Ir para conteúdo

Pescaria embarcado na São Geraldo


Posts Recomendados

Pescando Embarcado no PESQUE E PAGUE da São Geraldo

Sertãozinho hoje é considerada o maior pólo industrial do setor de açúcar e álcool dos pais, e a suína São Geraldo contribuiu para que isso ocorresse, ela já foi uma das maiores produtoras de açúcar e álcool da região, mas alguns anos atrás foi desativada, após ter sido adquirida pelo Cia Energética Santa Elisa (atual Santa Elisa Vale).

Um dos maiores lagos da nossa região está localizado próximo as terras onde a Usina funcionava, daí o nome de São Geraldo ao pesqueiro. É um lago há muito tempo povoado com as mais diversas espécies de peixes, pelo pescador esportivo Gustavo Simeone, já falecido, que até fez uma matéria com o Terra da Gente no lago, mostrando a pesca esportiva do tucunaré e a criação de 2 espécies de tucunaré (azul e amarelo) pela piscicultura, também chamada São Geraldo. Quem teve o privilégio de pescar nesse lago naquela época relatava capturas de espécimes gigantes de dourados, caranhas, tambaquis, carpas, tucunarés, traíras, matrinchãs, tilápias, curimbatás etc. Um desastre aconteceu a uns 7 anos atrás: um derramamento de produtos químicos utilizados para a limpeza da usina caiu acidentalmente no lago, matando uma quantidade enorme de peixes, com várias cargas de peixes mortos retiradas; foram encontrados tambaquis, dourados e carpas acima dos 20 kg. Por muito tempo o lago foi fechado para a pesca, foi recuperando-se e hoje está vivo novamente, hoje proporcionando novamente grande divertimento aos pescadores.

É também às margens desse lago onde a prefeitura de Sertãozinho, com o auxílio do governo do estado de São Paulo, criou a primeira escola de educação ambiental do estado, anexa ao Parque Ecológico Municipal de Sertãozinho, denominado de “Parque da Cidade”.

Uma antiga área de lazer na beira do lago foi transformada em um excelente pesque e pague, com a opção de pescar em lagos menor, com espécies definidas, ou na represa. Diversas espécies de peixes podem ser pescados como, tambaquis, carpas, tilapias, curimbas, matrinchãs, piaus, piaparas etc. e, o mais importante aqui, o tucunaré.

A Pescaria.

Conseguimos uma autorização especial junto a um dos proprietários do pesqueiro e da piscicultura São Geraldo, o Sr. Adílson, para a pesca embarcada em um sábado, com o propósito de avaliar a criação de um projeto de pesca esportiva em um futuro próximo.

Na sexta feira anterior o tempo mudou, chovendo praticamente a noite inteira, nos deixando meio preocupados com as condições da pescaria. Logo cedo meu celular toca era meu grande amigo e parceiro Fernando Vanzela, preocupado com o tempo, uma garoa leve que caía incessantemente desde o dia anterior.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Não desanimamos e às 8 horas já estávamos no lagoa preparando o barco para a pescaria, um levefort marujo de 6m com mais de 20 anos de bons serviços prestados.

Encontramos um lago forrado de algas e aguapés em praticamente toda a extensão, proporcionando um local excelente para a procriação e desenvolvimento do tucunaré. Logo nos primeiros arremessos alguns mostram a cara, muito manhosos, devido à época de acasalamento. Mesmo assim, na insuperável T-10, ele ferra um peixe de muito bom tamanho.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Mas à frente eu ferro uma pequena traíra que escapa, e mesmo com as intempéries do tempo, concluímos que a pescaria seria boa.

Alguns metros à frente levantaram mais peixes, sem capturas. Percebemos que eles estavam preferindo iscas mais delicadas e lentas, mesmo com a água de coloração mais barrenta devido às fortes chuvas do dia anterior.

Levamos muitas pancadas nas iscas de superfícies, hora de peixes solitários, hora de cardumes de peixes menores, e assim seguiu até a hora do almoço.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria014.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria015.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria016.jpg

PEIXE MUITO PARECIDO COM O AÇU AMAZONICO

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria017.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria018.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria019.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria020.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria021.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria022.jpg

Hora do almoço

O pesque e pague dispõe de uma infra-estrutura de dar inveja, restaurante com fogão à lenha, comida caseira, e pra quem gosta aquela cervejinha gelada. Almoçamos curtindo a beleza do local, fomos muito bem atendidos pela equipe local.

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria022.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria024.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria025.jpg

No almoço, conversando com a esposa do Sr. Adílson, uma dos proprietários e bióloga, ela nos conta sua vontade de implantar a pesca esportiva no lago, com caiaques e/ou canoas, e também os atuais esforços para aumento da população do lago, como alimentação dos predadores com camarões de água doce, que por sinal já mostram seus efeitos.

Após o almoço esperamos o sol abaixar um pouco e voltamos às águas.

Surpresas no 2º tempo

Voltamos à pescaria, o vento deu uma trégua e comecei a pescar com o fly, Vanzela ainda insistindo na excepcional T-10 levanta vários exemplares fisgando o maior da pescaria, um tucunaré amarelo com cerca de 2 kg e mais de 45 cm. Eu ainda fisguei alguns peixes no fly, sendo 2 com bom tamanho, proporcionando uma esportividade inigualável.

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria026.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria030.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria031.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria032.jpg

http://i415.photobucket.com/albums/pp233/Mespanhol/SoGeraldoMatria033.jpg

Material utilizado

- Varas “Rods by Vanzela” de 14 lbs e 20 lbs, shimano crucial e catana de 15 lbs.

- Carretilhas Quantum, Abu Garcia e Marine Sports de perfil baixo, com linha de multifilamento entre 15 e 20 lbs.

- Equipamento de fly #6, streamers preto e verde-limão

- Iscas artificiais: Rebel Jumping Minnow T-10, Nelson Nakamura Zig Zarinha, KV Charutinho, Heddon Zara, Duel Alie Magnet 70 e Marine Sports Wave.

Contatos: http://www.saogeraldosp.com.br/fsg/index_fsg.htm

fones: (16) 3945.3546 • 9609.1665

Por: Márcio Espanhol / Fernando Vanzela

EQUIPE SERTÃO ANGLERS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Márcio e Fernando!!!

Atualmente moro em Goiânia e meus pais moram em Guaíra-SP, meus sogros moram em Jaboticabal, bem pertinho....numa hora que estiver por ai...me convido para conhecer o lago com vcs... :gorfei:

Belos peixes e lindas fotos!!!

Abraços e parabéns aos pescadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...