Ir para conteúdo

Canavieiras BA 29/06 e 01/07/07


Posts Recomendados

Pescaria de Improviso, Canavieiras BA 29/06 e 01/07/2007

Caros amigos, no início da semana passada recebi um convite de alguns amigos para irmos à Canavieiras no dia 01/07 onde um deles iria inaugurar o curral novo de uma das fazendas e tinha armado um churrasco com um boi e um carneiro abatidos na horas e 25 caixas de cerveja. Óbvio que não iria recusar e sabendo da fama pesqueira da região resolvi aventurar colocar minha tralha no carro para uma pescaria independente de maré, condição de água, etc...

Em Canavieiras...

Ao chegar em Canavieiras fui logo me informar na pousada sobre os guias que faziam esse tipo de passeio (pescaria), me forneceram uma lista, e após conversar com amigos que tinham propriedades lá, e nativos da região todos me recomendaram o guia Bigode e seu filho Dedéu.

Liguei sabendo que seria difícil a disponibilidade dos mesmos pois queria pescar no dia posterior e após muita conversa com Bigode que informou que não era a maré nem a época certa, que a água estava suja, que não tava bom para peixe e que ele e Dedéu já tinham passeio marcado para os dia em que estaria por lá resolvi marcar a pescaria com o outro filho do Bigode, o Márcio, que é mais novo no ramo ( 2 anos contra 15 anos de experiência do Bigode), mas sabia que era cobra criada pelo experiente guia.

Fui então aproveitar uma noite recheada de muita cerveja, guaiamum e outras deliciosas especiarias da região. Aliás, o guaiamum é o melhor de todos em minha humilde opinião, só chegando perto dele a "Cabeça do Robalo", que na verdade não tem nada a ver com o peixe robalo, nada mais é que caranguejo catado servido na cabeça junto com a barriga do próprio caranguejo e um pirão delicioso para acompanhar com muita cerveja. Néctar dos Deuses, dá pra se viver só disso !!! rsrsrs

A pescaria

No outro dia partimos da marina por volta das sete horas da manhã. Como os guias disseram que o mangue estava ruim para pesca devido a maré, resolvi descer para o Rio Salsa que haveria a possibilidade de fisgar robalos e tucunarés no mesmo rio.

Imagem Postada

Vista da cidade

Imagem Postada

Saída do cais

Chegando no Salsa começamos a explorar os pontos e realmente a água não estava boa, e avistamos algo chato, devido ao período de defeso do Robalo os tarrafeiros estavam por lá atrás do Tucunaré jogando as tarrafas e alguns com redes e vinham pra cima da gente na direção do nosso barco atrapalhando a pescaria, o guia Márcio ficou chateado ainda queria discutir com um deles mas resolvemos partir para outros pontos para não estragarmos de vez nossa diversão.

Tinha tarrafeiros por todos os lados, a hora passando e nada de peixe só enrosco pois tinha muita vegetação no rio atrapalhando a pescaria.

Em uma dessas vegetações que a linha pesou e comecei a recolher, como não tinha briga vim recolhendo pensando que era enrosco e por incrível que pareça quando se aproximou do barco vimos que não era enrosco e sim um belo Flecha que segundo o guia pesava uns 2 quilos, espantado preparei a fisgada só que foi tarde demais o peixe que parecia estar em transe, despertou e escapuliu da minha X Rap 10 clown que nem um raio. Pense num cara que ficou bravo!!!

Após este episódio fui explorando outros pontos até encontrar alguns tucunas que resolveram sair na foto, poucos, a maioria pequenos demais que nem fotografei mas pelo menos não saí dedão. Detalhe os peixes não atacavam iscas de superfície nem a pau, só meia água. E a salvação foi a minha Bomber 14 PCH, a matadeira.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

A Festa

No dia 30 fui para a inauguração do Curral e após muita cerveja algo dizia em minha mente: "Marcelo marque outra pescaria mesmo que de um turno só", "vai atrás daquele robalo". Eu sei que esse pensamento me perturbou o dia inteiro e a noite resolvi ligar para Márcio e marcar uma manhã de pesca no manguezal mesmo contra a vontade dos guias, onde sairia às 7 da matina e voltaria meio dia já que tinha outro compromisso festivo nesse horário.

Imagem Postada

Imagem Postada

A cidade é bem acolhedora.

Segundo dia de pesca

Então partimos no dia primeiro para o mangue e chegando lá Márcio fala para mim : ? Vamos bater as margem enquanto a maré ainda ta brava e quando chegar no reponto a gente vai estar nos pontos bons de pesca, hoje eu garanto que você vai tirar um robalo."

