Ir para conteúdo

Afinal qual o diâmetro em mm correto das linhas wiplash?


SGUBA

Posts Recomendados

As especificações da fabrica estão corretas (lá está expresso em mm). Já vi

falarem que a mesma está errada e que o correto é em polegadas, e que a mm correta é ,050 mm o que acho que não condiz com as medidas da fábrica.

Uma das maneiras para se ter uma idéia da espessura da linha é pegar a linha

wiplash e dar um nó (cego), bem apertado - pega-se outra linha de preferência uma fluorocarbono de 0,50 mm e da-se um nó (bem apertado também). Aí poderemos comparar e veremos que a wiplash é bem menor. (praticamente a metade em relação ao nó da fluorocarbono).

Boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enio... me desculpe, mas vc está comparando coisas completamente distintas! Multifilamento e fluorcarbono são materiais de características diferentes... Não faz sentido o que vc propôs, na minha opinião. Mas podemos usar o seu método comparativo, que aliás é muito prático, de maneira mais adequada!

A tabela de conversão de diâmetro, de polegada para milímetro das linhas whiplash, está sim, grosseiramente incorreta. Falo isso não só por usá-la em uma de minhas carretilhas mas também por que as vendo na loja em que trabalho. Usando o método que o Enio propôs, é fácil perceber isso: Dê um nó na linha de 30 libras (por exemplo) whiplash, e faça o mesmo com outra qualquer da mesma resistência e de marca diferente. Os nós serão bastante similares (se não iguais), indicando que se tratam de linhas de diâmetro bastante aproximado. Então, ainda usando a linha de 30 libras como exemplo, teremos uma linha de aproximadamente 0,24 mm e não 0,10 mm (se não me engano) como descrito na embalagem.

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Leo Marrara,

Não estou comparando materiais, e sim medida (mm). Se você usar um micrômetro ou paquimetro para medir uma linha fluorocarbono de 0,50 mm e um fio de aço também de 0,50 mm ele vai ter exatamente 0,50 embora sejam materiais diferentes. Aos nossos olhos uma linha multi (parece) mais grossa devido a composição dos materiais ter os fios trançados. Dependendo da pressão/força que de aplica na multifilamento ela vai diminuir sua espessura aí é que poderemos observar nos nós.

Boas pescarias e muitas devoluções de peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, meu amigo! Me parece lógico que se compararmos coisas do mesmo diâmetro elas terão... o mesmo diâmetro! doeu::

O que está sendo discutido aqui não é isso, mas sim se a fábrica converteu corretamente a medida de diâmetro da linha, originalmente em polegadas, para milímetros. É flagrante o erro, ao compararmos com linhas de outros fabricantes... na verdade, é facílimo perceber isso visualmente, sem precisar comparar!

Mas continuo dizendo que o seu método dos nós é bastante prático, nunca havia pensado nisso!

Grande abraço!

Caro Leo Marrara,

Não estou comparando materiais, e sim medida (mm). Se você usar um micrômetro ou paquimetro para medir uma linha fluorocarbono de 0,50 mm e um fio de aço também de 0,50 mm ele vai ter exatamente 0,50 embora sejam materiais diferentes. Aos nossos olhos uma linha multi (parece) mais grossa devido a composição dos materiais ter os fios trançados. Dependendo da pressão/força que de aplica na multifilamento ela vai diminuir sua espessura aí é que poderemos observar nos nós.

Boas pescarias e muitas devoluções de peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparar fluorcabono com multi não faz sentido. São materiais diferentes, e se comportam de maneira diferente. Um é um "tecido", e o outro um "plástico"...O tecido sede mais, "enforca" mais q o plástico...então, não irá funcionar.

Quem não tiver paquímetro e quiser saber a verdade....Peguem uma linha multi de outra marca, e coloquem ao lado para comparar....ehehee....Visivelmente dá pra ter uma noção e saber q a Wiplash rouba na medida. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém que tem a linha e um paquímetro poderia fazer esse teste para resolver isso de vez né!! blink:: seila::

Agradeceremos muito a iniciativa...

Gostaria de saber esse diâmetro pra saber se é furada ou não colocar ela nas carretas.

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A libragem é quem vai dizer. Se é 65lbs vai ficar entre o.35mm e 0.45mm. Qualquer medida divulgada que não esteja dentro dessa faixa é falsa.

Veja um tópico que postei no forum Pescaki:

http://www.pescaki.com/index.php?/topic/16352-testes-com-a-linha-berkley-whiplash-pro/page__p__175792__hl__wiplash__fromsearch__1entry175792

Testes com a linha Berkley Whiplash Pro - O diâmetro informado não é mesmo o aferido

Testes com a linha Berkley Whiplash Pro

Pesquisei muito até que achei uns testes interessantes...

