Ir para conteúdo

Tuvira artificial


Carlos Castilho

Posts Recomendados

Olá amigos, gostaria de ter algumas dicas sobre essas iscas. Com o fim da piracema no mês de março em diante aqui na minha região se pega muito robalo e dourado com tuvira ou sarapó como a chamamos aqui. EU particularmente nunca peguei porquê é uma mão de obra terrível para conseguir as "bichinhas" vivas por isso estou pensando em experimentar as artificiais, pois os bichos batem no fundo mesmo ñ é preciso nem corricar. Gostaria de saber dos amigos se alguém já usou essas iscas, se é necessário anzol especial,onde comprar, etc...Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não gostei das tuviras artiviciais, não consegui um trabalho bom, mesmo tendo pego dois tucuninhas amarelos com elas no rio grande...tentei também no rio paraguai com os dourados mas as piranhas não estavam dando tempo pra nada...quanto a robalos é uma novidade pra mim usar tuvira pra pescar robalos..

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tuvira é uma isca que realmente não tem como ser imitada em sua plena eficiencia.

Vc poderá notar que ela se assemlha ao poraquÊ, ou peixe eletrico da amazonia.

Mas não só a aparencia elas dividem. ambas possuem campo bio-eletrico.

O poraquê utiliza para matar suas vítimas.A tuvira também possui, mas sem a mesma finalidade.

Portanto, oque eu quero dizer é que o motivo que torna a tuvira uma isca excepcional é seu campo magnético. Qdo fisgada, ou ferida, ele altera este campo e é desta forma que os predadores a localizam. Pense comigo, numa agua barrenta, um surubim já enxerga pouco, e reconhecidamente usa os barbilhões para se orientar, como tão rapidamente ele localiza a tuvira?

Eu acho que é perda de $.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tuvira é uma isca que realmente não tem como ser imitada em sua plena eficiencia.

Vc poderá notar que ela se assemlha ao poraquÊ, ou peixe eletrico da amazonia.

Mas não só a aparencia elas dividem. ambas possuem campo bio-eletrico.

O poraquê utiliza para matar suas vítimas.A tuvira também possui, mas sem a mesma finalidade.

Portanto, oque eu quero dizer é que o motivo que torna a tuvira uma isca excepcional é seu campo magnético. Qdo fisgada, ou ferida, ele altera este campo e é desta forma que os predadores a localizam. Pense comigo, numa agua barrenta, um surubim já enxerga pouco, e reconhecidamente usa os barbilhões para se orientar, como tão rapidamente ele localiza a tuvira?

Eu acho que é perda de $.

abraços.

Também acho que a tuvira artificial não deve funcionar bem porque não há como "trabalhar" a isca....dar movimentos a ela.

Quanto ao campo magnético, também é um fato real, mas como explicar que dourados e surubins também peguem em tuviras que já estão mortas há algum tempo? mesmo que já foram congeladas? Já peguei vários dourados com tuviras que morreram e foram congeladas para guardar....estas não emitem mais o campo magnético.

Então, além do campo magnético há também o fator cheiro e gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tuvira é uma isca que realmente não tem como ser imitada em sua plena eficiencia.

Vc poderá notar que ela se assemlha ao poraquÊ, ou peixe eletrico da amazonia.

Mas não só a aparencia elas dividem. ambas possuem campo bio-eletrico.

O poraquê utiliza para matar suas vítimas.A tuvira também possui, mas sem a mesma finalidade.

Portanto, oque eu quero dizer é que o motivo que torna a tuvira uma isca excepcional é seu campo magnético. Qdo fisgada, ou ferida, ele altera este campo e é desta forma que os predadores a localizam. Pense comigo, numa agua barrenta, um surubim já enxerga pouco, e reconhecidamente usa os barbilhões para se orientar, como tão rapidamente ele localiza a tuvira?

Eu acho que é perda de $.

abraços.

Também acho que a tuvira artificial não deve funcionar bem porque não há como "trabalhar" a isca....dar movimentos a ela.

Quanto ao campo magnético, também é um fato real, mas como explicar que dourados e surubins também peguem em tuviras que já estão mortas há algum tempo? mesmo que já foram congeladas? Já peguei vários dourados com tuviras que morreram e foram congeladas para guardar....estas não emitem mais o campo magnético.

Então, além do campo magnético há também o fator cheiro e gosto.

Ah tá. Mas era Dourado né.

Como bem finalizado por vc, tem o fator odorífico. Neste ponto procede sua razão pois o olfato é um dos sentidos mais aguçados do Dourado.

Quanto aos surubins, eles não deixam de apresentar este comportamento de pegar uma tuvira morta, afinal não se pode perder uma refeição. Mas a literatura cientica também mostra que os barbilhões dos bagres , além do tato, também possuem finalidades olfativas juntamente com os forames nasais.

Agora então eu pergunto : Se a tuvira viva pega porque emite campos eletricos, e a morta pega porque emite odor; Será que existe alguma vantagem em usar uma tuvira artificial, que só imita a aparencia?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O campo eletromagnetico e usado sim pelo surubim para cacar..., enquanto que pelo dourado nao.

E, de fato, nao vejo como uma tuvira artificial poderia ter o mesmo cheiro...

Mas uma dica para qualquer isca soft ter cheiro sao as essencias artificiais (encontradas em lojas de pesca), ou ainda colocar a isca em molho ingles. Em ambos os casos se deixa a isca fechada dentro de um saco com a essencia escolhida ate a hora de pescar.

Tambem e estabelecido que o sal e confundido pelos peixes com sangue (o qual contem uma proporcao mais alta de sal que a agua doce). Basta enfiar no meio da isca pedrinhas de sal grosso e ja da para quebrar o galho...

