Ir para conteúdo

NOTÍCIA SÉRIA SOBRE SM


Posts Recomendados

Fala galera do bem! joia:::

Descobri um fato e gostaria de compartilhar com os amigos pescadores. Vocês sabiam que a represa de Serra da Mesa nunca encheu? Eu não. lacou::

É verdade, até hoje o nível da represa chegou a apenas 55% de sua capacidade total... Desta forma, faltam ainda 15 metros, verticalmente, para que SM atinja sua capacidade máxima!!! doeu:: Imaginem vocês o que é 15 m verticalmente no reservatório de SM. Não sei quanto a vocês, mas as casas que conheço ao redor da represa, na sua grande maioria, devem ir para debaixo d'água... doeu:: lacou::

A empresa Furnas determinou que toda a capacidade do lago seja atingida em 3 anos. Este ano de 2010, provavelmente encherá 6m e os 9 restantes nos outros dois próximos.

É isso aí galera, quem tiver com intenção de adquirir algum imóvel em SM deêm uma olhada antes se a área não foi comprada por Furnas para ficar embaixo d'água. Digo isso, porque recentemente andei olhando alguns loteamentos por lá e nunca ouvi ninguém comentar este fato. Furnas indenizou todos os proprietários e agora DETERMINOU que o lago seja enchido em sua plenitude.

Para os descrentes, informo-lhes que o mesmo processo aconteceu com a represa de Três Marias em MG. As pessoas venderam/construíram em área que era da CEMIG... resultado, quando foi possível encher o lago foi feita esta determinação pela empresa e várias pessoas, inclusive, entraram com mandado de segurança na justiça. Só que nenhuma logrou êxito, haja vista a empresa ter indenizado todas as pessoas, guardando inclusive os recibos destas. Quem vendeu os "lotes" que não eram deles deram-se bem, arcando com o prejuízo apenas os desavisados de plantão.

Forte abraço a todos. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, na realidade ela encheu um pouco mais que 55%. Isso foi em maio de 2007 quando ela atingiu sua cota máxima até então, 58,89%, de acordo com o site do ONS. Veja:

Região Norte

Tocantins Serra da Mesa 448,40Mts 58,89 %

Tucuruí 73,81 98,54 6.362 5.673 0....

Nessa época fui pescar lá e vi os comentários que ela atingiria o nível máximo em 2011. Como você bem falou, não vai ficar nada lá como a gente está acostumado. Minha preocupação maior , é com o fato da água atingir áreas de mata provocando a morte das mesmas e consequentemente a intoxicação da água da represa, fenômeno que ocorre toda vez que um lago sobe muito. Isso faz com que os peixes sumam, ou morram, pela falta de oxigênio. Me corrijam se eu estiver equivocado.

Aqui vai o site do ONS: http://www.ons.org.br/resultados_operac ... /index.htm é só clicar em situação dos principais reservatórios de acumulação e olhar a data que interessar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquei em Epitacio quando faltava 8 mt para encher totalmente, quanto decomposição da mata não acredito que va causar estragos quando encher , o estrago vai ser igual a Epitacio,o peixe vai estar la porem muiiiiiito mais dificil sua captura com isca artificial, tanto é que em Epitacio e outras represas estão cada vez mais usando lambari,não condeno quem pesca com lambari , mas parece que em represas que usam muito lambari o tucunaré fica acustumado e não entra facil em isca de superficie,vejam o caso de Pereira Barreto, Miguelopolis, Furnas, Sta Izabel,Rifaina, etc etc e logico somando isso a profundidade fica dificil.

Pessoal isso sou eu que acho tá? hehehehehehehehhe

Abr Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado fiquei sabendo que a represa subiria mais 10 metros e os moradores ribeirinhos já tinham sido avisados. Quem falou isso foi o Geraldinho, da Pousada

Serra Negra.

