Ir para conteúdo

Urgente! Audiência Marcada para aumentar cota p/Rio Araguaia


Visitante pescando_por_ai

Posts Recomendados

Na próxima sexta e sábado vai acontecer em Luiz Alves uma reunião do Fórum Regional do Vale do Araguaia que eu me farei presente e brigando pela defesa do nosso Rio Araguaia. Segunda feira posto aqui no Fórum o resultado do encontro.

Tem mais. Pessoas como eu que querem preservar e ainda vido do trabalho com turismo de pesca, de vez em quando somos "presenteados" com bombas que pessoas engravatadas e que não vivem a realidade do Araguaia jogam encima da gente. Vou postar o e-mail que eu recebi do Goiás Turismo, orgão do estado de Goiás. Olhem e me digam que país é esse:

VAI ACONTECER DIA 19/11/2009 ÀS 13:30H UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM GOIÂNIA NO AUDITÓRIO DO SEAGRO AO LADO DO DIÁRIO DA MANHÃ. SERÁ REALIZADO PELA SECRETARIA ESPECIAL DA AQUICULTURA ONDE UM DOS ASSUNTOS SERÁ A ELEVAÇÃO DE 5 KG DE PESCADO PARA 30 KG.

IMAGINEM!.......SE COM 5 KG JÁ ESTAMOS FICANDO SEM PEIXES! VAMOS MARCAR PRESENÇA E DEFENDER O NOSSO PATRIMÔNIO!

ESTARÃO PRESENTES: *MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL *IBAMA *SEMARH *SEAP

CONTO COM APOIO DE CADA UM DE VOCÊS.

Só nos resta lutar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e meus amigos tem hora q da vergonha de ser brasileiro

imagina com a cota de 5 kg ja nao tem peixe imagina se for

de 30 kg. ai sera o fim mesmo .. aqui no tocantins nosso

pedido foi cota zero em todas as especie durante 3 anos

vamos ve se vamos conseguir.na minha opniao peixe nao podia

andar de carro...e muito lamentavel.se realmente isso acantecer.

ass rosimar rabello seu guia de pesca esportiva no estado do tocantins

site . www.ilhadobananaltur.com.br ::nada:: doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema esta na visao politica de que a pesca e uma atividade "produtiva (como se o peixe fosse gerado ao ser pescado, e como se nao fosse fazer falta na natureza que o gerou)", ecologicamente correta, e sustentavel...

Sem um tamanho maximo de abate (dentre outros fatores), nao e!!!

Havera um prejuizo genetico!!! Simplesmente porque havera maior pressao de pesca quanto maior o tamanho do exemplar.

Mesmo que nao houvesse a sobre-pesca como mais um fator agravante desta situacao...

Eu percebo claramente que a coisa nao e levada para este lado porque; hoje, se tem a ideia que, em se tendo um tamanho minimo de malha de rede seria suficiente para nao enquadrar a pesca com rede como predatoria...

Nao seria o caso de primeiro fazer valer a lei, atravez da fiscalizacao; para depois tornar a lei mais permissiva? Ou seria mais libertina um termo mais adequado?

E, e claro...

Sem fiscalizacao eficaz e penalidades duras; isso sera igual aos quebra-molas no novo codigo de transito. Os quebra-molas sao reservados (no papel) a situacoes bastante especificas, mas isso nao condiz com a realidade! Mas quem ja viu um politico ser punido por colocar um quebra-molas no lugar errado? Nem no noticiario eu vi...

No caso da pesca predatoria irregular, eu, ao menos, ja vi no noticiario alguem sendo punido com multa, e ja vi pessoalmente a apreenssao da rede... Mas isso nao acompanha a quantidade de gente que considera pescar por redes ondelhe de na telha!

Com essa de aumentar a quantidade permitida, fica ainda mais dificil punir alguem por pesca predatoria...; embora eu nao tenha esperanca de que isso va mudar muito a quantidade de peixes efetivamente retirada da natureza...

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É moçada, e infelizmente a movimentação já está grande.

