Ir para conteúdo

Considerações de Johnny Hoffman sobre a quebra de recordes.


Posts Recomendados

Vivendo e aprendendo com quem sabe.

Abaixo as dicas dadas pelo nosso amigo JH sobre a quebra de recordes mundiais junto a IGFA. ::tudo::

Olá amigos da Turma do Biguá que tanto prezo e respeito.

Recebi uma MP do amigo Adhemar, pedindo se possível, que eu postasse aqui dúvidas sobre este tema dos records mundiais, matar ou não etc....

Bom quero lembrar aos que ainda tem dúvidas que acessem este link http://www.momentodapesca.com.br/arquivo/

Procurarem pelo programa 135 - record mundial de aruanã -.

Lá está muito claro como se homologa um record.

Vou colocar a baixo mais algumas regras que valem a pena vcs saberem:

arrow:: 1 - BALANÇA: tem que ser aferida pelo IGFA ou o orgão governamental regulador disto em cada país, no caso do Brasil o Inmetro.

arrow:: 2 - Se sua balança for Boga Grip (original) ele já vem aferido de fábrica pelo IGFA, e por este motivo não precisa mais ser aferida, seja pelo IGFA ou INMETRO. Caso seja necessário, pode-se aferir a balança depois de ter pego o peixe. É raro q isso aconteça, mas no caso de um tucunaré ou bass acima do recorde, talvez seja necessário.

arrow:: 3 - Se vc pegar um peixe com capacidade maior que sua balança, ai sim, se vc quiser o record, terá que matá-lo para pesar o peixe parte por parte, e ainda assim, se tem o direito de somar 10% a mais do peso total, pois se argumenta que perde-se sangue e líquidos nesse abate.

arrow:: 4 - Se sua balança está dentro do peso do peixe, pode ser solto sim.

Esse é o certo a se fazer.

Existem 2 tipos de recordes.

O Line Class (resistencia de linha tamanho do peixe) no caso do tucunaré (todos eles) vai de 2, 4, 6, 8, 12, 16, e 20 libras.

Vou descrever todos os recordes da Line Class, ok.

arrow:: 2 libras = 6,350g (Venezuela) 1986

arrow:: 4 libras = 8,260g (Rio Negro)1999

arrow:: 6 libras = 9,370g (Venezuela)1995

arrow:: 8 libras = 9,180g (Jatapu)1992

arrow:: 12 libras = 12,020g (Colômbia)1982

arrow:: 16 libras = 10,430g (Venezuela)1992

arrow:: 20 libras = 11,790g (Venezuela)2006.

Esses são os recordes atuais, portanto, o limite para Line Class é de 20 libras fracionadas como citado acima, e para cada espécie de peixe existe um determinado limite de Line Class, ex:

Pirarara que são as mesmas linhas que as do tucunare porém adicione as linhas 30, 50, 80 e 130 libras.

Bom acho que até aqui tudo certo, agora vem a informação que passei errada.

O tamanho do peixe absoluto.

O maior peixe de todos (todas as espécies), é igual da traíra ao marlin, ou seja todos podem pescar com linha de até 130 libras. Acima de 130lb não valerá, e tb acho q ninguém pesca tucunarés assim, né?!?! rsrsrsrs

Então, diferente do que eu falei, valerá para a quebra do recorde All Tackle (maior peixe absoluto), linhas com resistência de até 130lb.

Caso vc pegue um tucunaré com mais de 12,250g de peso, com uma linha de até 130lb, o recorde mundial poderá ser seu.

Recordes abaixo disso só na Line Class, ou seja, vc poderá ter um recorde caso esteja com uma daquelas linhas q falei acima, e o peixe seja mais pesado q o atual recorde da linha.

Agora algumas informações sobre meu ponto de vista e sobre os recordes que homologuei, além das divergências que tenho junto a IGFA.

arrow:: 1 - Grande partes dos recordes são falsos. Não tem como dar 100% de certeza que são quentes.

Aqui vão algumas informações para vcs terem uma idéia do q eu digo:

Vamos falar no caso do tucunaré aqui, o peixe em questão.

Quem aqui pesca com linha de no máximo 20lbs os tucunas da amazônia?

Acho que 99% usa multi de 50 a 80 libras.

Pois é amigos, para cada espécie de peixe existe um limite de linha a ser usado, caso o recorde pretendido seja na categoria Line Class, e no caso do nosso tucunaré este limite é uma linha de 20 libras.