Eu não acredito nessa história pois, quando o lago foi construído várias obras foram feitas (pontes, novas estradas). Se isto acontecer, a ligação de Goiás com o Nordeste/Norte ficaria prejudicada tendo em vista que a Rodovia Belém/Brasília ficaria submersa naquele trecho (cidade de Uruaçu-GO). E, pelo que consta, não existes obras naquela região. Mas, posso estar enganado. O que não falta político mentiroso! ::evil::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado fiquei sabendo que a represa subiria mais 10 metros e os moradores ribeirinhos já tinham sido avisados. Quem falou isso foi o Geraldinho, da Pousada

Serra Negra.

Eu não acredito nessa história pois, quando o lago foi construído várias obras foram feitas (pontes, novas estradas). Se isto acontecer, a ligação de Goiás com o Nordeste/Norte ficaria prejudicada tendo em vista que a Rodovia Belém/Brasília ficaria submersa naquele trecho (cidade de Uruaçu-GO). E, pelo que consta, não existes obras naquela região. Mas, posso estar enganado. O que não falta político mentiroso! ::evil::

Não Sr. João, a cota de Uruaçu é bem mais alta, a ponte que passa por cima do Maranhão está a pelo menos 20m acima do nível de hoje. E a margem mais próxima da 153 está a pelo menos 15Km. A outra ponte da 153 (logo após Uruaçu ao lado de uma cerealista) está a pelo menos 30m acima de um dos ribeirões que caem na represa.

Esta questão da cota estar bem abaixo da máxima não é de hoje, me lembro de conversar sobre isto em 2001 ainda com o dono de alguns ranchos junto a Uruaçu (Condomínio Lago Azul), me lembro quando na situação ele nos explicou que seus ranchos ficavam muito longe da água porque ele era um dos únicos da região que respeitava a cota determinada pela hidroelétrica.

Como bem disse o Claudio, as história só desaparece quando algum esperto quer fazer "negócio".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É moçada isto é uma verdade, mas não vamos deixar de pescar por lá né, hehehhe...........Quem repeita a lei sempre estara bem protegido, joia::: tenho um rancho em Nova PONTE MG o fiz a 120mts da cota maxima respeitando a lei que na época bastava apenas 100mts.......até o IEF ja o utilizou como ponto de apoio em operações na região. Mas a primeira pergunta foi: o Seu rancho esta dentro da lei. ::tudo::

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...em conversa com o Ediley agora pouco ( 17:00 ) ele me passou o raio x de serra da mesa.Me falou que um pessoal da formula Truck estava pescando por lá durante 3 dias, e toos sairam da pousada satisfeitissimos.Segundo o Ediley eles fizeram um mini torneio entre eles e saiu mutissimo peixe, o barco vencedor embarcou 115 tucunarés nos 3 dias.Ele tambem me falou que sairam muitos peixes acima de 4 KG.Me animou muito essa noticia.

Resumindo...a represa esta cheia, mas tá saindo muito peixe.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você bem falou, não vai ficar nada lá como a gente está acostumado. Minha preocupação maior , é com o fato da água atingir áreas de mata provocando a morte das mesmas e consequentemente a intoxicação da água da represa, fenômeno que ocorre toda vez que um lago sobe muito. Isso faz com que os peixes sumam, ou morram, pela falta de oxigênio. Me corrijam se eu estiver equivocado.

Abraço.

Pesquei em Epitacio quando faltava 8 mt para encher totalmente, quanto decomposição da mata não acredito que va causar estragos quando encher , o estrago vai ser igual a Epitacio,o peixe vai estar la porem muiiiiiito mais dificil sua captura com isca artificial, tanto é que em Epitacio e outras represas estão cada vez mais usando lambari,não condeno quem pesca com lambari , mas parece que em represas que usam muito lambari o tucunaré fica acustumado e não entra facil em isca de superficie,vejam o caso de Pereira Barreto, Miguelopolis, Furnas, Sta Izabel,Rifaina, etc etc e logico somando isso a profundidade fica dificil.