Há um representantezinho da SEAP fazendo este rebuliço. E tenho certeza de que este cidadão não tem idéia do preço que ele quer que a natureza pague para ele conseguir seus 100 ou 200 votos na região.

Tinha que saber a qual político o tal organizador do movimento é vinculado e trazer este político a público para defender o ponto de vista dele diante da imprensa, contra os argumentos já comprovados do turismo da pesca esportiva para desenvolvimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noticias de Ultima hora!!!

O negocio era muito pior do que ja foi postado aqui.......foi uma articulação violenta da secrataria especial de pesca e do ministerio da pesca....eles pleiteavam a liberação de petrechos de pesca profissional como anzol de galho e outros, além do aumento da cota pera 30 kg. Tudo isso visando liberar mesmo a pesca profissional no Araguaião. Mas para isso seria necessario alterar a lei 2 mil sei-la-das-quantas.

Mas.....ainda nao sei detalhes da reunião mas o assunto MÒRREU!!!!

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UFA!

ainda bem! mas mostra como a questão da pesca esportiva ainda é frágil.

Faço votos que entre a cota zero em todo o Goiás.

Noticias de Ultima hora!!!

O negocio era muito pior do que ja foi postado aqui.......foi uma articulação violenta da secrataria especial de pesca e do ministerio da pesca....eles pleiteavam a liberação de petrechos de pesca profissional como anzol de galho e outros, além do aumento da cota pera 30 kg. Tudo isso visando liberar mesmo a pesca profissional no Araguaião. Mas para isso seria necessario alterar a lei 2 mil sei-la-das-quantas.

Mas.....ainda nao sei detalhes da reunião mas o assunto MÒRREU!!!!

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Xande,

Dureza hein cara ?

[]´s

Andre

É moçada, e infelizmente a movimentação já está grande.

Há um representantezinho da SEAP fazendo este rebuliço. E tenho certeza de que este cidadão não tem idéia do preço que ele quer que a natureza pague para ele conseguir seus 100 ou 200 votos na região.

Tinha que saber a qual político o tal organizador do movimento é vinculado e trazer este político a público para defender o ponto de vista dele diante da imprensa, contra os argumentos já comprovados do turismo da pesca esportiva para desenvolvimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Andei viajando um pocado e além disso me mudei para um apartamento. Em função dos esforços físicos, estou com problemas na cevical e estou fazendo fisioterapia!

Além disso fiquei sem internet durante 12 (doze) longos dias e somente agora parece que ela vai ficar no ar...

Sobre a reunião de goiânia com o Ministério da Pesca: Só estava eu e o César Baiochi (hoteleiro e defensor do Araguaia) na tal reunião. O pessoal do IBAMA local (APA Meandros do Araguaia) não compareceu, somente o Ary que é o gerente regional é é do PT... Não estava ninguém do Ministério Público nem da SEMARH, apenas o Secretário da Agricultura de Goiás que deixou bem claro que qualquer mudança dependeria de estudos técnicos.

Ah!! Estava também o Ministro Gregolin que me reconheceu (estivemos com ele FBPE dois dias antes em Brasília, mas isso é outro tópico).

Escutei tudo que os representantes da mesa tinham para dizer e depois eu pedi a palavra e disse à eles o que vocês já sabem. Que existe uma minoria de preferidos e uma maioria de 20 milhões de preteridos... O ambiente era só de pescadores profissionais e a pressão foi muito grande. Realmente eles estão postulando 30 Kg para justificar uma cota para os profissionais, mas de antemão posso afirmar que foi formada uma comissão para estudar o assunto (mudança da lei estadual 13.025) de forma que espero ser convidado e mesmo que não seja estarei nas audiências públicas futuras.

Depois de mim falou o Cesar Baiochi e com muita propriedade expos a luta de 30 anos que muitos tem realizado na defesa do Araguaia e fez um cáculo simples: que a soma dos peixes vendidos pela futura colõnia de pesca iria perfazer 400.000,00 reais e só no ano passado o turismo da pesca deixou por lá apenas 46 milhões!

