Ir para conteúdo

Produtividade das Iscas


Posts Recomendados

Nosso amigo Nilton Okada, enviou MP ao Kid solicitando dados adicionais referente ao tema produtividade de iscas.

Acolhendo a sugestão do Kid, estou postando a resposta ao Okada, já que pode interessar a outros do FTB.

Kid,

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo empenho em coletar informações e repassar abertamente a todos do fórum, realmente são importantíssimas para quem quer conhecer aquele paraíso, bem como outros que já fora e não obtiveram o sucesso esperado.

Não sei se vc tem, ou se pode re-passar, mas gostaria de saber se tem alguma análise/planilha com a isca mais eficiênte em determinado horário?

Muitos já falaram que determinados horários o peixe está mais ativo e que nessa condição essa ou tal isca "teria" uma eficiência maior e que nos horários com "menor atividade" determinadas iscas teriam uma produtividade maior.

Bom, desculpe pelo intenso questionário e se puder me ajudar....agradeço desde já a atenção dispendida a mim, mas sou só mais um curioso que tem pretensões de conhecer aquele paraíso da pesca esportiva.

Abraço e meu muito obrigado novamente

Grande Nilton,

Sem qualquer problema...

Na verdade, nos últimos anos, quem vem cuidando desse aprimoramento estatístico dentro do nosso Grupo é o Rogério Cachara, a quem estou copiando essa sua demanda, e que - com um pouco de tempo - poderá lhe fornecer o feedback desejado !

Começamos - mais recentemente - a catalogar essas informações dentro de nossas estatísticas, e mesmo ainda sem um histórico que nos permitar afirmar com muita segurança, já é possível fazer algumas considerações sobre as ocorrências vivenciadas no rio Negro !

A princípio, e falando apenas pela minha experiência, entendo que as iscas twitch são muito eficazes por lá ! Preferencialmente as de cores mais claras...

Também as sub-walk tem sua razão de ser, principalmente em épocas em que os peixes estão mais manhosos !

Vamos deixar que o Cachara ( que tem os levantamentos de 2009 ) possa dar seu ponto de vista também, e então, quem sabe, poderemos editar um tópico sobre esse assunto, que - tenho certeza - irá interessar mais pessoas... joia:::

A determinação prévia da isca mais produtiva é tarefa quase impossível, posto que se trata de questão completamente circunstancial, que envolve elevado número de variáveis. O que podemos fazer é observar o passado e tentar extrair algum aprendizado.

Graças ao Kid, os Mocorongos possuem registro de todas as suas pescarias, cuja sistemática tem evoluído. Neste ano, na pescaria que realizamos no médio Rio Negro, introduzimos o registro das iscas para os peixes embarcados ( peixe que cruzou a borda do barco ) com mais de 4kg.

Como tivemos uma pescaria farta, os registros permitem fazer algumas tabulações interessantes.

A seguir tabela com as matadeiras:

Imagem Postada

Para efeito de tabulação, as iscas foram classificadas em Tipo 1 ( Zara, Twitch Bait, Popper, Meia Água, Hélice e Jig ) e Tipo 2 ( Superfície, Twitch Bait, Meia Água e Jig ).

Iscas Twitch Bait são também chamadas de sub- superfície. Atingem profundidade de até 30cm e não possuem barbelas como as meia água.

Não registramos a hora da captura do peixe, como pensou o Okada ( certamente o Kid vai gostar da idéia ). Todavia, como fazemos o registro das capturas por turno, calculei a produtividade média por hora por turno. Para tanto considerei turno matutino de 6 horas ( das 6 às 12h ) e vespertino de 3horas e 30 minutos ( 14 ás 17h30min ).

A seguir a tabulação considerando a classificação Tipo 1 das iscas:

Imagem Postada

Podemos observar que as iscas tipo Zara foram as mais produtivas, embarcando 1,2 peixe/hora no turno matutino, seguidas pelas Twitch Baits com 0,8 peixe/hora.

Todavia as Zaras apresentaram expressiva queda na produtividade no turno vespertino. Já as Twitch Baits, as prediletas do Kid, sofreram menos com a troca de turno.

A seguir a tabulação considerando a classificação Tipo 2 das iscas:

Imagem Postada

Com esta classificação, podemos observar que as iscas de superfície foram as iscas mais produtivas pela manhã, embarcando em média 1,7 peixe/hora. Todavia com a troca de turno a produtividade caiu pela metade.

Portanto, se deu bem o Mocorongo que pescou com isca de superfície pela manhã e Twitch Bait pela tarde.

