Ir para conteúdo

Projeto de lei da pesca é aprovado no MS


Posts Recomendados

olhando no site pesca e companhia vi essa materia diabo:: diabo:: ::evil:: ::evil::

http://pesca-cia.uol.com.br/noticias/noticias.aspx?c=2866

Foi aprovada na manhã desta terça-feira, 24, o projeto de lei estadual nº 119/09, a “Lei da Pesca”, na Assembléia Legislativa de Campo Grande. O documento concede uma série de benefícios aos pescadores de Mato Grosso do Sul, entre eles a pesca com petrechos antes considerados proibidos, como anzol de galho e redes, para qualquer pescador munido de carteira profissional. caveira:: caveira:: caveira:: caveira::

A aprovação foi quase unânime, 20 votos favoráveis contra apenas três contrários. Mesmo assim, a “Lei da Pesca” gerou muita polêmica entre deputados e os mais de 400 pescadores que acompanharam de perto o plenário.

O deputado Paulo Duarte (PT) é um dos opositores mais ferrenhos da nova lei. Segundo ele, a liberação da pesca com petrechos irá acelerar em poucos meses o processo de extermínio de algumas espécies que antes podiam ser capturadas apenas pelos ribeirinhos.

Em seu discurso de defesa à proibição aos petrechos, Duarte destacou que o artigo 24 da Constituição Federal diz que quando existem conflitos entre interesses econômicos e ambientes, o ambiental deve sempre prevalecer. O petista ainda tentou emplacar pelo menos 30 emendas na lei, mas a maioria delas acabou rejeitada.

Os pescadores que estiveram na votação não concordam com Duarte. Muitos deles aplaudiram a aprovação da matéria em primeira discussão e prometeram nova mobilização para garantir a votação final do projeto. O deputado também garante que irá apelar na Justiça para impedir a aprovação final da carta.

Outro parlamentar quem também votou contra a proposta foi Pedro Teruel (PT). Ele considera que os rios do Mato Grosso do Sul não são vítimas dos pescadores, mas, em sua avaliação, a necessidade do uso de petrechos confirma que os recursos pesqueiros estão diminuindo.

“As grandes lanchas estrangeiras têm ferramentas mais poderosas para extrair os peixes. Com isso eles diminuíram. A situação dos rios é crítica e só vai piorar se liberar os instrumentos. O governo deveria, na verdade, usar as colônias para proteger os rios”, opina o deputado, em entrevista a agências locais.

O Presidente da Associação de Pescadores de Isca Artesanal de Miranda (MS), Liesé Francisco Xavier, no entanto, é favorável a liberação dos petrechos. “Nos só queremos trabalhar conforme está na Constituição Federal, que libera o uso dos petrechos nos rios”, argumenta ele.

Xavier não concorda com a proposta de Duarte de restringir à pesca profissional a quem depende dela como fonte de renda, devido ao período da piracema e do inverno, no qual segundo ele, “ninguém pesca”.

“Além do mais, se eles nos confinarem, nossos filhos e netos não terão outra alternativa a não ser continuar na atividade pesqueira”, reclama Xavier.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suici:: suici:: morte do rio suici:: suici:: so me diz alguma coisa ja viram algum lugar aonde que e permitido pesca com rede etc ter peixe?a unica coisa que eu vi foi que alguns que ganhar voto de 400 pescador mais como diz nossa ministra Dilma Rousseff

"O Lula vive me dizendo que metalúrgico não vota em metalúrgico, corintiano não vota em corintiano, mulher não vota em mulher, e preto não vota em preto - disse Dilma, segundo o relato de mais de um parlamentar presente ao jantar"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre assim, a política e seus interesses sórdidos. AQUI NO LAGO DE FURNAS, onde a pesca profissional não respeita nenhuma das exigências e a polícia ambiental não recebe apoio logístico nem financeiro para o trabalho in loco para coibir a pesca predatória, NÃO TEM PEIXE MAIS. Aí vem os políticos e dão mais um incentivo para que tudo se acabe mais depressa em outras partes do nosso Brasil sil sil....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...