Ir para conteúdo

Cuide de Serra da Mesa


Posts Recomendados

Ai pessoal sou pescador esportivo pratico o pesque e solte, moro em Tres Pontas-MG à 16 km da represa de furnas onde tenho um ranchinho para os fins de semana com os amigos, todos os anos vou para serra da mesa pescar, e alerto vcs ai de Goias cuide da represa ano passado fui para região de Niquelandia ai perto da Codemin e fiquei decepicionado com a depredação e matança de peixes, pessoal que estavam usando iscas vivas estavam embarcando tudo que pegavam e se não preservar vai acabar, a represa de furnas aqui no sul de minas esta acabando e pescador de rede, esgoto das 36 cidades ribeirinhas e muito lixo dos pescadores, eu digo a vcs rede que eu encontro, eu tiro e queimo.....seja de quem for a rede.

Eu escutei que a represa de Serra da mesa vai subir em 2010 mais 3 metros se alguem tiver informação a respeito me passe, ok

Falou pessoal, boas pescaria a todos vcs.

Zé Carlão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé, seu alerta é todo procedente. Só resta a opção de concordar contido. Por outro lado sabemos que há muita gente preocupado com esse desastre que rapidamente estaremos vivenciando.

Então, surgem aquelas perguntas, também recorrentes .

O que fazer:

- se as autoridades dizem que faltam recursos para fiscalizar;

- se os vendedores de peixe dependem da sua extração diária para manter as necessidades básicas de suas famílias;

- se as empresas do turismo de pesca não enxergam a ameaça às suas sobrevivências e esta cegueira impede a atuação grupal, focada e objetiva.

- se os matadores não são conscientes do impacto de seus prazeres e precisam provar que são “bons” pescadores, mais ou menos como os adolescentes precisam provar que são machos a si e aos colegas de escola. Certa vez ouvi um deles dizer que pescar e soltar é como coito interrompido, ao que se seguiram os risos de seus companheiros. Confesso que naquele momento tive a vontade de lhe fazer três perguntas: se ele sabia por quanto tempo ele esperava manter aquele prazer, se ele sabia quantas espécies seus filhos ou netos conheceriam e se ele já tinha feito sexo um dia. Mas a razão e minha idade me calaram.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pelo terceiro ano seguido estive em Serra da Mesa na região do Codemim, lá perto da usina de Niquel.

Pescaria foi razoavel, não muito boa, mas tambem fiquei decepcionado com a sujeira dentro do lago( garrafas pet, sacos plasticos, etc..etc...)

Eu não mato nada, solto tudo, mas tinha gente na pousada que estava matando uns filhotões para comer frito..........impressionante...E olha que os caras eram Medicos...gente que parece ser exclarecida.

Falei com o piloteiro deles que não deveria deixar matar principalmente que estava no defenso.......

tambem achei uma rede de pelo menos uns 200 mts de comprimento .. .. ..o destino dela foi uma bela fogueira na beira do lago....kkkkkkkkkkkkkk

se todos não ajudarem aquele lindo paraiso vai virar um deserto como ja sabemos de outras historias( Pereira Barreto, Itumbiara, etc..etc..etc...)

quem que colocar cota zero de pesca e as pousadas tem que obedecer.....

elas são as que mais depredam......

Infelizmente são poucos brigando contra muitos.....

que Deus nos ajude e nos ilumine nessa luta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora a consciência ambiental esteja cada vez maior em nosso pais, pouco é realizado por nossos governantes, a fim de conservar nossa flora e fauna, principalmente, quando se confronta meio ambiente x economia. Os municípios, os quais não querem abrir mão de receita, incentivam e exploram economicamente o turismo ambiental. Por exemplo: essa modalidade de turismo, juntamente com a exploração de minério, são os principais fatores de crescimento de Niquelândia, Uruaçu e outras cidades próximas à barragem de Serra da Mesa. Entretanto, é bom que todos os que ganham com o meio ambiente, entre os quais, nós pescadores esportivos (não ganhamos economicamente, mas espiritualmente), tenham uma postura mais protetiva, a fim de conservar esse tesouro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivo falando isso. Aqui no lago de Furnas não tem mais peixe. Além do esgoto que o Zé Carlão falou, tem a matança indiscriminada diária realizada pelos pescadores profissionais que colocam suas redes de 10 em 10 metros e de todos os diâmetros (malhas) e para piorar os próprios pescadores de tucunaré que exterminam todos que pegam de 10 centímetros para cima. E eu fico pensando que há menos de 10 anos a gente podia pegá-los nas nossas iscas artificiais sem ter que ir para Serra da Mesa. Agora a cada ano, Serra da Mesa vai se definhando também. E essas notícias sobre matança também no Amazonas. ::nada::

O que vai restar para nós? Só as fotos? Só as lembranças? nossos equipamentos e iscas para enfeite? E ninguém faz nada. Que tristeza gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...