Ir para conteúdo

Hélices com molinete....é possivel?


Posts Recomendados

Ôh Beto-BH é possível sim,sem problema inclusive um casal de amigos que pesca comigo em Barcelos só usa molinete, inclusive para hélice de todos os tamanhos e modelos as rip roller 5.5 e 6.25, caribe lures e etc. joia::: , inclusive a esposa dele pegou um açú com 10kg em outubro na nossa última pescaria com uma caribe lure que é mais levinha para mas madames arremeçarem, valeu. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro as hélices na isca. No molinete naum vejo benefício!

ashuashuasuahushaushaushuahsuahsuahsuahsua :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: danca:: danca::

Brincadeirinha Betão!!! seila::

Hélice no molinete, talvez, e com habilidade, pode se transformar num motor manual de emergência para quando o de popa acabar a gasolina... :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Desculpa, Betão, tbm resisti.

Abraço forte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Molinete pede vara longa, e helice pede vara curta e leve (leve no peso; mas de acao rapida)...

E carretilha pede vara curta, e leve.

Molinete e relativamente pesado, e carretilha leve e ergonomica (a distribuicao de peso cansa menos o braco).

E esse tipo de isca cansa o braco...

Tirando isso, nao ha problema algum!

Mas carretilhas sao mais adequadas para este tipo de isca porque com molinete vai cansar mais o braco.

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera.....faz tanto tempo que não pesco com molinete que não me lembro mais se um dia usei hélices. Minha dúvida era quanto à velocidade de recolhimento e ao peso da isca.......como se segura a linha com o indicador, achei que iscas muito grandes poderiam machucar o dedo.

Mestre Kid.....eu quase perguntei diretamente pra você, mas poderia parecer provocação.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão,

Você já ouviu falar de "luvas" ?

Pois é, para os que tem "dedinhos de moça", elas resolvem... :gorfei:

E mais, o trabalho das hélices com molinete é tão bom quanto o das carretilhas... ( sem querer polemizar ou criar uma encrenca por aqui ! ) surtei::

Existem algumas iscas ( e a hélice NÃO É uma delas ) que trabalhadas no molinete apresentam uma performance bem superior às mesmas iscas tracionadas nas carretilhas !

Preciso dizer qual é um desses exemplos, ou basta postar a foto... paia:: rindo3::

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E outra, a velocidade do recolhimento do molinete sendo rápida, dá para se trabalhar tranquilo uma hélice...

Verdade! ::tudo::

Fiquei com vontade de editar minha resposta para ficar mais completa, ou menos incompleta... vergonha::

E, to com o Kid M! doutor::

Tem muitas coisas que molinete faz melhor que carretilha!

Eu destaco que molinete tolera deslises no equilibrio da tralha ( carreta nao tolera coisas como isca leve e linha grossa ), lider funciona muito melhor com molinete, o arremesso a distancia e o arremesso de iscas leves...

E, entre as vantagens da carretilha em relacao ao molinete, eu destacaria a ergonomia, a precisao do arremesso, e que a linha vai atras da isca ( e nao em cima, como ocorre com o molinete, atrapalhando a arremessar em baixo de estruturas como arvores ).

Sabem como faco?

Levo um molinete com uma vara longa, e uma carretilha com vara curta!

Uma forma de contar com as vantagens de cada um na hora de pescar...

Mas; se for para pescar de espera, so levo molinete!

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E outra, a velocidade do recolhimento do molinete sendo rápida, dá para se trabalhar tranquilo uma hélice...

Verdade! ::tudo::

Fiquei com vontade de editar minha resposta para ficar mais completa, ou menos incompleta... vergonha::

E, to com o Kid M! doutor::

Tem muitas coisas que molinete faz melhor que carretilha!

Eu destaco que molinete tolera deslises no equilibrio da tralha ( carreta nao tolera coisas como isca leve e linha grossa ), lider funciona muito melhor com molinete, o arremesso a distancia e o arremesso de iscas leves...

E, entre as vantagens da carretilha em relacao ao molinete, eu destacaria a ergonomia, a precisao do arremesso, e que a linha vai atras da isca ( e nao em cima, como ocorre com o molinete, atrapalhando a arremessar em baixo de estruturas como arvores ).

Concordo plenamente com o Dr. Moacyr!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

O meu amigo Arthur, lá da Pesca Pinheiros, falou durante a minha última epscaria que o recolhimento de alguns molinetes é mais rápido que o de qualquer carretilha... Fiquei cabrero com isso e decidi pesquisar. Descobri algumas coisas interessantes:

A Shiamano tem um molinete Stradic CI4 que recolhe 34 polegadas (86,36 cm)por "manivelada", enquanto que a Daiwa Zillion 7.3 recolhe "só" 32,5 (82,55 cm). Além disso, esse mesmo molinete tem uma frição de 15 libras (!!), enquanto que a Zillion tem "só" 11 libras...

Ou seja, fora o aspecto ergonômico (conforto ao arremessar e recolher), a precisão nos arremessos e o fato de caber menos linha, achei este molinete uma opção interessante para as hélices... Dependendo de como a pessoa se adapta ao trabalho com o molinete, pode ser até melhor que a carretilha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz esses dias estava olhando alguns molinetes tb. Tinha um shimano era até pequeno, equivalente a um 2500 por aí... Adivinha quanto???

US$750,00!! KASKAIO!!!

Gringaiada continua usando muito, e eles não param de lançar modelos novos...

Para pesca de fundo no mar (vertical) vejo muitos usarem molinete... quando não, usam a carretilha elétrica... enfim, molinete tem sem dúvida, seus benefícios diante de algumas modalidades de pesca.

Bração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gustavo,

Acredito que você tenha ido no "âmago" da questão !