Porem; acho licito observar que, se a intencao e o dourado, tuvira congelada e o suficiente, nao precisa estar viva...

E, que basta ter um aquario comum em casa que nao havera maior dificuldade em mante-las vivas! Ja vi quem tenha providenciado uma caixa d'agua so para este fim; pondo uma lampada em cima da agua, os insetos que rodeiam a luz se encarregam de alimentar as tuviras.

Na hora da captura, um balde grande e o suficiente...

E, na hora de levar pro pesqueiro, sacos com agua, um pouquinho de agua oxigenada e um minimo de sal na agua ja quebram o galho...; se nao tiver o oxigenio disponivel.

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O campo eletromagnetico e usado sim pelo surubim para cacar..., enquanto que pelo dourado nao.

E, de fato, nao vejo como uma tuvira artificial poderia ter o mesmo cheiro...

Mas uma dica para qualquer isca soft ter cheiro sao as essencias artificiais (encontradas em lojas de pesca), ou ainda colocar a isca em molho ingles. Em ambos os casos se deixa a isca fechada dentro de um saco com a essencia escolhida ate a hora de pescar.

Tambem e estabelecido que o sal e confundido pelos peixes com sangue (o qual contem uma proporcao mais alta de sal que a agua doce). Basta enfiar no meio da isca pedrinhas de sal grosso e ja da para quebrar o galho...

Porem; acho licito observar que, se a intencao e o dourado, tuvira congelada e o suficiente, nao precisa estar viva...

E, que basta ter um aquario comum em casa que nao havera maior dificuldade em mante-las vivas! Ja vi quem tenha providenciado uma caixa d'agua so para este fim; pondo uma lampada em cima da agua, os insetos que rodeiam a luz se encarregam de alimentar as tuviras.

Na hora da captura, um balde grande e o suficiente...

E, na hora de levar pro pesqueiro, sacos com agua, um pouquinho de agua oxigenada e um minimo de sal na agua ja quebram o galho...; se nao tiver o oxigenio disponivel.

Aquele abraco a todos!

água oxigenada de curativo?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O campo eletromagnetico e usado sim pelo surubim para cacar..., enquanto que pelo dourado nao.

E, de fato, nao vejo como uma tuvira artificial poderia ter o mesmo cheiro...

Mas uma dica para qualquer isca soft ter cheiro sao as essencias artificiais (encontradas em lojas de pesca), ou ainda colocar a isca em molho ingles. Em ambos os casos se deixa a isca fechada dentro de um saco com a essencia escolhida ate a hora de pescar.

Tambem e estabelecido que o sal e confundido pelos peixes com sangue (o qual contem uma proporcao mais alta de sal que a agua doce). Basta enfiar no meio da isca pedrinhas de sal grosso e ja da para quebrar o galho...

Porem; acho licito observar que, se a intencao e o dourado, tuvira congelada e o suficiente, nao precisa estar viva...

E, que basta ter um aquario comum em casa que nao havera maior dificuldade em mante-las vivas! Ja vi quem tenha providenciado uma caixa d'agua so para este fim; pondo uma lampada em cima da agua, os insetos que rodeiam a luz se encarregam de alimentar as tuviras.

Na hora da captura, um balde grande e o suficiente...

E, na hora de levar pro pesqueiro, sacos com agua, um pouquinho de agua oxigenada e um minimo de sal na agua ja quebram o galho...; se nao tiver o oxigenio disponivel.

Aquele abraco a todos!

água oxigenada de curativo?
essa mesmo!

e o sal serve para catalizar a agua oxigenada, que se transformara em agua + oxigenio mais rapidamente, e sem prejudicar o peixe (a agua oxigenada pode prejudicar o peixe um pouquinho sem o sal). alias, justamente por isso que a quantidade de agua oxigenada deve ser pequena, e a quantidade de sal menor ainda... para evitar prejudicar o peixe!

e se for necessario, pode por mais agua oxigenada depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

èssa é novas pra mim moacyr. morro e não vi de tudo.

Falando sério, é de praxe utilizar sal dissolvido em água no transporte de peixe vivo. +- 30 gramas em 1Litro de água. Bem pouco .

seria essa a quantidade que vc se refere? E a quantidade de água oxigenada, seriam quantos ml por litro dágua? afinal bem pouco, pode ser pouco pra vc e muito pra mim.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

èssa é novas pra mim moacyr. morro e não vi de tudo.

Falando sério, é de praxe utilizar sal dissolvido em água no transporte de peixe vivo. +- 30 gramas em 1Litro de água. Bem pouco .

seria essa a quantidade que vc se refere? E a quantidade de água oxigenada, seriam quantos ml por litro dágua? afinal bem pouco, pode ser pouco pra vc e muito pra mim.

abraços

Sempre fiz no olho, sem quantidade fixa...

Coisa como 1 frasco com 100 ou 120 ml para 1 litro de agua, mais ou menos.

Ainda nao vi um estudo comparando o efeito das diferentes proporcoes de agua / agua oxigenada.

So sei que da certo!

Aquele abraco!

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PRD; o unico problema do gelo, que me ocorre, e um possivel choque termico, importante segundo os aquaristas... Eles recomendam deixar o saco com os peixes em contato com a agua para igualar as temperaturas, antes de soltar os peixes na nova agua.

Entretanto; tambem me ocorre que eu tinha um aquario e a temperatura tava de vez em quando passando dos 34-35 graus. Ai eu botava uma pedra de gelo num canto do aquario e tinha um peixinho, um "peixe-de-briga" que ia ficar bem em baixo da pedra, chegando mesmo a se esfregar na pedra de gelo...

Depois dessa, acho que nao tem problema nao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...