Ir para conteúdo

Tanque de Piscicultura...


Flávio Henrique

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Estou querendo fazer um tanque de piscicultura em meu quintal (tanque em torno de 200 m2), porém ainda tenho dúvidas a respeito do assunto (mesmo fazendo inúmeras pesquisas na internet). Queria saber se alguem do fórum se familiariza com esse assunto e que poderia me dar uma ajudinha, pois estou com medo de mandar cavar o buraco e depois dá merda (por exemplo: tipo de solo errado). Moro na Col. Agrícola Samambaia (perto do Centro de Taguatinga) se alguém puder me auxiliar eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta pensando em fazer todo cimentado?? Ou somente o buraco mesmo?

No caso de cimentado terá que cuidar da impermeabilidade do tanque, e ainda precisará esperar um tempo até que a água do tanque esteja limpa das impuresas tóxicas do cimento.

No caso de somente o buraco, pelo que sei vc terá que fazer o buraco, colocar uma lona plástica própria para isso e dps cobrir a lona com terra.

Que peixes está pensando em criar? Vai ter disposição de ração para alimentação ou está pensando em deixar ao acaso?

Como é o seu terreno, vc tem facilidade de água corrente e boa qualidade? Descontaminada?

Aí em Taguatinga tem o Pesque Pague Taguatinga, excelente local para vc ir coletar todas as informações necessárias para seu empreendimento...

Qualquer coisa estamos aeh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Bruca, estou querendo fazer o buraco e compactar o fundo para impermeabilizar ao máximo o escoamento da água. Quanto aos peixes, estou pretendendo colocar tucunarés, surubins, pirarucu (1 ou 2 só) e tilápias para servirem de alimento (sendo que as tilápias serão alimentadas com algas que serão obtidas através da adubação do tanque). A água terei de improvisar com meu poço artesiano, como o tanque será pequeno acho que dá para controlar as características fisico-químicas da água.

Eu até dei um passada no pesque pague Taguatinga e peguei algumas informações, mas precisaria de dados de alguém que fez um tanque somente para lazer em casa, e se possível pudesse até mesmo dar uma olhada na área destinada ao tanque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Flavio. Sou zootecnista e fui piscicultor e talvez possa dar algumas dicas.

Para esclarecer: Viveiro é feito na terra, Tanque em alvenaria.

Primeiro vc deve verificar como fazer a drenagem do viveiro. Sempre deve ser a saida da água por baixo, nunca por cima, pois isso manterá a qualidade da água e limpará os detritos.Então veja se isso é possivel.

Alvenaria é oneroso e deve ser encarado como construir uma piscina, afinal o peso e força que a água impele contra o fundo e as paredes é descomunal.

Uma boa solução é o uso de mantas de borracha com proteção UV, sendo a beirada gramada. Tente achar a recolast ou sansuy.basta colocar sobre o viveiro compactado.

è bem provavel que algum dia vc necessite de um aerador, não descarte esta possibilidade.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Flavio. Sou zootecnista e fui piscicultor e talvez possa dar algumas dicas.

Para esclarecer: Viveiro é feito na terra, Tanque em alvenaria.

Primeiro vc deve verificar como fazer a drenagem do viveiro. Sempre deve ser a saida da água por baixo, nunca por cima, pois isso manterá a qualidade da água e limpará os detritos.Então veja se isso é possivel.

Alvenaria é oneroso e deve ser encarado como construir uma piscina, afinal o peso e força que a água impele contra o fundo e as paredes é descomunal.

Uma boa solução é o uso de mantas de borracha com proteção UV, sendo a beirada gramada. Tente achar a recolast ou sansuy.basta colocar sobre o viveiro compactado.

