Ir para conteúdo

SERÁ QUE A LUA É BOA????


Posts Recomendados

Companheiro Gardena!!!

Não utilizo mto o calendário lunar nas minhas pescarias, mas sempre me disseram que lua cheia é sinal de ótima pescaria!!!

Ah, não esqueça de abrir uma lata de cerva bem gelada em minha homenagem!!!

Abraços e excelente pescaria pra ti!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvio uma coisa te falo, chegamos em serra da mesa com a mudança de lua cheia para a lua minguante.

No primeiro dia saiu bastante peixe e ventou, mas ventou pouco.

Agora dps q passou para minguante ventava muito na parte da manhã e os grandões sumiram.

Achei q a mudança atrapalhou um pouco, se tivesemos pegado so lua cheia com pouco vento a pescaria seria melhor.

Essa é minha opinião não sei se tem fundamento lua x vento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há influência palpável da Lua nos ventos (eu até sou capaz de vislumbrar possibilidades, mas seria despresível sua influência)...

(não tem diretamente haver com a pergunta... mas acho uma leitura interessante: Pressão Barométrica, Nebulosidade,...; fazem diferença? http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... .php?t=382 )

A luminosidade noturna parece-me (isso não tem em livro, embora seja uma convicção minha) ser favorável à todos os peixes que não sejam grandes predadores (traíra, traírão, grandes peixes de couro), favorecendo principalmente a pesca durante o dia, e tornando possível a pesca de tucunarés durante a noite!!! :P

Parafraseando Humberto Vito Pentagna: "Quando está claro, peixinho vê peixão e dá no pé... Por isso, peixão espera estar bem escuro para atacar!"

Em outras palavras, os peixes que seriam vitimados na escuridão ficam mais "assanhados" se não escurescer! Como o tucunaré não se baseia em surpresa para atacar suas vítimas, e considerando que ele próprio pode ser vitimado por outros peixes; a luminosidade noturna favorece sua pesca.

Tem outro ponto de vista...

A Lua faz alguma diferença? Ou só serve para namorar?

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... .php?t=381

Abração, meu fylho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Silvio,

Já pesquei em diversas fases de lua, e assim como você, sempre fico em dúvida da influência que isso pode ter na pescaria ! Nos últimos tempos, como temos nos concentrado nos tucunas, a "fominhagem" com os "lisos" restringe-se a um tempo ( pequeno - cada vez menor ) logo após o sol se por, estendido a não mais de 1 1/2 h ! Esse tempo não dá para tirar qualquer conclusão, embora os "nativos" afirmem que a influência não chega a ser "desprezível" ( quanto mais escuro melhor para os peixes de couro... - segundo eles ). No entanto, e isso é importante, segundo eles, o horário de maior incidência de capturas ( ou possibilidade delas acontecerem ) é exatamente entre 17:30 e 20:00 h !

Ainda segundo eles, é o horário em que os "lisos" percorrem os caminhos atrás de alimentação ! Isso não significa dizer que não comam mais tarde ( e certamente o fazem ), mas não estão tão ativos como nesses "inícios de noite" ! Temos comprovado essa tese nas nossas últimas pescarias...

FaltouUM DETALHE, que muitas vezes pode fazer a grande diferença ( pelo menos faz para o nosso Grupo ), que é o PRAZER e a BELEZA de um luar de lua cheia a beira do rio ! Somente quem já o presenciou entenderá ao que me refiro ! Em alguns locais ( como no Rancho Xingu ) existe um complemento adicional, que são os odores de jasmim de algumas espécies de árvores nativas, que perfumam todo a beirada / margem ! Sem esquecer o tom prateado e luminoso que nos permite ( quase sempre ) afirmar que estamos bem próximos ao Paraíso, principalmente quando a ponta da linha indica uma "encrenca a vista" !