Pessoal isso sou eu que acho tá? hehehehehehehehhe

Abr Marcão

Airton,

Você está certo quanto a "intoxicação" da água do reservatório. Na verdade o que ocorre é uma diminuição da disponibilidade de oxigênio para os peixes. Isso é decorrente da decomposição da matéria orgânica, durante esse processo os organismos bentônicos (os principais decompositores da matéria orgânica) consomem muito Oxigênio e liberam CO². Como resultado pode se ter uma anoxia (falta de oxigênio) em regiões mais profundas, a qual pode levar a mortanddade de peixes ou limitar a sua distribuição no ambiente.

Com essa decomposição o ambiente fica eutrofizado (devido ao excesso de nutrientes) e freqüêntemente ocasiona no aparecimento em excesso de macrófitas aquáticas, que quando morrem vão para o fundo do lago e liberam mais nutrientes e contribuem para o aumento no consumo do Oxigênio pelos organismos decompositores, reativando o ciclo. Por isso é comum vermos a derrubada de árvores nas margens do curso d'água que será afetado pelo represamento, por exemplo em Corumbá IV. Esse desmatamento é para evitar danos futuros ao corpo d'água.

Espero ter ajudado com alguma coisa a respeito desse assunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala galera do bem! joia:::

Descobri um fato e gostaria de compartilhar com os amigos pescadores. Vocês sabiam que a represa de Serra da Mesa nunca encheu? Eu não. lacou::

É verdade, até hoje o nível da represa chegou a apenas 55% de sua capacidade total... Desta forma, faltam ainda 15 metros, verticalmente, para que SM atinja sua capacidade máxima!!! doeu:: Imaginem vocês o que é 15 m verticalmente no reservatório de SM. Não sei quanto a vocês, mas as casas que conheço ao redor da represa, na sua grande maioria, devem ir para debaixo d'água... doeu:: lacou::

A empresa Furnas determinou que toda a capacidade do lago seja atingida em 3 anos. Este ano de 2010, provavelmente encherá 6m e os 9 restantes nos outros dois próximos.

É isso aí galera, quem tiver com intenção de adquirir algum imóvel em SM deêm uma olhada antes se a área não foi comprada por Furnas para ficar embaixo d'água. Digo isso, porque recentemente andei olhando alguns loteamentos por lá e nunca ouvi ninguém comentar este fato. Furnas indenizou todos os proprietários e agora DETERMINOU que o lago seja enchido em sua plenitude.

Para os descrentes, informo-lhes que o mesmo processo aconteceu com a represa de Três Marias em MG. As pessoas venderam/construíram em área que era da CEMIG... resultado, quando foi possível encher o lago foi feita esta determinação pela empresa e várias pessoas, inclusive, entraram com mandado de segurança na justiça. Só que nenhuma logrou êxito, haja vista a empresa ter indenizado todas as pessoas, guardando inclusive os recibos destas. Quem vendeu os "lotes" que não eram deles deram-se bem, arcando com o prejuízo apenas os desavisados de plantão.

Forte abraço a todos. :amigo:

CARA TO INDO PRA LA DOMINGO AGORA TO SUPER PREOCUPADO COM ISSO TO ACHANDO Q VAMOS ESTERKAR KKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dono do fazenda aonde sempre vou pescar que fica no caminho para Colinas do Sul sempre me disse sobre essa subida do nível da lagoa. O sede da fazenda fica muito longe da lagoa, mais até a ponte perto da casa tem elevação, e essa foi feita pela empresa responsável pela barragem, que pelos cálculos a água iria até perto da fazenda chegando à essa ponte. Então realmente vai subir.

Ele sempre disse que as pessoas que fizeram rancho perto da lagoa estão fora do limite e vão ter as casas cobertas por água. Até no Condomínio Brasil um vez que fui lá o dono de um rancho me falou que eles passaram em 2007 alertando sobre a subida da água.

Agora é torcer para ela não subir tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...