è bem provavel que algum dia vc necessite de um aerador, não descarte esta possibilidade.

abraços

Ótimas observações, concordo com o Rodrigo, se for fazer um viveiro de terra precisa de uma grande renovação de agua sim, principalmente para os tucunarés que são peixes sensíveis a variação de oxigênio

e precisam de agua limpa, no caso as tilapias são um bom alimento, se reproduzem muito rápido, mas com o tempo os pintados e pirarucus comerão até as matrises rsrsrs, tente se informar bem, pq não é barato fazer isso e qualquer problema no solo ele pode romper.

De qualquer modo boa sorte!!

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo e Ale, obrigado pelas dicas. . . é por isso mesmo que estou fazendo uma pesquisa detalhada sobre o assunto para não dar murro em ponta de faca. Com essas dicas já vou analisar direito as possibilidades de implantação de um viveiro em meu terreno. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai colocar surubins junto com os tucunarés?? acho meio arriscado para os tucunas, filhotes de tucunarés deve ser um alimento e tanto para os peixes de couro...

abraço

É Pedro, eu também ainda não vi nenhuma criação com essas duas espécies juntas. Mas como será um viveiro recreacional farei um "teste", pois os tucunarés tem um cuidado parental enorme o que pode ajudar as duas espécies conviverem num mesmo viveiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em viveiros dessa dimensão é realmente improvavel manter especies como essas. O surubim , pintados e cacharas são territorialistas e em média, algumas criaçoes usam densidade baixissimas para terem sucesso.algo em torno de um kilo de peixe para 10 m2.

Outro detalhe importante é a coloração da água. Muitos pensam em aguas cristalinas, mas o ideal é a água verde com fitoplancton , que fornecerá Oxigenio pela fotossintese e manterá a transparencia em niveis adequados.

Acho que para seu projeto dar certo vc deve eleger somente uma especie principal e outra forrageira. EX: tucunaré / Tilapia .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em viveiros dessa dimensão é realmente improvavel manter especies como essas. O surubim , pintados e cacharas são territorialistas e em média, algumas criaçoes usam densidade baixissimas para terem sucesso.algo em torno de um kilo de peixe para 10 m2.

Outro detalhe importante é a coloração da água. Muitos pensam em aguas cristalinas, mas o ideal é a água verde com fitoplancton , que fornecerá Oxigenio pela fotossintese e manterá a transparencia em niveis adequados.

Acho que para seu projeto dar certo vc deve eleger somente uma especie principal e outra forrageira. EX: tucunaré / Tilapia .

Isso é verdade Rodrigo... acho que terei que determinar uma espécie "topo de cadeia" e outras que servirão de alimento para esta. E a água tem que estar esverdeada mesmo, pois só assim haverá algum tipo de "produção" de O² no viveiro, o que diminuiria a necessidade de algum tipo de oxigenação artificial no viveiro. Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em viveiros dessa dimensão é realmente improvavel manter especies como essas. O surubim , pintados e cacharas são territorialistas e em média, algumas criaçoes usam densidade baixissimas para terem sucesso.algo em torno de um kilo de peixe para 10 m2.

Outro detalhe importante é a coloração da água. Muitos pensam em aguas cristalinas, mas o ideal é a água verde com fitoplancton , que fornecerá Oxigenio pela fotossintese e manterá a transparencia em niveis adequados.

Acho que para seu projeto dar certo vc deve eleger somente uma especie principal e outra forrageira. EX: tucunaré / Tilapia .

Isso é verdade Rodrigo... acho que terei que determinar uma espécie "topo de cadeia" e outras que servirão de alimento para esta. E a água tem que estar esverdeada mesmo, pois só assim haverá algum tipo de "produção" de O² no viveiro, o que diminuiria a necessidade de algum tipo de oxigenação artificial no viveiro. Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Lembra da aula de biologia? LUZ +Co2+clorofila=fotossintese + o2

Escuro+O2+ clorofila=respiração + Co2.

Portanto de dia se produz Oxigenio, mas a noite parte dele é consumido.

Por essa razão eu lhe disse que poderá precisar de aerador.Dependendo da quantidade de peixes, durante a noite pode faltar O2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...