E se um pescador pegar um tucunare de 12 quilos, e estiver de linha 40 libras, e no barco estiver ele, o guia (que nao sabe nada de record e como funciona) e um grande amigo desse pescador???

Pronto. Se o pescador quiser informar que estava de linha 20 libras e trocá-las, para enviar e pegar assinatura e testemunhas etc.... Quem e que vai provar o contrário??????

Já, caso o pescador fisgue um peixe maior que 12,250g com linha de no máximo 130 libras, ele poderá ser válido na categoria All Tackle.

Outra coisa, é que o IGFA desconhece muito de nossos peixes e fazem e empregam regras injustas nos recordEs de nossos peixes: muitos dos contatos deles aqui não são fontes de confiança para oo fornecimento de informações corretas.

Um exemplo disso que falo, é que se vcs quiserem homologar por categoria de Line Class, o Cachara, o Pintado e o Caparari, eles irão misturar tudo e dizer q são a mesma coisa, a mesma espécie, então, se o amigo pegar um Cachara de 10 quilos com uma linha 12 libras, seria um recorde, ok??? mas se outro pescador aparecer com um Caparari de 18 quilos e tbm com uma linha de 12 libras, o pescador do Cachara jé era. Então, isso não é justo.

E se a IGFA faz essa confusão, como iremos brigar na All Tackle pelo recorde do tucunaré, se os tucunarés do Médio Rio Negro alcançam peso muito superior ao encontrado no Teles Pires, até mesmo pq eles são de espécies diferentes?!?!? Injusta a briga, não?

O que noto que quando faço reclamação de recordes de peixes do Brasil, meus questionamentos são ignorados.

Porém esté certo que dependendo do peixe e do recorde eles levam mais a sério, enquanto q outros, eles não estão nem ai.

Uma dos maiores erros deles e mais grotescos é ter levado para lá a espécie de tucunaré amarelo (q é o mesmo que encontramos no Guaporé, e que alguns que não sabem, e o chamam de Pitanga ou Popoca gigante) e o denominaram Borboleta, ou seja totalmente errado, o Borboleta verdadeiro cresce com muita dificuldade até os 5 quilos.

Aqui, quem vai para a amazônia sabe que o Borboleta tem 3 pintas (redondas)e mais um ocelo, tem muita gente que diz (até mesmo apresentadores de tv e pescadores de revista) que os tucunarés do Teles Pires, São Benedito, Juruena e etc... são Borboletas.

O que talvez uma grande parte de amigos aqui não saibam é que este Amarelo que levaram para os Estados Unidos, e é de lá o recorde mundial com 05 quilos e pouco, na verdade é nosso Amarelo, que pode chegar a 06 quilos (muita atenção, tem muitos tipos de tucunarés amerelos com nome popular e ainda não reconhecidos cientificamente).

Então como alguém pegando o Tucunaré Borboleta verdadeiro vai homologar este recorde??

Outra coisa, começei homolagando recordes, pois como profissional que sou achei que poderia me ajudar, porém, sei que hoje só existe um peixe em nossas águas que pode dar algum status, que é o Tucunaré Açu, mas dinheiro mesmo, está longe.

Hoje posso falar pq tenho 100 recordes mundiais, mas isso não me acrescenta nada, pois os recordes podem ser verdadeiros ou não, conforme expliquei acima. Hoje ter um recorde homologado junto a IGFA não é garantia de veracidade, pois expliquei pra vcs a fragilidade do sistema que é empregado para essa homologação.

Este assunto é longo, e eu poderia escrever um livro sobre ele.

Se um dia eu encontrar com a turma daqui, iremos trocar uma idéias, e aí sim, poderesmos criar um post bem mais completo e esclarecedor.

Infelizmente as palavras aqui podem ser interpretadas de maneira errada.

Alguns devem estar se perguntando, "...mas se o JH diz q não está mais atrás da quebra de recordes, então pq ele homologou o recorde mundial da Aruanã???".

Explico, por 2 motivos.

Um deles é mostrá-lo na TV, pois ninguém tinha feito isso antes. Mostrei q pode-se sim, homologar sem matar o peixe.

E finalmente, esse é um raro recorde, e pq ninguém pode contestá-lo, pois foi feito em uma gravação direta e sem cortes, além é claro, do Sr. Rubinho estar presente comigo no barco, ou seja, 100% de veracidade. E o melhor mesmo, foi arrancar esse recorde das mãos do seu antigo detentor, um japonês. Agora esse recorde é nosso. 100% Brasuca.

Então, estas foram as razões.

Bom amigos é isso.