Avaliando a produtividade dos peixes embarcados por turno, me deparei com um resultado curioso.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Considerando que a produtividade possui forte relação com a atividade dos peixes, podemos verificar que diferentemente dos tucunarés que são mais ativos pela manhã, os demais peixes ( traíras, bicudas, jacundás, etc. ) se mostraram mais ativos no turno vespertino.

Mais uma vez, ratifico, as tabulações apresentadas refletem as circunstancias encontradas pelos Mocorongos do G22 em sua pescaria de outubro de 2009, cujo relato pede ser lido ma seção Relatos de Pescarias. A amostra avaliada é muito pequena para se estabelecer regras. O propósito é contribuir com o tema com os dados que possuímos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Rogério, Kid e toda a sociedade mocoronga do Fórum...realmente espetacular os dados apresentados....e pra quem quer ir lá pela primeira vez ou já teve uma pescaria "frustante" por lá...esse é um bom parâmetro a ser seguido!

Espero que assim como vcs, o restante do pessoal Biguá Team, Traíras do Cerrado, Tucunas do Cerrado, Tucunaveia, Turma do Molongó e demais pescadores que por lá já estiveram, postem aqui suas "impressões" da isca "matadeira"/horário....ex: hélices mais eficiêntes no período matutino e vice versa.

Meu muitíssimo obrigado pelas informações e atenção dispendida a minha pessoa, sei que estas informações serão muito úteis a mim ( que pretendo ir logo conhecer aquele paraíso ), bem como a todo pescador que se aventure a uma pescaria no AM.

Abraços e obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados Nilton e Cachara,

Inegavelmente o mérito que o Cachara tenta me atribuir é praticamente dele !

Ele é quem desenvolveu um sistema eletrônico sobre o rudimentar sistema que tínhamos ( manual, de anotação gráfica, quase que na base da "mendicancia" aos integrantes dos nossos Grupos anteriores ), e graças a isso, estarmos montando um verdadeiro banco de dados de nossas pescarias !

Feito esse registro, alguns pontos são necessários repassar ( sem invalidar o levantamento estabelecido ) :

1. A preferência dos pescadores com relação ao tipo de isca usado é uma coisa que precisa ser levada em consideração, já que nossa preferência ( Mocorongos ) sempre foram as iscas de superficie - zaras - pouco utilizando as cansativas hélices ! Dentro do escopo de peixes embarcados, isso pode ter um diferencial interessante ! Claro que também tínhamos iscas de hélice na água ( o G22 tinha 12 integrantes ), mas a maioria não a considerava como opção prioritária...

2. O "universo" de peixes pesquisado, tratou exclusivamente daqueles indivíduos acima de 4 quilos, o que - convenhamos - já pasa a ser uma estratificação dentro da pescaria ! Há de se levar em consideração, que um volume razoável de peixes com peso inferior a esse padrão foram embarcados, e se as iscas usadas para pegar os "elencados" estiverem sendo repetidas ( e essa é uma tendência em qualquer pescaria ), esses percentuais crescerão ainda mais !

Por fim, e dentro de uma demonstração prática de como um pouco de "investimento" nas ações complementares ao "pescar e soltar" podem ser úteis a todos os pescadores, se devida e pacientemente registradas !

Imagem Postada

Ficam meus parabéns ao nosso Coordenador do G22 - Cachara - que não obstante aos constantes "muxoxos" e reclamações dos mais fominhas, sempre conseguiu manter nossos registros em dia, e nos possibilitar análises e avaliações como essas...

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo questionamento Nilton

e melhor ainda a coleta, trabalho e compartilhamento de dados, pra mim que nunca fui e estou planejando é um parâmetro muito bom e de acurácia superior que os achismos de cada um :bompost: :bompost: :bompost:

Parabéns aos Mocorongos e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente trabalho estatístico. Os dados observados parecem muito com o que eu observo no dia a dia das minhas pescarias. Mas me tire uma dúvida: neste trabalho foi levado em consideração o tempo trabalhado com as iscas, sejam A, B ou C. Perguntando de outra maneira: foi levado em consideração o número de arremessos realizados com as diferentes iscas? Pergunto isso, pois no geral eu trabalho muito mais com as iscas de superfície do que com iscas de meia água, por exemplo, assim, é natural que eu consiga pegar mais peixes com as icas de superfície. Ficou claro meu questionamento?

Nosso amigo Nilton Okada, enviou MP ao Kid solicitando dados adicionais referente ao tema produtividade de iscas.

Acolhendo a sugestão do Kid, estou postando a resposta ao Okada, já que pode interessar a outros do FTB.

Kid,

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo empenho em coletar informações e repassar abertamente a todos do fórum, realmente são importantíssimas para quem quer conhecer aquele paraíso, bem como outros que já fora e não obtiveram o sucesso esperado.

