Ir para conteúdo

Dúvida sobre a escolha do blank (haste da vara)? Clique aqui


Antônio Botêlho

Posts Recomendados

Amigos estou com muitas duvidas sobre varas e não consigo as respostas então....criei este topico para os amigos tira-las.

O que é que significa IM6, IM7, IM8 das varas?

Quando alguem faz uma customização da vara se muda afinal o que?

Varas ação media-rapida é para que tipo de iscas?

Varas ação rapida são determinadas para quais iscas?

Tamanho da cabo muda em alguma coisa a ação da vara?

Amigos se puderem esclarecer estas minhas duvidas ficarei muito grato!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza tem gente mais tarimbada do que eu para falar do assunto, mas, só para abrir o caminho:

IM 6, 7 ou 8 são a quantidade de módulos de grafite na composição do blank da vara.....6, 7 ou 8 milhões de módulos (mas já li também como 40, 41 e 45 milhões, que acho que é o mais certo....mas isso é detalhe técnico que vc nunca vai conferir). À princípio, quanto mais modulos de grafite mais resistente e sensível é a vara..... quanto mais módulos, você precisa de menos material para fabricar o blank, tornando-o , por isso, mais fino e leve. A desvantagem é que, aumentando-se o número de módulos, o blank vai ficando mais quebradiço. Aí entra a qualidade do fabricante em compor uma "liga" que seja possível usar mais módulos de grafite sem que a vara fique quebradiça..... ou seja.....uma IM 6 de uma companhia tem, à princípio, o mesmo número de módulos de grafite de outra companhia, mas a qualidade dos blanks pode ser totalmente diferente. À princípio, também, IM mais altos levam a varas mais rápidas.

Customizar uma vara significa fazer, ou remontar uma vara sob medida para você. Aí o mais impoortante é você saber o que você quer, o que vc acha melhor para o tipo de pescaria que vc vai fazer. Aí vc escolhe, entre outras coisas.....marca, tipo, comprimento, ação e tamanho do blank, número, tipo, qualidade, disposiçaõ , desenho e material dos passadores, tamanho do cabo, eva ou cortiça, cabo inteiriço ou dividido e por aí vai ...... até o seu nome e o escudo do seu time ou seu peixe favorito vc pode colocar na vara. Ou seja, customizar uma vara comercial alterará totalmente a vara.Até a ação da vara pode mudar com a alteração dos passadores e pintura por exemplo.

A ação da vara é medida pela "quantidade" de vara que inverga ao arremessar a isca. Quanto mais só a ponta da vara enverga, mais rápisa é a vara, quanto mais corpo da vara enverga, mais lenta. No meu gosto, as lentas são melhores para arremessar iscas pequenas e para determinados arremessos como o flip. Já as rápidas transmitem melhor a ação que vc faz na vara, à isca ( não perde o movimento da isca pela flexibilidade da vara). Sendo assim gosto destas varas para iscaas de superfície.

Como falei, a ação da vara está relacionada `a "flexibilidade" da ponta da vara, então o cabo não altera a ação da vara mas altera outros fatores como equilibrio, possibilidade de arremessos com as duas mão, conforto ou desconforto no antebraço etc...

Se o Marco puder dar uma aulinha pra gente seria fantástico.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza tem gente mais tarimbada do que eu para falar do assunto, mas, só para abrir o caminho:

IM 6, 7 ou 8 são a quantidade de módulos de grafite na composição do blank da vara.....6, 7 ou 8 milhões de módulos (mas já li também como 40, 41 e 45 milhões, que acho que é o mais certo....mas isso é detalhe técnico que vc nunca vai conferir). À princípio, quanto mais modulos de grafite mais resistente e sensível é a vara..... quanto mais módulos, você precisa de menos material para fabricar o blank, tornando-o , por isso, mais fino e leve. A desvantagem é que, aumentando-se o número de módulos, o blank vai ficando mais quebradiço. Aí entra a qualidade do fabricante em compor uma "liga" que seja possível usar mais módulos de grafite sem que a vara fique quebradiça..... ou seja.....uma IM 6 de uma companhia tem, à princípio, o mesmo número de módulos de grafite de outra companhia, mas a qualidade dos blanks pode ser totalmente diferente. À princípio, também, IM mais altos levam a varas mais rápidas.

Customizar uma vara significa fazer, ou remontar uma vara sob medida para você. Aí o mais impoortante é você saber o que você quer, o que vc acha melhor para o tipo de pescaria que vc vai fazer. Aí vc escolhe, entre outras coisas.....marca, tipo, comprimento, ação e tamanho do blank, número, tipo, qualidade, disposiçaõ , desenho e material dos passadores, tamanho do cabo, eva ou cortiça, cabo inteiriço ou dividido e por aí vai ...... até o seu nome e o escudo do seu time ou seu peixe favorito vc pode colocar na vara. Ou seja, customizar uma vara comercial alterará totalmente a vara.Até a ação da vara pode mudar com a alteração dos passadores e pintura por exemplo.