Espero que o assunto se encerre sem gerar polêmicas, e lembro-lhes que, nenhuma discussão ou a quebra de qualquer um desses peixes irá mudar a minha ou a vida de vcs.

O que é bom, é que faz diferença, é mantermos nossas amizades e o respeito pelo nosso bem comum, no nosso caso, a preservação e a divulgaçao de nosso esporte com muita união.

Abraço animalllllllllll

Johnnny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Muito bom o topico... comprei um boga original para tentar homolagar algum recorde mas depois que vi o trampo que daria desisti... legal saber que pelo menos o peso que aparecer no meu boga sera o oficial... com isso se eu pegar um tuca de 7kgs saberei que e isso mesmo!!!

Nao sei se e verdade mas ano passado houvi em barcelos que o gringo que pegou o recorde mundial colocou chumbo dentro do peixe.... acho muito dificil alguem ter a coragem de fazer isso... mas que seria possivel seria...

Abracos,

Valch

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ontem estava lendo um forum americano (www.peacockbassassociation.com) e o comentário geral era que os brasileiros não ligavam para records e estavam mais interessados em curtir a pescaria, o que acredito ser verdade.

Abaixo uma parte do texto onde o americano dizia que um Brasileiro havia pego um tucuna de 12,5kg e, como não sabia nada de records, não mediu e não pesou adequadamente o bichão!. Como não há fotos no site, só posso falar que é boato!

-------------

Endereço do forum: http://www.peacockbassassociation.com/forum/viewtopic.php?t=909&highlight=itapara

For the week my largest peacocks were 2 at 19lbs and 2 at 18lbs. One of the Brazilians, Marcos, claimed to catch a "grande" which weighed 12.5 kilos on the guides imitation boga grip. By my math this peacock is 27.5 lbs if the imitation boga grip was accurate which I doubt :o . I did not have the opportunity to compare my certified boga grip against the imitation boga grip. However, I did see photos of his peacock and it was indeed a giant,but photos can sometimes be decieving. I talked to the head guide, Palado, who has been at Itapara since it opened and he said it was the largest peacock he has ever seen. I am trying to get a photo of this fish and will send it to Larry. The Brazilians did not know anything about record fish or the correct procedures on documentation. If I get this photo, I might write a small aritcle for the PBA newsletter on the correct procedure to submit a record fish to IGFA.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu ainda tenho algumas dúvidas:

1-Onde saber quais os atuais recordes mundiais? Para mim saber se quebrei ou nao

2-Onde conseguir essa tal Balanca?

3-Após ter pego o peixe, pesado , matado ou solto onde registrar meu recorde?

4-Peixes com abate proibido Ex:Piraiba,Pirarara e Pirarucu oque deve se fazer?

POR FAVOR alguem me ajude nessas minhas dúvidas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda tenho algumas dúvidas:

1-Onde saber quais os atuais recordes mundiais? Para mim saber se quebrei ou nao

2-Onde conseguir essa tal Balanca?

3-Após ter pego o peixe, pesado , matado ou solto onde registrar meu recorde?

4-Peixes com abate proibido Ex:Piraiba,Pirarara e Pirarucu oque deve se fazer?

POR FAVOR alguem me ajude nessas minhas dúvidas

Carocinho.

1 - Para ver todos os recordes mundiais acesse o link abaixo.

http://www.igfa.org/Records/World-Records-Fish-List.aspx?LC=ATR

2 - Para os peixes q gosta de pescar, não imagino como pode ser feita esta pesagem, e o pior, sem q se mate o peixe.

3 - Vc acessa o link abaixo, leia as regras (o interessante é conhecer as regras antes da pescaria), e após preencher o formulário da IGFA, vc deve pagar uma taxa de 70 dólares (q pode ser paga no seu cartão de crédito internacional), e enviar o formulários com todos as exigências deles para a sede da IGFA nos EUA.

http://www.igfa.org/Fish/World-Record-Requirements.aspx

4 - O recorde pirarucu, por exemplo, foi quebrado no ano passado com um peixe de 154 Kg. Não sei se existem épocas liberadas...mas no caso de vc estar devidamente preparado, com uma balança aferida pelo INMETRO, fita de medição e etc...vc pode soltar o peixe...ou seja, se não vai abatê-lo (o q é proibido), vc estará dentro das regras da IGFA.

Boa sorte. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 - O recorde pirarucu, por exemplo, foi quebrado no ano passado com um peixe de 154 Kg. Não sei se existem épocas liberadas...mas no caso de vc estar devidamente preparado, com uma balança aferida pelo INMETRO, fita de medição e etc...vc pode soltar o peixe...ou seja, se não vai abatê-lo (o q é proibido), vc estará dentro das regras da IGFA.