Não sei se vc tem, ou se pode re-passar, mas gostaria de saber se tem alguma análise/planilha com a isca mais eficiênte em determinado horário?

Muitos já falaram que determinados horários o peixe está mais ativo e que nessa condição essa ou tal isca "teria" uma eficiência maior e que nos horários com "menor atividade" determinadas iscas teriam uma produtividade maior.

Bom, desculpe pelo intenso questionário e se puder me ajudar....agradeço desde já a atenção dispendida a mim, mas sou só mais um curioso que tem pretensões de conhecer aquele paraíso da pesca esportiva.

Abraço e meu muito obrigado novamente

Grande Nilton,

Sem qualquer problema...

Na verdade, nos últimos anos, quem vem cuidando desse aprimoramento estatístico dentro do nosso Grupo é o Rogério Cachara, a quem estou copiando essa sua demanda, e que - com um pouco de tempo - poderá lhe fornecer o feedback desejado !

Começamos - mais recentemente - a catalogar essas informações dentro de nossas estatísticas, e mesmo ainda sem um histórico que nos permitar afirmar com muita segurança, já é possível fazer algumas considerações sobre as ocorrências vivenciadas no rio Negro !

A princípio, e falando apenas pela minha experiência, entendo que as iscas twitch são muito eficazes por lá ! Preferencialmente as de cores mais claras...

Também as sub-walk tem sua razão de ser, principalmente em épocas em que os peixes estão mais manhosos !

Vamos deixar que o Cachara ( que tem os levantamentos de 2009 ) possa dar seu ponto de vista também, e então, quem sabe, poderemos editar um tópico sobre esse assunto, que - tenho certeza - irá interessar mais pessoas... joia:::

A determinação prévia da isca mais produtiva é tarefa quase impossível, posto que se trata de questão completamente circunstancial, que envolve elevado número de variáveis. O que podemos fazer é observar o passado e tentar extrair algum aprendizado.

Graças ao Kid, os Mocorongos possuem registro de todas as suas pescarias, cuja sistemática tem evoluído. Neste ano, na pescaria que realizamos no médio Rio Negro, introduzimos o registro das iscas para os peixes embarcados ( peixe que cruzou a borda do barco ) com mais de 4kg.

Como tivemos uma pescaria farta, os registros permitem fazer algumas tabulações interessantes.

A seguir tabela com as matadeiras:

Imagem Postada

Para efeito de tabulação, as iscas foram classificadas em Tipo 1 ( Zara, Twitch Bait, Popper, Meia Água, Hélice e Jig ) e Tipo 2 ( Superfície, Twitch Bait, Meia Água e Jig ).

Iscas Twitch Bait são também chamadas de sub- superfície. Atingem profundidade de até 30cm e não possuem barbelas como as meia água.

Não registramos a hora da captura do peixe, como pensou o Okada ( certamente o Kid vai gostar da idéia ). Todavia, como fazemos o registro das capturas por turno, calculei a produtividade média por hora por turno. Para tanto considerei turno matutino de 6 horas ( das 6 às 12h ) e vespertino de 3horas e 30 minutos ( 14 ás 17h30min ).

A seguir a tabulação considerando a classificação Tipo 1 das iscas:

Imagem Postada

Podemos observar que as iscas tipo Zara foram as mais produtivas, embarcando 1,2 peixe/hora no turno matutino, seguidas pelas Twitch Baits com 0,8 peixe/hora.

Todavia as Zaras apresentaram expressiva queda na produtividade no turno vespertino. Já as Twitch Baits, as prediletas do Kid, sofreram menos com a troca de turno.

A seguir a tabulação considerando a classificação Tipo 2 das iscas:

Imagem Postada

Com esta classificação, podemos observar que as iscas de superfície foram as iscas mais produtivas pela manhã, embarcando em média 1,7 peixe/hora. Todavia com a troca de turno a produtividade caiu pela metade.

Portanto, se deu bem o Mocorongo que pescou com isca de superfície pela manhã e Twitch Bait pela tarde.

Avaliando a produtividade dos peixes embarcados por turno, me deparei com um resultado curioso.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Considerando que a produtividade possui forte relação com a atividade dos peixes, podemos verificar que diferentemente dos tucunarés que são mais ativos pela manhã, os demais peixes ( traíras, bicudas, jacundás, etc. ) se mostraram mais ativos no turno vespertino.

Mais uma vez, ratifico, as tabulações apresentadas refletem as circunstancias encontradas pelos Mocorongos do G22 em sua pescaria de outubro de 2009, cujo relato pede ser lido ma seção Relatos de Pescarias. A amostra avaliada é muito pequena para se estabelecer regras. O propósito é contribuir com o tema com os dados que possuímos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Bravel,

Na minha resposta anterior, cheguei a abordar parte do que pergunta...