Imagem Postada

Informações divulgadas *

* Retirada do site do importador oficial, a Flagship. http://www.flagshippesca.com.br/produto.aspx?cod=456

Agora testes feitos por uma fonte confiável (segundo eu lí na net):

Testes atualizados - 26/04/ 2009

Berkley Whiplash Pro green

Divulgado : 10.6 kg (20 lb), diam 0.06mm - Testado: 10.49 kg (23.07 lb), diam 0.222mm

Divulgado : 14.1 kg (30 lb), diam 0.10mm - Testado: 14.41 kg (31.70 lb), diam 0.290mm

Divulgado : 26.4 kg (65 lb), diam 0.21mm - Testado: 23.58 kg (51.88 lb), diam 0.415mm (aprox, a linha é estilo fita)

Divulgado : 37.8Kg (80 lb), diam 0.24mm - Testado: 31.56 kg (69.43 lb), diam 0.418mm (aprox, a linha é estilo fita)

Fonte: http://www.pcwi.com.au/fishing/linetesting.htm

Conclusão: Acho que com esses dados acaba o mistério da resitência absurda da Whiplash e da mágica "ResistenciaXDiâmetro". A linha volta a ser uma linha normal e não uma "super linha" como era divulgado e muitos (inclusive eu) acreditavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém que tem a linha e um paquímetro poderia fazer esse teste para resolver isso de vez né!! blink:: seila::

Agradeceremos muito a iniciativa...

Gostaria de saber esse diâmetro pra saber se é furada ou não colocar ela nas carretas.

Valeu galera

Oi SGUBA...

A linha mente no diâmetro mas é boa, se bem que do meu ponto de vista foi superada por outras, tipo a samurai que tem uma trança mais ajustada e conseqüentemente trás menos água pra carreta...

Os diâmetros já postei em outro tópico mas a pedido vai aí as medidas feitas sobre os nós.

Não utilizei o nó cego por ser muito irregular. Optei pelo Nail, com seis voltas sobre as duas pernas, que em tese seriam quatro diâmetros.

Whiplash - 100 lb - 44.9kg - 0,28mm => 1,35 mm

Champion 8+1 - 60 lb - 27,24 kg - 0,35 mm => 1,10 mm

Whiplash - 65 lb - 26,4 kg - 0,21 mm => 0,99

Samurai - 55 lb - 26,0 kg - 0,36 mm => 0,95 mm

Whiplash - 50 lb - 21,7 kg - 0,17 mm => 0,90 mm

Power-Pro - 50 lb - nc - nc - => 0,90 mm

Spider wire - nc - 30,6 kg - 0,30 mm => 0,85 mm

Mais informações você encontrará em: Capacidade de algumas carretas, postado pelo Lamana. Tira-teima de linhas, pelo VINI. Snap sem nó.

Espero ter contribuido,

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa linha Win até que me enganou muito bem quanto ao seu diâmetro! Todavia, já usei dois carretéis de 30lb, 0.10mm, dessa linha, e se for levado em conta o custo benefício, eu recomendo esse produto. Com essa linha, já pude ter boas brigas com alguns tucunas cujo peso variou entre 2,5kg e 4,5kg. Ela aguentou bem sem problemas. Vejo como maior problema dessa linha, sua pouca resistência à abrasão, de resto tá bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bravel...

É o seguinte: Abrasão é o problema de todas elas.

Questão física. Uma linha 0,40mm trançada de forma tubular, com oito fios, teoricamente estes fios não poderão ter mais que 0,025mm(0,40/16).

Daí quando é lixada, em pedras por exemplo, por menor que seja o desgaste, lá se vai o troféu, pois 0,025mm é um nada, e lixou uma, lixou todas as oito pernas.

Este ano tirei um pirarara de 49 libras no Araguaia ambiente de pauleiras e areia. A linha voltou amassada, achatada por uns dois metros, mas trouxe o peixe.

Semana passada no S. Benedito o guia disse que minha linha não tirava peixes por lá. Argumentei que nos testes ela aguentara 35kg. Resposta dele: pode aguentar até mais, porém não tira peixe aqui.

O primeiro que engatei cantou a carretilha e por duas vezes eu o puxei para perto do barco. Vendo que eu já estava todo suado, o Marcio afirmou: este é grande. Ao que respondi: é nada, ainda não arrebentou a linha.

O guia ficou só rindo.

Na próxima arrancada o bicho desceu na vertical, direto para as pedras. O guia continuou rindo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que disse é pura verdade.

Oi Bravel...

É o seguinte: Abrasão é o problema de todas elas.

Questão física. Uma linha 0,40mm trançada de forma tubular, com oito fios, teoricamente estes fios não poderão ter mais que 0,025mm(0,40/16).

Daí quando é lixada, em pedras por exemplo, por menor que seja o desgaste, lá se vai o troféu, pois 0,025mm é um nada, e lixou uma, lixou todas as oito pernas.

Este ano tirei um pirarara de 49 libras no Araguaia ambiente de pauleiras e areia. A linha voltou amassada, achatada por uns dois metros, mas trouxe o peixe.

Semana passada no S. Benedito o guia disse que minha linha não tirava peixes por lá. Argumentei que nos testes ela aguentara 35kg. Resposta dele: pode aguentar até mais, porém não tira peixe aqui.

O primeiro que engatei cantou a carretilha e por duas vezes eu o puxei para perto do barco. Vendo que eu já estava todo suado, o Marcio afirmou: este é grande. Ao que respondi: é nada, ainda não arrebentou a linha.

O guia ficou só rindo.

Na próxima arrancada o bicho desceu na vertical, direto para as pedras. O guia continuou rindo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...