Ir para conteúdo

O motivo do Apagão


Popper

Posts Recomendados

Outra coisa que estão falando por ai num sei o que é pior:

To com mais infos quentes.

"Houve na verdade uma ação muito bem coordenada em território nacional por parte do exército paraguaio e funcionários py de itaipu. As alterações no campo magnético que comentei anteriormente foram provavelmente um efeito colateral desta ação. Ainda não sei detalhadamente que tipo de alteração foi realizada temporariamente nas linhas, mas quem o fez sabia exatamente como o sistema de proteção reagiria. E após o apagão reverteram rapidamente para encobrir os rastros de sabotagem.

Conseguimos uma fonte no próprio exército paraguaio que nos revelou que o principal objetivo da ação era estabelecer qual a dependencia que o Brasil possui em relação a Itaipu. Não é de agora que os paraguaios se mostram insatisfeitíssimos com os termos do acordo Brasil-Paraguai quanto a utilização da energia gerada por Itaipu. O maior trunfo do Brasil nas negociações (recentes 2008-09) referentes a alteração do contrato de quase 30 anos foi deixar claro ao presidente Lugo que o país não dependia exclusivamente de Itaipu, por isso a recusa em pagar um preço mais justo pelo Megawatt/hora dos vizinhos.

Para quem não sabe, embora a usina seja 50% dos pys e 50% dos brs, o paraguai consumia não mais que 5% da energia gerada. O restante dos 45% eles eram obrigados a repassar para o Brasil a preço de banana (custo) algo em torno de 120 milhoes de doletas anuais. Lugo se elegeu jurando de pés juntos, em sua campanha do ano que passou, que lutaria para a revisão deste acordo. No final de julho deste ano ficou encaminhado um novo acordo em que o Brasil passaria a pagar 3x o preço atual (360mi) para o Paraguai.

Isso não acalmou os opositores de Lugo que ficaram revoltados, pois para eles o Paraguai tem condições de fazer mais exigências ao governo Brasileiro. Começaram assim rumores que estaria se encaminhando um golpe militar no país. Para eles o Paraguai é dono de metade de Itaipu e portanto toda a energia excedente pode ser vendida para quem eles bem entenderem e pelo preço que acharem adequado.

O blackout desta semana deixou clara a fragilidade do Brasil em caso de um rompimento do acordo paraguaio. Mesmo sem que 100% do território dependa desta energia, as principais cidades do país enfrentariam um caos caso o repasse de energia fosse suspenso, levariam semanas até que novas linhas fossem armadas utilizando energia de outras usinas. Algo inimaginável.

Pois bem, lhes digo que agora o Paraguai tem o Brasil na palma de sua mão. Ouviremos falar sobre este acordo novamente, tenham certeza."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis isso é uma bomba, por isso que o governo que blindar a Dilma e arrumar um bode espiatorio. Se realmente isso for verdade, a popularidade do governo despenca, e o PT não conseguiria eleger a feiosa mas numca. Agora vai depender da imprensa para investigar, pq como vi no fantarstico, o governo vai arrumar qualquer desculpa para tampar o burraco.

Eita Brasil bom sô bang:: bang:: bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, vou ter que dizer o que realmente aconteceu..não devia pois se trata de um companheiro de fórum que conseguiu essa proeza...Estava eu pescando em corumbá IV juntamente com esse companheiro e a todo momento eu falava: seu arremesso esta muito alto, e ele nada, seu arremesso esta muito alto, e ele nada, foi quando chegamos debaixo daquelas torres de alta tensão e deu no que deu, o arremesso foi tão alto (ele acredita que tem peixes dentro das nuvens) que "ingastaio" nos fios de alta tensão. Não conte para pessoal de furnas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...