Dessa forma, meu amigo, pescar é sempre bom, mas curtir e aproveitar essas sensações é melhor ainda ! Tenha um ótimo proveito nessa sua viagem pelo Pantanal, que por si só, já vale a viagem ! Olha as fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só... A luminosidade da Lua cheia ajuda a navegar no rio, colocar a isca no Anzol, visualizar onde está arremesando (Para não pegar macaco). Agora se pega peixe, aí é outra história... Senão pegar, pelo menos tu pode chamar umas indias e fazer um Lual com direito a Fogueira. :P :twisted: :P :twisted:

Não não chama o Varejeira para Tocar violão.. que aí não sai nada. hehehehe :) :) :) :) :D :D :D :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted: :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:oops: Olá, galera..eu também não posso afirmar que lua cheia atrapalha...estive no Pantanal Norte, região do Piquiri com o Corrente, e peguei uma lua cheia linda. A gente ficava namoranda as latas de Skol até duas da manhã poitados em grandes poções... peixe que é mesmo, nada. Como passeio foi ótimo. Como pescaria foi zero.

Abraços

João Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos,

Eu nunca notei qualquer interferência da lua nas minhas pescarias em rios, lagos ou represas. Mas quando morei na Venezuela tive a oportunidade de pescar uns tucunas de lá e naquele país é voz corrente que o período de lua cheia é a pior época para a pesca dos grandes tucunarés. Segundo eles, quando a lua cheia oferece certa claridade, os grades se alimentam a noite. Nunca ouvi nada disso no Brasil e bem que procurei alguma informação nesse sentido. Mas confesso que fiquei pensativo, já que a pesca do tucuna na Venezuela também é forte e o pessoal de lá tem bastante vivência com o tal Pavon.

Alguém ouviu algo a respeito?

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que os peixes em geral estão melhor adaptados à visão noturna que à diurna, acho que seria de se esperar que tucunas (que caçam no visual e não dependem da surpresa para pegar sua presa) se alimentem durante uma noite clara!

Minha convicção nisso se baseia na observação de que, sempre; quando as presas se agitam, os predadores fazem o mesmo!!!

Alguém aí já reparou como os peixinhos se agitam durante uma noite clara? Senão durante a noite toda, pelo menos nas primeiras horas da noite...

Pode não dar certo tentar pescar traíras nessas condições, mas eu seria capaz de jurar que os tucunas deverão estar em sua atividade total (a menos que estejam, realmente, de barriga cheia...; algo muito dificil para um peixe).

Minha sugestão seria tentar pescá-los (na artificial, igual ao que fazemos durante o dia) durante a noite. Para quem nunca tentou, digo que não é tão dificil quanto possa parecer...

Outro peixe claramente visual, o dourado; ataca iscas à noite se estiver claro o suficiente!

PS: Em tucuna, eu continuo só na teoria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:o Olha aí galera. O Fabrício, Fabiano e Sergio Biguá viveram essa experiência na Serra da Mesa. Foram pegos de surpresa por uma chuva violenta, retornando do Germano para a Serrinha, ao cair da noite. Encostaram no barranco, o frio aumentou e pularam nágua. Um tucuna começou a bater próximo, e o Fabiano resolveu arriscar. Não deu outra. Fisgou um belo exemplar...isso era por volta de 9 da noite.

Pode ser que o bicho também estava fugindo da chuva... mas fica aí o relato.

João Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:evil: :evil: PORQUE FUI PERGUNTAR :evil: :evil:

APRENDI QUE A LUA CHEIA É OTIMA PARA BEBER CERVEJA - SEGUNDO O JOÃO BIGUÁ.

É ROMANTICA - SEGUNDO O KID

NÃO TEM TUCUNARÉ - SEGUNDO O XANDEGO

TEM SIM!!!! - SEGUNDO O JOÃO B.

TÔ NO LUGAR ERRADO - DEVIA IR PARA VENEZUELA - SEGUNDO W.JURUPOCA

QUE A INFLUENCIA DO MOVIMENTO DO RABO DO PEIXE NAS ONDAS DO MAR SÃO BENEFICAS QUANDO A LUA TÁ MAIS OU MENOS - SEGUNDO O PAPAY

QUE O NEGOCIO É TOMAR CERVEJA - SEGUNDO O RODRIGO

E POR AÍ A FORA.

A LUA CHEIA TEM SIM GRANDE INTERFERENCIA NA PESCA NOTURNA - POIS A PROBABILIDADE DE DAR DE CARA COM LOBISOMEM - :twisted: É MUITO GRANDE :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...