A ação da vara é medida pela "quantidade" de vara que inverga ao arremessar a isca. Quanto mais só a ponta da vara enverga, mais rápisa é a vara, quanto mais corpo da vara enverga, mais lenta. No meu gosto, as lentas são melhores para arremessar iscas pequenas e para determinados arremessos como o flip. Já as rápidas transmitem melhor a ação que vc faz na vara, à isca ( não perde o movimento da isca pela flexibilidade da vara). Sendo assim gosto destas varas para iscaas de superfície.

Como falei, a ação da vara está relacionada `a "flexibilidade" da ponta da vara, então o cabo não altera a ação da vara mas altera outros fatores como equilibrio, possibilidade de arremessos com as duas mão, conforto ou desconforto no antebraço etc...

Se o Marco puder dar uma aulinha pra gente seria fantástico.

Abraços

Beto

Mais nada a falar Beto

joia::: palmas:: palmas::

Para complementar

Sobre a ação dos blanks (caniços)

Imagem Postada

E nesta revista deste mes falamos tudo sobre varas de pesca

Imagem Postada

abr Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

E é o contrário mesmo.....A ilustração está errada...hehee...

Invertam alí...

Grande Fabrício, não esta errado não, veja essa explicação por favor não invertam a imagem, esse desenho é exatamente o certo, é mundial.

Ação da vara (Action)

Esse conceito diz respeito à velocidade de recuperação dos blanks, ou, o período de tempo que levam para voltar à posição normal depois de vergados nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas.

Imagem Postada

Tudo que eu aprendi nesse 20 anos trabalhando com varas de pesca e buscando informações com grandes montadores de varas custom e fabricantes de varas de renome internacional o Nelson Nakamura resumiu o que é.

Veja a explicação do Nelson Nakamura nos cursos dado por ele:

Na hora da fisgada uma vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta. Para pescarias rápidas onde a fisgada tem que ser imediata eu prefiro usar varas rápidas e extra-rápidas. A pesca de superfície com bóias cevadeiras por exemplo é um caso desses.

Já uma pescaria onde tenho que deixar o peixe carregar a isca para depois fisgar eu já prefiro uma vara lenta que facilita e muito esse trabalho. A pesca de carpas por exemplo.

Uma pescaria de dourados onde a fisgada além de ser rápida tem que ser forte, uma vara rápida seria o ideal. Nesse caso uma vara lenta seria insuficiente na hora da fisgada e o peixe escaparia com certeza.

Então galera veja muito bem o tipo de pescaria e peixes a serem fisgados para depois procurar uma vara adequada.

Leitura da vara

Tipos de Varas:

-ULTRALIGHT (UL) – Ultra Leve

Linha até 6 libras (2,3kg)

-LIGHT (L) – Leve

Linha de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg)

-MEDIUM (M) – Média

Linha de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg)

-MEDIUM-HEAVY (MH) – Média Pesada

Linha de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg)

-HEAVY (H) – Pesada

Linha de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg)

-MUSKY, EX-HEAVY – Super Pesada

Linha acima de 35 libras (15,9kg)

Classificações

As varas são classificadas quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações. Normalmente essas classificações vem impressas nas próprias varas.

COMPRIMENTO

É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.

PESOS DE ARREMESSO

As varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).

CAPACIDADE DE PESO E RESISTENCIA DA LINHA

Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e a libragem em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).

E tem mais esses, será que estão errados?

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

doeu::

Uai. pensei que fosse o contrário

As varas fast são as que menos se deformam, são "duras"

As varas slow, sao mais moles e se deformam mais.

Bateu uma baita dúvida agora

Antonio

Blanks não deformam, e sim trabalham conforme a sua ação.

As varas slow, sao mais moles e se deformam mais.

Não elas trabalham o blank inteiro, umas chegam a envergar até mesmo o cabo.

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Grande Fabrício, não esta errado não, veja essa explicação por favor não invertam a imagem, esse desenho é exatamente o certo, é mundial." (Marcão)

Mas a imagem está transmitindo idéias contrarias ao texto.

Esta que você postou agora não me deixou em conflito. O flex da slow alcança 9 quadrículas, enquanto a fast só 5.

Imagem Postada

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Grande Fabrício, não esta errado não, veja essa explicação por favor não invertam a imagem, esse desenho é exatamente o certo, é mundial." (Marcão)

Mas a imagem está transmitindo idéias contrarias ao texto.

Esta que você postou agora não me deixou em conflito. O flex da slow alcança 9 quadrículas, enquanto a fast só 5.

Imagem Postada

Abrax

Eloy o unico problema foi o desenho mal feito, mas o conceito é o mesmo, eu só gostaria de saber o que tem que mudar no desenho e na formula, se voce colocar este desenho dentro do quadriculado voce vai ver que o conceito é exatamente igual!

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts que confusão!!!

Vamos tentar explicar o que o Beto-bh e o Marcão já explicaram.

a acão da vara é conferida pela "quantidade" de vara que enverga, se somente 1/4 distal dela (ou seja só a´parte da ponta) enverga durante um arremesso ou briga com o peixe ela é considerada rapida (peso de isca e peixe compativel com a vara).