Boa sorte. joia:::

Kissuco,

No norte o pirarucu tem abate permitido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por tirarem minhas dúvidas, e essa balanca onde adquirir? Nao conhecem nenhuma balanca com capacidade maior de pesagem?

-No link que vc me mandou nao consegui achar alguns peixes, estao em Ingles?Pois nao consegui achar peixes como:pirarara,piraiba,dourada...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por tirarem minhas dúvidas, e essa balanca onde adquirir? Nao conhecem nenhuma balanca com capacidade maior de pesagem?

-No link que vc me mandou nao consegui achar alguns peixes, estao em Ingles?Pois nao consegui achar peixes como:pirarara,piraiba,dourada...

Obrigado

Carocinho, não conheço balanças homologadas pelo INMETRO q possam pesar peixes deste tamanho.

Dê seus pulos aí...hehee....veja se descobre algo sobre a balança e veja tb os nomes científicos dos peixes q vc gosta....assim fica mais fácil encontrar lá na IGFA.

Se não tiver nada...mande um e-mail pra eles...quem sabe vc não estará enviando o primeiro pedido de homologação desta espécie?!?!?

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Obrigado por tirarem minhas dúvidas, e essa balanca onde adquirir? Nao conhecem nenhuma balanca com capacidade maior de pesagem?

-No link que vc me mandou nao consegui achar alguns peixes, estao em Ingles?Pois nao consegui achar peixes como:pirarara,piraiba,dourada...

Obrigado

Carocinho, não conheço balanças homologadas pelo INMETRO q possam pesar peixes deste tamanho.

Dê seus pulos aí...hehee....veja se descobre algo sobre a balança e veja tb os nomes científicos dos peixes q vc gosta....assim fica mais fácil encontrar lá na IGFA.

Se não tiver nada...mande um e-mail pra eles...quem sabe vc não estará enviando o primeiro pedido de homologação desta espécie?!?!?

joia:::

isso que eu tava olhando agora mesmo.

não tem pirapitinga do sul.

a digital da rapala é homologada né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola! hahah

Os recordes homologados são muito poucos, e como o JH disse, pode ocorrer a manipulação desses recordes...

O melhor seria encontrar outra forma ou outro lugar pra se homologar esses recordes, já que na IGFA o sistema é complicadissimo...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tínhamos que ter uma organização brasileira para homologar os recordes de peixes brasileiros.

Assim esses gringos não dariam pitacos em nossos peixes!

Opa Edson....entendo e respeito o seu posicionamento, mas "discordo" dele.

Primeiro pq no Brasil nada é sério. As próprias ONGs daqui são, na grande maioria, formadas por verdadeiros picaretas. Se o órgão for governamental então, puts, é entregar o outro pra quadrilha.

Segundo pq os norte americanos, por mais q não gostem, são um povo sério e honesto. A IGFA é uma entidade fantástica q se firmou na competência.

Terceiro pq temos q parar com essa mania de acharmos somos os oprimidos, q somos menosprezados por eles e etc...Isso não é verdade.

Na verdade éramos um povo "apagado", assim como vários povos africanos, por exemplo, pois não chamávamos a atenção pelas coisas boas. Hj o Brasil está se tornando uma referência econômica e, bastou isto ocorrer, para q os EUAs nos vissem.

Todo Brasileiro é tratado pela população daquele País, como sendo um povo alegre, hospitaleiro e q está se tornando "gente".

A IGFA aceita o cadastro de todo e qualquer pescador do mundo, sem objeções. A mesma regra exigida para os Norte Americanos, são exigidas aos pescadores do mundo inteiro, ou seja, não há pré conceitos, então, um único local q concentre estas informações é a medida mais inteligente e, como os caras fazem isto há meio século, e bem feito, temos q admitir a coisa funcionou.

Quarto, nós é q temos q provocar uma avalanche de recordes lá na IGFA...Vamos mostrar pra eles q estamos nos civilizando. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Para nós é muito complicado homologar um recorde mas para os americanos não é tão complicado assim.

Tenham como exemplo o recorde mundial do Pirarucu que é do Jakub Vagner (Republica Checa) do programa Pesca Radical do Discovery, assisti o programa e o peixe era grande mesmo porém não o vi pesando o peixe e quando mediu a imagem foi editada... Acho que por ser um programa grande e tal facilitam um pouco para eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...