Como qualquer equipamento de pesca, NADA ( ABSOLUTAMENTE NADA ) substiutui o treino e quantidade de exercício repetitivo, seja com molinete, carretilha, linha de mão, e por aí vai...

O ser humano é absolutamente fantástico na sua adequação a qualquer um desses equipamentos !

O grau de precisão e forma de comportamento de seus músculos em esforços reptitivos, como são os de uma pescaria com iscas artificiais, é absolutamente assombroso, ao passo de ser quase uma realidade em qualquer pescador, que nos dias finais da pescaria, nem mais "mira" é feita no arremesso das iscas, tão condicionada já está a articulação entre pescador e equipamento ! Os lances já são feitos por "instinto", e a precisão com que os "alvos" são alcançados, chega a ser estarrecedora...

Por isso mesmo, a sempre presente recomendação de tentar variar o mínimo possível ( não as iscas ) mas a relação de peso / comprimento de vara / linha / peso arremessado ! Se esses cuidados forem observados, muito mais cedo serão atingidos os estágios de precisão, e com ele, uma maior satisfação / produtividade para o pescador !

Será que estou enganado ? lingua::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Kid M,

Você esá certo! Só tenho essas duas ressalvas mesmo com relação aos molinetes: ergonomia e precisão nos arremessos, mas tenho certeza que ambas podem ser solucionadas com a prática e adaptação.

Depois do Kid M responder, fica dificil acresentar muita coisa...

Por isso, falarei apenas que ate 2007 eu pescava durante umas 10 noites por mes, trairas, e na mais completa escuridao. Tao conhecido me era o lugar que eu nem acendia lanterna ( exceto para tirar o peixe da isca ); e os arremessos, sempre bem colados na vegetacao ( predominantemente braquiara, aguape, e cicuta ) muitas vezes resultavam em acoes quando a isca tocava a agua ( como a traira fica embaixo da vegetacao, apenas um arremesso preciso faria isso possivel! )...

E... Quase sempre, eu usava molinete.

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Eu, acho que diferentemente de muitos aqui, não comecei a pescar com molinete... Aliás, só tenho um bem pequeno que eu ganhei de presente junto com uma varinha ultralight. Confesso que tenho a maior dificuldade em mexer com aquilo... Tem que soltar aquela meia-argola, depois segurar a linha com o dedo, fazer o movimento de arremesso, soltar o dedo na hora certa... Acho a carretilha muito mais simples! É só apertar um botão e acabou!

Acontece porém que essa história de maior velocidade me pegou! Tem molinete ainda mais rápido que esse Shimano que eu citei??? Nessa minha última pescaria em Santa Isabel percebi que se eu tivesse mais velocidade no recolhimento das hélices poderia "varrer" áreas bem maiores, arremessar mais vezes e atiçar mais os peixes! Busquei acelerar o recolhimento na munheca, mas cansa demais!!! Uma maior velocidade de recolhimento da cerretilha, tipo 1m por "manivelada", seria ideal. Só que não tem carreta com essa velocidade!

Senti também uma dor "fdp" em função do movimento repetitivo por 9 dias consecutivos... Aí eu pensei que poderia variar... Pensei em comprar uma carreta com manivela esquerda, mas agora vejo que o molinete poderia ser uma opção (de qualquer jeito vou ter que me adaptar mesmo...).

O que vocês acham? Alguma dica de molinete ultra-rápido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Não sei mais "a quantas", os atuais molinetes estão operando a velocidade de recolhimento... ( na verdade, nunca me preocupei muito com isso... mas me lembro de ter uns Daiwa - bem antigos - que eram 6.2... ) !

As linhas mais atuais ( sejam ela da Daiwa e/ou Shimano - sem esquecer a Ryobi --> Zauber ) devem ter ótimo desempenho !

arrow:: Acho que um cara bom para falar-nos sobre isso é o Halieuta, até por que além de entender do assunto, ainda comercializa esses materiais !

Vou mandar essa mensagem como MP para ele aparecer...

Poderemos - quem sabe - ter novidades sobre esse tema ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo... hehehehehehe

Como as carretilhas, o tipo de pesca é que determina a velocidade de recolhimento...

Na média, a velocidade dos molinetes está em torno de 4,8:1. Os antigos (e revitalizados) Daiwa BG em torno de 5:1, não me lembro dos antigos terem velocidade superior a 5.

Os molinetes usados para jigging têm velocidade de recolhimento acima de 5:1, chegando até 6,2:1.

Abaixo uma pequena listagem de marcas com a velocidade mínima e máxima. Interessante é a Daiwa que tem o mais lento e o mais rápido e ambos são da linha Saltiga, só que o mais lento é para pesca de praia e o mais rápido para jigging.

Abu: de 4,8:1 e 5,1:1

DAM: 4,1:1 a 5,8:1

Daiwa: de 3,6:1 a 6,2:1

Fin-Nor: 5,2:1

Marine Sports: 5,0:1 a 5,5:1

Okuma: de 4,8:1 a 6,2:1

Paoli: (sim ainda existem) 3,88:1 a 4,8:1

Quantum: 5,0:1 a 5,8:1

Ryobi: 5,0:1

Shimano: 4,8:1 a 6,2:1 (Symetre RJ)

Van Staal: 4,25:1 a 4,75:1

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a resposta do Halieuta:

Quanto maior a relacao de recolhimento, mais esforco havera sobre o rotor do molinete. Por isso, molinetes com menor relacao sao melhores "tratores" que os de alta relacao.

Ocorre que, em teoria, um molinete perde de longe para uma carreta quando o assunto a tracao; justamente porque a carreta tem a rotacao centrada, enquanto o molinete nao.

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...