Se metade (1/2) dela enverga, é considerada moderada.

Se 3/4 do blank envergam ela é lenta.

Blanks rápidos são a escolha para iscas que necessitam de resposta rápida: helices, zaras e poppers.

Varas lentas são a escolha para iscas de meia agua/ fundo, principalmente as cranks, pois o blank mais lento propicia um trabalho mais suave e realistico a isca, alem de outras vantagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí ferrou o resto... o Blank não é um tubo cônico-progressivo? Em que ponto está o reforço que faz as fast envergar só a ponta?

Encomendei duas 25 lb, 5'8". Uma me faz lembrar o Isain Bolt e a outra parece o Barrichelo...

Com a Isain até me atrevi a comprar (em Barcelos) e arremessar uma Rip Holler...

Imagem Postada

A Barrichelo mal dá conta da Caribe... fica fazendo aquele elástico.

Imagem Postada

Daí tirei umas fotos das duas, lado a lado...

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Mesmo o peso sendo só de 1/2kg é possível averiguar que ambas flexionam a partir do primeiro passador...

Arremessei Papa-black com as duas. Show com a Barrichelo, a outra virou cabo de vassoura.

Então, Fast, na minha opinião, é aquela que requer mais força para flexionar... independente da teoria dos quartos, terços ou meios...

No caso do desenho, que o Marcão já informou que está mal feito, a fast está mais flexionada que a slow...

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa descrição de fast ou slow é dada pelos fabricantes de vara, não é mera dedução nossa, e é assim que eles descrevem, com regra de partes, ou quartos ou terços.

A composição das varas é sim um tubo progressivo, feito de misturas, basicamente de fibra de carbono e fibra de vidro.

O carbono altamente comprimido (IM 10, hm 65, sc V) é leve e duro porem quebradiço, mistura -se a fibra de vidro, dando maior resistencia e flexibilidade

Dependendo da mistura feita na manta do cabo e da ponta vc tem essa diferença.

nessa sua foto Eloy vejo sim diferença:

eu imagino que o ponto de ação de cada uma difere veja minha opinião:

Imagem Postada

repare que a distancia entre elas vai aumentando até atingir um patamar.

Quando isso acontece é sinal que a segunda vara começou a envergar tbm, na mesma proporção da primeira.

Imagem Postada

O que vc acha?

joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A sua análise é perfeita, mas repare que o blanc trabalha em toda sua extensão, da base à ponta. Sofre influência das resinas de enfeite e dos passadores, mas daí a fixar meios, terços, e etc... vai uma enorme distância.

Entendo que uma fast flete 1/3 ou 1/4 da próxima, mas em uma escala de flexibilidade do blanc e não em uma referência à extensão do mesmo.

As setas que você colocou, indicam que o terço médio de ambas estão flexionados. Com equipamentos, creio que seria possível detectar esta flexão no terço inicial. Diferente do que sugere o desenho e definição que levantou as dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu gosto de usar varas de acao rapida para a superficie, e acao media a lenta para meia agua ou subsuperficie.

Tenho percebido que as de acao lenta e media para superficie fica mais complicado para dar a fisgada, e acaba perdendo o peixe, se ele nao engata direito.

Ja na sub superficie com iscas como lele ou tantan, o trabalho é melhor com varas lentas.

Com iscas de barbela, de meia agua, o trabalho fica bem melhor com varas de acao media...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Galera, desculpe a pergunta, mas é que li o topico no qual gostei mto e lembrei que alguns anos atras meu pai coprou uns 3 blanks e fizemos nossas varas! uma delicia, uma leve, outra media, e outra extra pesada(nao foi testada ainda rs), porem ele esta surtado procurando e nao consegue mais achar para vender, alguem sabe onde encontro? abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, desculpe a pergunta, mas é que li o topico no qual gostei mto e lembrei que alguns anos atras meu pai coprou uns 3 blanks e fizemos nossas varas! uma delicia, uma leve, outra media, e outra extra pesada(nao foi testada ainda rs), porem ele esta surtado procurando e nao consegue mais achar para vender, alguem sabe onde encontro? abraços

Neto, Blanks? Que ação, Libragem, Marca, de quanto Pés etc..?

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marco blz?

Cara...pra ser sincero, qdo meu pai compro a primeira vez e fez, ele nem sabia essa de libragem rs! ele via grossa fina etc! eu que entendo mais disso, por isso na hora de comprar algo, quem escolhe sou eu!

Mas é que ele gosto de mais de fazer, compro os passadores, mandou fazer os cabos de madeira do jeito que ele queria, e realmente ficou umas varas legais! E infelizmente ele nao achou mais para comprar, e gostaria de saber se ha onde vende se ja varios tipos etc, vi eim outro topicop aqui algo do tipo, mas gostaria de saber se hj eim dia ha para vender td para se fazer uma vara e de boa qualidade e onde acho logico!!

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...