Ir para conteúdo

Volta Grande 21-11-09


Posts Recomendados

Volta Grande é uma represa localizada a montante de porto Colômbia, e jusante a represa de Miguelópolis, uma represa de águas cristalinas e com uma variação de água menos evidente, fazendo com que fique mais fácil a pesca durante todo o ano. Local com muitas possibilidades de pesca, como por exemplo, perto da barragem de Miguelópolis, onde a água ainda corre um pouco, ou perto de Planura - MG, onde a água já é totalmente represada, facilitando a proliferação de tucunarés.

Durante uma semana de trabalho duro, ficava o pensamento nos ataques na superfície que poderiam acontecer na pescaria que estaria pra chegar. Conversando com o Fernando Vanzela, meu grande amigo e parceiro de pesca, combinamos de ir verificar como andava a situação dos peixes na parte baixa da represa. Mas desta vez estaríamos acompanhado pelo grande fabricante de argolas e snaps para pesca, o famoso Glico da GLICO`SNAPS.

Na madrugada de sexta para sábado, depois de poucas horas de sono, o despertador anunciava mais um dia de pescaria, pouco mais de 4 horas da manha o Glico já passava em casa para pegarmos meu barco, o Vanzela e seguirmos para o Clube Náutico em Planura.

Na viagem muitos causos e risadas, sempre conferindo o céu para verificarmos como o tempo estava após uma noite de muita chuva e vento.

Um imprevisto acontece, o estrado de EVA do barco voa durante uma ultrapassagem, paramos para procurar e aproveitei para tirar uma bela foto do nosso conjunto de pesca.

Imagem Postada

Imagem Postada

Chegamos ao clube náutico, local bem arrumado, porém com uma rampa um pouco desconfortável para manobrar carros grandes com o barco engatado.

Barco na água partirmos para o primeiro ponto de pesca. Esta represa apresenta muitas estruturas submersas, sendo assim a navegação precisa ser feita com cautela e por pessoas com certa experiência.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Paramos no primeiro ponto de pesca e nada, partimos para uma galhada mais a frente e o Vanzela ferra o primeiro peixe, ele está acompanhado de vários outros, mas os peixes estavam muito manhosos e escapando com facilidade. E assim seguiu a parte da manhã, alguns pequenos fisgados e devolvidos pra água.

Imagem Postada

Na parte da tarde a coisa mudou um pouco, achamos alguns casais que infelizmente não tiveram interesse por nossas iscas. Quando tinha alguma oportunidade de pinchar com o equipamento de fly, eu o fazia, foram fisgados alguns pequenos e um pouco maior que acabou escapando.

Resolvemos voltar para um ponto mais perto da rampa, e foi neste local aonde fisgamos o maior numero de peixes e de maior tamanho. O Glico ferra dois peixes de bom tamanho, que escapam. O Vanzela levanta um belo exemplar, que ataca a isca duas vezes em movimento e uma vez parada, e infelizmente não volta mais.

Este local tem muitas estruturas, e por várias vezes as iscas ficavam em troncos. Sendo assim, resolvemos dar a volta e batermos pelo lado de fora das galhadas, onde fisgamos mais alguns.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

O Vanzela pega um belo exemplar de amarelo e levanta vários cardumes de juvenis, com alguns pequenos fisgados, e só.

Imagem Postada

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/VoltaGrande014.jpg

Retornamos para o clube, retiramos o barco da água e retornamos com a sensação de que a cada dia fica mais difícil achar os azulões nas águas do Rio Grande.Apesar disso, e com alguma insistência, ainda é possível encontrar os belos azulões.

Com certeza voltaremos para explorar outros pontos deste magnífico e manhoso lago.

Gostaria de agradecer ao Glico, o mais novo integrante da equipe “SERTÃO ANGLERS”, e ao meu grande amigo e parceiro Fernando Vanzela, por mais uma pescaria.

Abraços

Marcio Espanhol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Márcio e cia...bom saber que o rio grande ainda sobrevive, apesar de toda pressão de pesca e depredação...sou natural de Guaíra-SP, bem pertinho e vi o peixe sumindo...a natureza dá sinais de recuperação, espero que o bicho homem dê tempo...

Belos peixes e valeu pelo relato!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá marcio espanhol !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outras... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...