Então entrou o presidente da colônia (?) de Brasília e me questionou duramente fazendo afirmações inconsistentes e levianas, de forma que não tive alternativa senão me levantar, ignorar o cidadão que é de muito baixo nível cultural e me despedir da mesa e do Ministro, não sem antes dizer a ele que neste nível não dá para manter qualquer diálogo.

Não tive nenhuma surpresa e confesso a vocês que tudo está ocorrendo dentro do esperado, de forma que sequer tenho maiores preocupações uma vez que aqui em Goiás vai ser muito difícil (para não dizer impossível) promover as mudanças que eles propuseram.

Tem muito mais, mas depois eu posto sobre a reunião em Brasília com o Ministro e o que estou entendo sobre a conduta do Ministério do Pescadores Profissionais até o momento... Ah, também disse aos deputados do PT (eram dois) e ao Ministro que nós também votamos!

abração e estejam tranquilos, porque de onde não se espera nada, nada costuma acontecer (rs).

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Andei viajando um pocado e além disso me mudei para um apartamento. Em função dos esforços físicos, estou com problemas na cevical e estou fazendo fisioterapia!

Além disso fiquei sem internet durante 12 (doze) longos dias e somente agora parece que ela vai ficar no ar...

Sobre a reunião de goiânia com o Ministério da Pesca: Só estava eu e o César Baiochi (hoteleiro e defensor do Araguaia) na tal reunião. O pessoal do IBAMA local (APA Meandros do Araguaia) não compareceu, somente o Ary que é o gerente regional é é do PT... Não estava ninguém do Ministério Público nem da SEMARH, apenas o Secretário da Agricultura de Goiás que deixou bem claro que qualquer mudança dependeria de estudos técnicos.

Ah!! Estava também o Ministro Gregolin que me reconheceu (estivemos com ele FBPE dois dias antes em Brasília, mas isso é outro tópico).

Escutei tudo que os representantes da mesa tinham para dizer e depois eu pedi a palavra e disse à eles o que vocês já sabem. Que existe uma minoria de preferidos e uma maioria de 20 milhões de preteridos... O ambiente era só de pescadores profissionais e a pressão foi muito grande. Realmente eles estão postulando 30 Kg para justificar uma cota para os profissionais, mas de antemão posso afirmar que foi formada uma comissão para estudar o assunto (mudança da lei estadual 13.025) de forma que espero ser convidado e mesmo que não seja estarei nas audiências públicas futuras.

Depois de mim falou o Cesar Baiochi e com muita propriedade expos a luta de 30 anos que muitos tem realizado na defesa do Araguaia e fez um cáculo simples: que a soma dos peixes vendidos pela futura colõnia de pesca iria perfazer 400.000,00 reais e só no ano passado o turismo da pesca deixou por lá apenas 46 milhões!

Então entrou o presidente da colônia (?) de Brasília e me questionou duramente fazendo afirmações inconsistentes e levianas, de forma que não tive alternativa senão me levantar, ignorar o cidadão que é de muito baixo nível cultural e me despedir da mesa e do Ministro, não sem antes dizer a ele que neste nível não dá para manter qualquer diálogo.

Não tive nenhuma surpresa e confesso a vocês que tudo está ocorrendo dentro do esperado, de forma que sequer tenho maiores preocupações uma vez que aqui em Goiás vai ser muito difícil (para não dizer impossível) promover as mudanças que eles propuseram.

Tem muito mais, mas depois eu posto sobre a reunião em Brasília com o Ministro e o que estou entendo sobre a conduta do Ministério do Pescadores Profissionais até o momento... Ah, também disse aos deputados do PT (eram dois) e ao Ministro que nós também votamos!

abração e estejam tranquilos, porque de onde não se espera nada, nada costuma acontecer (rs).

Kruel

mestre:: mestre:: mestre:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: olha se tivese mais gente igual a os pescadores esportivo uma coisa eu digo esse brasil era outro parabens pelas palavras mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...