Ir para conteúdo

VARAS TELESCOPICAS DE MAO


Marcos A Cavalcanti

Posts Recomendados

VARAS PARA PESCA

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s ... 37.jpg&v=E

A maioria dos sites de pesca costuma dar informações técnicas de varas á serem usadas em molinete e carretilhas, o que não deixa de ser importante, entretanto, poucas informações sobre as telescópicas de mão, evidenciando o uso das mesmas, na pesca de peixes de médio porte, em particular a tilápia, sobre as quais, tecerei alguns comentários a seguir:

Independente da marca, todos sabem existir dois tipos:

1)GOMO CURTO:

Uma das vantagens é relacionada com o transporte, pois ocupa pouco espaço, a outra é a “sensibilidade” de sua ponteira, torna mais emocionante a briga com o peixe.

Mais tem a desvantagem relacionada com a ponteira, pois quando usadas em maior número numa pescaria, as linhas das mesmas podem se enroscar, pela movimentação do peixe.

2)GOMO LONGO: Seus gomos são maiores, em torno de 1,20metros, isto pode dificultar o transporte. Por outro lado, sua ponteira e na espessura da 1ª emenda das de gomo curto, portanto, ideal na pesca de peixes maiores;

3) MATERIAL DAS MESMAS:

FIBRA SIMPLES a vantagem está no preço, sempre mais em conta daquelas misturadas com FIBRA DE CARBONO, estas tem a vantagem de serem mais leves, se bem, que conforme os comprimentos de ambas, tanto de gomo curto ou longo, tornam-se “pesadas”.

4) QUE COMPRIMENTO É O IDEAL?

Cada um pode escolher um tamanho preferido, entretanto, na pesca da tilapia, existe a relação com a profundidade do barranco:

Barrancos profundos: Recomenda-se o uso nas medidas de 2,60 a 3,00metros, pois este peixe encosta na margem, principalmente na pesca noturna;

Barrancos Rasos: Devemos considerar que a tilapia grande encontra-se na parte mais funda, então usar varas acima de 3,60 até 6,30 metros.

5) QUAIS OUTROS PROBLEMAS COM VARAS LONGAS?

Aquelas de comprimento superior a 4,50metros tornam-se pesadas e na pesca noturna deve-se usar penas plásticas ou de madeira, na cor branca, pois ela facilita a visualização das mesmas, quando iluminadas com refletor a gás.Outra opção é colocar a luz química (star-lite) na cabeceira das mesmas, se enxerga melhor ainda;

6) MANUTENÇÃO:

Todas precisam de manutenção permanente, após as pescarias, devido á umidade ou sujeira, para isto devemos:

a) Retirar a linha amarrada na ponteira;

b) Desmontá-las e lavá-las com água e sabão ou detergente neutro;

c) Colocá-las para secar na sombra e local arejado;

d) Depois de secas, lubrificá-las com produtos próprios, como por exemplo, “vaselina líquida” que é mais barata, rende mais e é facilmente encontrada nas farmácias e drogarias.

7) O QUE FAZER QUANDO A PONTEIRA OU GOMO FICA PRESO?

Não FORCE, pode quebrar... é melhor desmontá-la até onde isto ocorreu, em seguida dar pequenos toques numa superfície dura, até que soltem.

Esta é mais uma de minhas contribuições.

Marcão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vara telescópica...

Quem já pegou uma Curimba (Curimatã ou Curimbatá) com uma varinha dessas sabe oque é emoção!!!(E olha que costuma aparecer umas grandinhas de até 6kg ou mais!!!)

Ainda tem o porém do beiço desse peixe ser mole... fisgou e fez mais força que o necessário... rasga o beiço e já era o peixe!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...