Ir para conteúdo

Trajes do Pescador


Posts Recomendados

TRAJES DO PESCADOR

É notável a influência que as cores exercem na vida do homem. Em quase todos os campos da atividade humana, as cores exercem uma influência e um fascínio muito especiais.

A pesca esportiva não foge à regra mesmo porque possui o seu lado estético, presente nas cores de uma imensa variedade de equipamentos e de indumentárias existentes no mercado.

Ainda que a moda possa ditar ou impor os produtos a serem comprados, no caso das cores das indumentárias (boné, chapéu, camisa, calça, bermuda, meias e/ou tênis) a decisão não pode ser isenta, sob o risco de sérios prejuízos à saúde do pescador.

O ESPECTRO DA LUZ BRANCA SOLAR

O físico e matemático inglês Isaac Newton (1642-1727) realizou as primeiras experiências sobre a natureza das cores. Ele verificou que um feixe de luz solar, ao atravessar um prisma de vidro, se abria num feixe colorido com as cores: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta (as 7 cores fundamentais do espectro).

Cada uma das cores fundamentais ser de fonte luminosa, constituída por ondas com determinada freqüência. A freqüência da onda luminosa costuma ser medida pela quantidade de vibrações por segundo - essa unidade é denominada HERTZ (símbolo Hz). A luz vermelha, exemplo, vale 375 trilhões de vibrações por segundo (375 trilhões de hertz). No outro extremo do espectro, a luz violeta equivale a 750 trilhões de hertz.

TRANSFORMAÇÃO DA LUZ EM CALOR

A luz é uma forma de energia, podendo se transformar em outras formas energéticas. No caso de corpos coloridos e negros, a energia luminosa não-refletida é absorvida pelo objeto, convertendo-se em calor que os aquece. Por isso, quanto mais escuro for um objeto, tanto mais ele se aquecerá ao ser exposto ao Sol.

Explicando melhor: os corpos brancos ou mais claros REFLETEM todas as luzes e, portanto, produzem menos calor; os corpos negros (ou mais escuros) ABSORVEM maior quantidade de energia luminosa e, portanto, se convertem em mais calor.

TRAJES CLAROS: A MELHOR OPÇÃO

Em caso de exposição ao Sol inclemente, a melhor decisão do pescador é vestir roupas claras. Isto porque elas REFLETEM a maior quantidade de energia solar que recebem, produzindo menos calor ao corpo que visam proteger.

Cabe ainda destacar que, em termos psicológicos, as cores vermelha, alaranjada e amarela são consideradas cores quentes ou excitantes, ao passo que as cores violeta, azul e verde são consideradas calmantes.

Com base nessas elucidações científicas, deixamos aos pescadores a decisão final sobre os melhores trajes a serem adquiridos para serem usados nas suas pescarias. Boas e "claras" compras !

Bibliografia

SOARES, Paulo Toledo. O Mundo das Cores. São Paulo: Moderna, 1991. (Coleção Desafios)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive lendo a respeito da influência das cores na nossa vida em geral e em especial as sugeridas nas roupas p/ pescaria e aos benefícios p/n/saúde, entretanto, p/experiência própria, na pesca da tilápia, as cores claras denunciam n/presença e afugentam os peixes, especialmente na pesca de barranco, já notei que tb influe na pesca de carpas c/molinetes lançados em maior distância, mais é sempre bem vinda toda informação que nos ajude a viver e pescar melhor. Abraços.Marcão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...