Partindo do pressuposto que se tratava de uma pescaria, e que o objetivo era ( de fato ) usar aquilo que mais produtivo fosse ( para quem estava pescando ), é natural que esse tipo de verificação ( tempo e número de arremessos feitos com cada isca ) não fosse levado em consideração ! praia::

Entendo também, que neste tipo de pescaria, o que conta mesmo é a emoção, e para que ela se realce, nada como as iscas de superfície...

Inegavelmente que se forçar o uso das meia-águas, elas serão sempre mais produtivas, mas nem sempre é disso que estamos atrás numa pescaria... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem toda razão! Minha pergunta foi mesmo voltada para uma estatística mais técnica, o que contraria a emoção da pesca, rs...

Caro Bravel,

Na minha resposta anterior, cheguei a abordar parte do que pergunta...

Partindo do pressuposto que se tratava de uma pescaria, e que o objetivo era ( de fato ) usar aquilo que mais produtivo fosse ( para quem estava pescando ), é natural que esse tipo de verificação ( tempo e número de arremessos feitos com cada isca ) não fosse levado em consideração ! praia::

Entendo também, que neste tipo de pescaria, o que conta mesmo é a emoção, e para que ela se realce, nada como as iscas de superfície...

Inegavelmente que se forçar o uso das meia-águas, elas serão sempre mais produtivas, mas nem sempre é disso que estamos atrás numa pescaria... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outro dado em questão que deve ser ressaltado e não deixado de lado, nessa pesquisa o que se ve é mais quantidade sobre a qualidade e não produtividade geral, pois se fossemos verificar as mais produtivas mesmos iríamos ter que colocar em conta os peixes menores de 4 Kg (que foi em quantidade muito superior aos acima de 4 como já deveriam ser) que não foram contadas as iscas, mas que eu que participei do G22 pude observar que as Twich, barbelas e peninhas foram as que mais pegaram peixes nesse patamar disparadamente utilizadas pela maioria dos Mocorongos que estavam atrás da quantidade pois são menos seleteivas doque as grandes zaras, Hélices etc. teve pescador que caiu em um cardume e pegou mais de 30 tucunas pequenos em meia-hora um só turno só com peninha e por aí vai, somando quantidade.

Outra observação é que nas zaras entraram as Jumpin Minnow que na verdade são Zaras/Sticks, e eu particularmente só pesquei com ela Stickando que estava dando mais resultado doque zarando o que não é uma regra pois depende do dia, semana etc. o peixe pode estar atacando stick ou zara!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a joão pepino é a versão brz da jumping minnow T10/T20, correto?

penso que até o nome "lembra", pois falavam, "jãmp minou", "jãp mino" e ficou joão pepino!

Pode ser viajem, mas que tem sentido tem! ehehe

e bem legal esse controle, parabens por fazer e por divulgar!

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é Danilo, acertou!!!

O auge da Jumping Minnow T20 se deu na represa de Pereira Barreto, todos pescavam com ela e pegavam muito, um sucesso, e alguns pescadores apelidaram a propria Jumping Minnow de "JOAO PEPINO".

Posteriormente, embalados pelo sucesso da isca importada, as empresas nacionais começaram a copiar o modelo e em um desses o nome dado foi exatamente " JOAO PEPINO"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa Vini, viajei e acertei!! ehehehe

sim Kid, mas quando falamos que alguem tomou uma piaba, dá até briga!!! eheheh

mas a pergunta é que somente esse modelo ( independente da marca ) teve uma produtividade cerca de 30% da pesca, o que é bastante.

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton eu praticamente usei 3 ou 4 iscas na minha pescaria.

As minhas impressões foram a seguinte, quanto a melhor produtividade:

Início das manhãs: Jumping Minnow T20, Dr.Spock ou Trairao

Sol quente ( das 10hras pra frete ): Hélices + hélices

Final da tarde: Jumping Minnow T20

Refugo: Jig ou Aile Magnet 125mm

Eu poderia ter levado só uma caixinha da Plano, mas vc conhece pescador né ? rsrs

Essa foram as minhas matadeiras ... o resto da caixa ficaram só de enfeite rsrs

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

todos os piloteiros nao recomendavam helices de manha cedo. Ao tocar na vara de helice eles me falavam "calma beto, ta cedo ainda pra helice".

Todos os piloteiros do Barco Angatu tambem preferem mais joao pepino do que dr. spock. nao senti que nenhum deles gostassem das zaras clássicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...