária do produto plástico. A redução do lixo e da poluição são conseqüências fundamentais desse processo, criando um meio-ambiente melhor para todos.

2. Qual é a diferença entre degradável e biodegradável?

A degradação é um processo através do qual moléculas muito grandes são quebradas em menores ou em fragmentos. Normalmente, o oxigênio é incorporado a esses fragmentos moleculares. Os filmes, fortes e resistentes normalmente, tornam-se fracos e quebradiços como resultado da degradação oxidativa. Este resultado deve-se à grande diminuição do tamanho das moléculas que constituem os filmes. A degradação pode ser causada (iniciada) por calor ou exposição à luz UV e é intensificada por estresse mecânico.

"Plástico degradável: plástico elaborado para sofrer uma mudança significativa em sua estrutura química sob condições ambientais específicas, resultando na perda de algumas propriedades que podem variar, medidas através de testes apropriados para o plástico e sua aplicação, em um período que determina a sua classificação?. [ASTM D883-99] ? American Society for Testing and Materials

Biodegradação é o processo pelo qual microorganismos (bactérias, fungos ou algas) convertem os materiais em biomassa, dióxido de carbono e água. Biomassa é um termo geral usado para se referir às células dos microorganismos que estão usando o material como fonte de carbono para se desenvolver.

"Plástico biodegradável: um plástico degradável no qual a degradação resulta da ação de microorganismos encontrados na natureza, como bactérias, fungos e algas?. [ASTM D883-99]

3. O que é a oxi-biodegradação de um plástico?

A oxi-biodegradação é um processo em dois estágios no qual, primeiramente, o plástico é convertido por uma reação com oxigênio do ar em fragmentos moleculares solúveis em água. Em um segundo momento, essas moléculas oxidadas menores são biodegradadas (convertidas pelos microorganismos em CO2, H2O e biomassa).

4. Os plásticos com tecnologia TDPA® podem ser reciclados?

Sim. A reciclagem de material produzido (aparas, sucata etc.) é inteiramente possível e é praticada regularmente pelos licenciados da EPI em todo o mundo. Reciclar degradáveis após o uso é inteiramente possível se eles usam tecnologia TDPA® e não começaram ainda a degradar.

5. Como o aditivo TDPA® afeta o processo de produção, a eficiência ou a qualidade?

O aditivo TDPA® pode ser usado nos mais variados equipamentos e, normalmente, não afeta o processo de produção, a eficiência ou a qualidade do produto. As taxas de adição são geralmente de 1 a 10%, com base na aplicação do produto.

6. Como o aditivo TDPA® afeta o desempenho do produto?

Exceto pela degradação, os produtos serão como produtos plásticos normais. Suas características não são comprometidas pela adição do aditivo TDPA®, exceto a sua duração, que é planejada para durar somente o necessário para o uso normal e especificada com uma data de validade.

7. Que testes a EPI usa para garantir produtos de qualidade?

A EPI usa testes internos e externos (independentes) para determinar as características do produto. Sua instrumentação laboratorial inclui: Espectômetro FTIR (Fourier transform infrared); Equipamento de aceleração de clima (QUV); Testador de tensão / alongamento; Plastômetros (testadores de índice de mistura); Testadores de impacto e Fornos de envelhecimento

A EPI usa este equipamento para realizar uma variedade de testes químicos, físicos e mecânicos em produtos fabricados com fórmulas TDPA® e para descrever mudanças nos mesmos. Todos os testes são baseados nos métodos e especificações da ASTM para atender as exigências dos consumidores.

8. O que inicia a degradação do produto com aditivo TDPA®

Os aditivos TDPA® são formulados de modo que o material plástico (bolsas, filmes etc.) se desfaça em uma degradação oxidativa e se quebre em fragmentos frágeis depois de usados e descartados. Isso ocorre como resultado de exposição ao calor ou luz UV, com a ajuda de estresse mecânico ou de uma combinação destes fatores. As moléculas tornam-se muito menores à medida que reagem com o oxigênio. Como resultado, os fragmentos do filme tornam-se solúveis em água e o crescimento de microorganismos neles leva à formação de dióxido de carbono, água e biomassa por processos microbiológicos convencionais.

9. Quais são os produtos finais da degradação e como eles afetam o meio-ambiente?

O polietileno (PE) contendo aditivos TDPA® foi testado extensivamente e foi confirmado que não deixa resíduos prejudiciais ou tóxicos após a oxidação e biodegradação. Os produtos da biodegradação incluem dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e biomassa, que é constituída primariamente de células dos microorganismos responsáveis pela biodegradação do produto descartado.

SAIBA MAIS

Conheça mais sobre a EPI, a tecnologia TDPA® e os processos de oxi-biodegradação, visitando o site :

www.epi-global.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela aula de Biodegradação, Biologia e Quimica.

Por isso que eu gosto deste forum. aprendemos física, quimica, biologia e por aí.

Só uma pergunta.... Você ta usando esse saco plastico, ele está aprovado????? :twisted: :twisted: :lol: :lol:

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela aula de Biodegradação, Biologia e Quimica.

Por isso que eu gosto deste forum. aprendemos física, quimica, biologia e por aí.

Só uma pergunta.... Você ta usando esse saco plastico, ele está aprovado????? :twisted: :twisted: :lol: :lol:

abraços

não queria fazer propaganda mais ai vai ele, ainda não achei no mercado.

Dover-Roll Super Forte Biodegradável é o saco para lixo aliado da natureza!

http://www.dover-roll.com.br/drbio.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim heimn....

Alguns mercados aqui da região já estão usando a Sacola Bio-degradável, iniciativa mto importante para q ao menos um pouco, ajudemos o meio-ambiente!

Excelente idéia para o Saco de lixo, sem dúvida alguma, é de suma importância!

Ah.... Salvo engano, a PUC-RS, já está desenvolvendo tbm, as garrafas Pet´s de plático Bio-degradável... Aí Bunito!!! :wink:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...