Ir para conteúdo

Peixes do rio São Francisco


Posts Recomendados

Pessoal um amigo me fez uma pergunta que eu não soube responder até mesmo por não conhecer o rio São Francisco e ter pouco conhecimento sobre o mesmo e gostaria da ajuda de vocês, segue abaixo o questionamento:

Neste fim de semana me surgiu uma dúvida: Por que o Rio São Francisco corre para o norte e tem caracteristicas de rios que correm para o sul? Ex.: Dá peixes como dourado, piarapa, etc e não dá peixe comum aos rios que correm para o norte (exp.: Araguaia), tais como: pirarara, piraíba, etc. muito obrigado, desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente a alguns milhoes de anos atrás existia uma comunicação entra as bacias do SF e do Prata. Quando essas bacias eram integradas as mesmas espécies ocorriam em todas localidades das duas bacias. Provavelmente um evento geológico separou as duas....pode ter sido o soerguimento de alguma grande extensão de terra, quem sabe até na região onde hoje sao as nascentes do SF, a Serra da Canastra. Depois que separou as duas bacias as duas populações de peixes ficaram isoladas uma da outra, como os ambinetes sao diferentes ocorreu ESPECIAÇÃO (aparecimento de uma nova espécie) e hoje embora na aparencia as espécies sejam as mesmas, na verdade sao espécies distintas, o dourado do SF é uma espécie e o do Prata é outro, a piraputanga do Prata é uma e do SF é outra (inclusive lá chama de matrinchã, rs), nao sei com relação aos outros peixes que sao comuns nas duas bacias como caranha, surubim, piapara e varios outros, se sao a mesma espécie ou se sao espécies diferentes (embora externamente seja quase identicos).

Eu nao sei nada sobre a história geológica dessas bacias nao, o que escrevi acima sao só suposições baseadas no fato de nas duas bacias existirem especies quase identicas. Se algum geólogo puder confirmar isso ai....ou se puder confirmar que falei uma grande besteira, tb ta valendo, hehe.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiaguinho, a caranha, pelo menos hoje em dia é totalmente diferente do pacu da bacia do prata. nao sei se possuem os mesmos ancenstrais, mas a daqui é amarelona (nao se ve dela escura) e um pouco mais alongada. Além disso, por aqui nao tem cachara, piauçu,cachorra facão, a corvina é diferente.... se no meio do caminho apareceu um morro eu nao sei, só sei que o sao chico é unico....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No SF existe uma espécie q eh exclusiva da bacia do velho chico com eh conhecido o Pira, eh uma espécie de couro me parece que chega até 15KG esta em extinção sua captura esta proibida tive a sorte de participar de um campeonato quando ainda era permitido captura-lo valendo um motor Mercury 15 HP para quem capturasse o maior. Peguei um de 45cm 850 gramas cada exemplar valia 2 pontos e cada 100 gramas 01 ponto só foram capturados 02 exemplares o outro foi de 55cm 750 gramas. Ganhei o motor por 01 ponto :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zezão,

A cor por si só nao é uma caracterista q pode ser usada p determinar uma espécie, pode ser só devido a uma diferença do ambiente (agua, alimentação etc.). De qualquer forma eu suponho que devem ser espécies distintas sim.

Faça o seguinte, a proxima caranha q vc pegar conte qntas escamas existem na linha lateral dela....no dorso tb...conte a quantidade de raios da nadadeira dorsal......conte o numero de dentes........com uma lupa conte o numero de ramificações dos arcos branquiais........pegue o peixe, fixe com formol 5% e depois de 24 h coloque num tambor de alcool 70%. Mande pro Britski na USP pq eu nao entendo PN disso......e pronto, nossa duvida estara sanada.

Grande abraço

Thiaguinho, a caranha, pelo menos hoje em dia é totalmente diferente do pacu da bacia do prata. nao sei se possuem os mesmos ancenstrais, mas a daqui é amarelona (nao se ve dela escura) e um pouco mais alongada. Além disso, por aqui nao tem cachara, piauçu,cachorra facão, a corvina é diferente.... se no meio do caminho apareceu um morro eu nao sei, só sei que o sao chico é unico....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Tiago, meu colega biólogo, por isso que eu gosto da nossa "estirpe"... É isso aí mesmo que você disse, a biogeografia explica. A hipótese é que o SF esteve conectado com a bacia do Paraná a menos tempo do que com as bacias amazônica e araguaia tocantins...

A título de exemplo, aqui perto de Brasília mesmo tem uma Estação Ecológica cuja nome é E.E Águas Emendadas. É um terreno alto, porém pantanoso...As águas que nascem no lado norte drenam para a bacia do Tocantins, as do lado oeste, para a bacia do São Francisco, e as do sul denam para a bacia do Paraná. É bem plausível em que algum tempo (geológico) atrás, de clima mais quente e chuvoso por aqui, a tal E.E. pode ter sido uma ponte entre as duas bacias, dentre inúmeros outros lugares...

Aí deu tempo de surgirem novas espécies, inclusive endêmicas em cada uma das bacias. E as que estavam bem adaptadas não mudaram, ou mudaram pouco desde então, e hoje são comuns às duas bacias, como pintado, dourado, piapara dentre outros...

Fora isso, há um caso de transposição de águas do rio Piumhi (afluente do rio Grande, bacia do Paraná) para o ribeirão Sujo (afluente São Francisco), nos anos 60, para construção do reservatório de Furnas no rio Grande. Isso permitiu a "troca" entre a ictiofauna e os impactos até hoje não são bem conhecidos.

Sobre o pacu, parece que você adivinhou. Não é que a caranha do São Francisco não difere tanto do pacu do pantanal, mas sim, trata-se da mesma espécie, que não existia nesse rio e foi introduzida recentemente em Sobradinho e se deu bem por todo o médio São Francisco.

Isso aí, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiaguinho, no são chico tem tao pouco peixe que na hora que entra a caranha já foram pra mais de 10 latas.... ai fica Phodis fazer a apuração necessária..... surtei:: surtei::

em tempo: projeto Abrasivo / XIngu / Fontourinha 2010 está lançado. sei que vc já andou conversando com o prego maior de todos.... a gente vai combinando..

Michel, ai vc falou uma verdade.. havia noticias esporadicas há tempos atras, mas a pesca consistente da espécie é coisa de 5 anos.... de vez em quando saem uns tambaquis também, estes oriundos de reservatorios particulares que margeiam o rio. dia desses posto uma foto de caranha por aqui...quanto aà proximidade das bacias, o urucuia (afluente do sao chico) vem das bandas de GO, pertim de aguas que correm para o Araguaia..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Moura falou do Pira, eu nunca tinha o conhecido ate que ha uns 6, 7 meses eu estava la no Rio das Velhas proximo aa Lassance e vi uns "malditos" dando arrastao no rio... Pegaram um Pira de uns 6 KG... Como disse eu nunca o tinha visto, ele é muito feio! rs! Fiquei puto de ver uma coisa dessa mas o que eu podia fz num lugar onde nem celular pega pra denuncia-los aa policia ambiental?...

O que eu acho muito interessante sobre O SF é que na represa de Tres Marias há tucunas e, pouco mais abaixo da represa o Rio das Velhas desagua no chico. Entao, era pra termos Tucunas no Rio das Velhas tb neh?! E eu nunca vi nem ouvi falar de alguem que tenha pego um tucunaré no Rio das Velhas... Isso é muito interessante!

O que mais me surpreende com a natureza é a imensa matança que há em ambos rios e ainda conseguimos encontrar bons trofeus por eles... è dificil mais ainda sai... Pena que ta acabando... ::medo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...