Imagem Postada

Em busca do ponto perfeito

Notei que não tinha um único pescador no mangue nem rede devido ao período de Defeso do Robalo, aliás toda a cidade desde taxistas, garçons, recepcionistas da pousada estavam ciente do defeso e os próprios pescadores se policiavam para não deixar ninguém matar o Robalo, algo que me deixou bastante alegre.

Logo nos primeiros arremessos um Flechão dá uma pancada no Stick Nakamura saindo da água e jogando o Stick no galho enroscando a minha isca e ainda deu duas rabadas na água para se despedir. Pense em uma cena linda!

Depois dessa cena já tinha certeza que a pescaria seria boa. Márcio então fala para mim: "Porque não bota a isca matadeira?" E logo resolvi colocar a bomber 14 PCH, quando chegamos nos pontos promissores começou a festa Caranha, Carapitanga, Xareletes e vários Robalos todos na mesma isca, não troquei mais, e até meio dia tivemos uns 15 peixes embarcados finalmente me deixando realizado e com vontade de retornar a região o mais rápido possível.

Imagem Postada

Imagem Postada

Pevinha

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/Pevo.jpg

Um Pevão

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/outroRobalin.jpg

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/MotorpreltricoRusticidadeefuncional.jpg

Motor "pre-elétrico". Rustico e funcional!

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/maisumrobalin.jpg

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/Maisumflechinha.jpg

Mais um flechinha

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/Flecha.jpg

Um Flecha

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/Carapitangaser.jpg

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/Caranha.jpg

Bela Caranha

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/bompeva.jpg

Bom Peva

Material Utilizado:

Rio Salsa

- Conjunto titular: Carretilha Daiwa Zillion SHLA Vara Rapala Gold 5,6 20 Lb

- Conjunto Reserva: Carretilha Quantum Accurist Vara Rapala Silver 5,3 17LB

Mangue:

- Conjunto Titular: Carretilha Daiwa Zillion SHLA Vara Rapala Silver 5,3

17LB

- Conjunto reserva: Carretilha Quantum Accurist Vara Rapala golg 5,6 20LB

Iscas Artificiais mais utilizadas:

- Bomber long A 14 PCH

- Stick Nakamura

- X Rap 10 Clown

Guias de pesca:

- Bigode (0xx73) 99958170

- Márcio (0xx73) 99768222

- Dedeo (0xx73) 99958837 ou 32843137

Pousada:

- Canes Porto Mar Hotel (0xx73) 32841072 ou 32844984

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcelo,

Show de relato e de imagens !

Pensar que Canavieiras não é só um ponto de pesca oceãnica...

Diversão garantida, com variedade de espécies...

E os tucunas, bem "espertos" para conviverem com os robalos !

Muito legal essa sua viagem !

Tô pensando em estruturar uma desse tipo...

Mais adiante vou lhe consultar a respeito !

Parabéns pelo resultado ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rEALMENTE, COM CERTEZA ESSES NAO SAO AMARELOS COMUNS, SAO BORBOLETAS OU AÇUS (PRA MIM É AÇU). OLHA O MAPA NO OPÉRCULOS DELES, NEM AMARELO NEM PITANGA TEM ISSO.

QUEM JA TIVER TIDO CONTATO COM ESSES PEIXES FAVOR SE PRONUNCIAR E ESCLARECER ESSA DUVIDA.

BRAÇÃO

Que top Marcelo!

E que tucunas bacanas, parecem até os borboletas. :lol: 8)

Parabéns, ótimas fotos :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Popper

, agora quanto a pescar macacos, tem essa não peguei uns 10 nessa pescaria, segundo os guias até os reis da mídia pegam bastante macacos na pescaria, experimenta logo que viciarás!

Fala Kid,

pode me consultar a vontade será um prazer conversar com voce se quiser eu deixo meus tels. para voce em uma MP!

Valeu Xandego,

Quais são esses tucunas eu não sei, mas já temos várias especulações, eu sei que são bonitos.

Fala Rodrigo,

Só sei de uma coisa depois que voce pegfar o primeiro não vai mais querer parar. Sou novato na pesca de Robalos!

Valeu Adhemar, graças a Deus deu tudo certo!

Fala amigo Tiago,

Voce já é a terceira pessoa que após ver a foto acha que esse é um Açu, mas como eu não entendo nada deixo para os amigos mais experientes como voce esclarecerem!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...olha só, pelo que eu sei, aquele desenho preto na cara do peixe so existe dos pacas, açus, azuis e se nao me engano no vermelho e no borboleta, mas nesses as manchas sao mais discretas.

Tambem estou esperando os conhecedores de tucunare açu se manifestarem.

bração

Fala amigo Tiago,

Voce já é a terceira pessoa que após ver a foto acha que esse é um Açu, mas como eu não entendo nada deixo para os amigos mais experientes como voce esclarecerem!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...