Ir para conteúdo

Município do Amazonas registra surto de doença de Chagas


Posts Recomendados

Materia do UOL na data de hoje. ATENÇÃO!!! Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.

Para quem não sabe, quando não há condições adequadas de higiene, o barbeiro acaba sendo moído junto com a fruta do Açaí gerando o problema para quem ingere.

Abraços.

11/01/2010 - 15h42

Município do Amazonas registra surto de doença de Chagas

Amanda Mota

Da Agência Brasil

Em Manaus

O governo do Amazonas confirmou hoje (11) que o município de Santa Isabel do Rio Negro (localizado a 630 quilômetros de Manaus) registra surto de doença de Chagas. De acordo com o secretário adjunto do interior, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Evandro Melo, 12 pessoas foram contaminadas após ingestão de açaí. O alimento foi produzido em condições sanitárias inadequadas e contaminado pelo barbeiro, inseto transmissor da doença.

"Os casos foram diagnosticados no último dia 4. Tratam-se de oito adultos e quatro crianças, que já estão bem e fora de perigo, mas que precisarão ser acompanhadas pelos próximos cinco anos para impedir que a doença chegue a uma fase crônica e afete o coração desses pacientes", explicou Melo.

Ainda segundo Evandro Melo, o consumo de açaí é grande no município e são várias as famílias que trabalham com o produto. "Vamos iniciar um trabalho de orientação nos locais de produção de açaí para que eles possam continuar produzindo, mas sem riscos de contaminação", acrescentou.

Além de Santa Isabel do Rio Negro, o município de Barcelos, que também fica no Norte do Amazonas, possui registros da doença. Segundo a Susam, algumas pessoas foram contaminadas pela doença durante trabalho de coleta de piaçaba - espécie de palmeira, cujas fibras são utilizadas na confecção de vassouras e escovas.

"O barbeiro costuma ser encontrado nas palmeiras de piaçaba. O mais importante agora é orientar sobre contaminação acidental na coleta de piaçaba em Barcelos e sobre a necessidade dos cuidados para fazer açaí e evitar a contaminação especialmente em Santa Isabel", disse.

Em 2007, o Amazonas registrou um surto de transmissão de doença de Chagas também por açaí. Na ocasião foram registrados 46 casos sem óbitos.

A tripanossomíase americana, mais conhecida como doença ou mal de Chagas, é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e é transmitida pelo barbeiro. A doença apresenta uma fase aguda, que pode ser identificada ou não, e com tendência à evolução para formas crônicas (indeterminada, cardíaca, digestiva), caso não seja tratada de forma precoce, com medicamento específico. O inseto tem a mata como ambiente natural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negocio eh loteria.Dois ou tres anos atras,aqui em SC algumas pessoas se contaminaram com caldo de cana.A cana havia viajado desde o Nordeste com os barbeiros no meio e deu no que deu,p...azar de quem consumiu.

Vale a maxima:fora de casa todo cuidado eh pouco. joia:::

Abracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Será que os Catarinenses fazem tanta questão de chupar a cana Nordestina?

Segue artigo que publiquei a respeito de dois surtos de Chagas por possível transmissão ORAL, investigados em em 2007.

Aquem interessar, procurar no google por: Investigation of two outbreaks of suspected oral transmission of acute Chagas disease in the Amazon region, Pará State, Brazil, in 2007

Esse negocio eh loteria.Dois ou tres anos atras,aqui em SC algumas pessoas se contaminaram com caldo de cana.A cana havia viajado desde o Nordeste com os barbeiros no meio e deu no que deu,p...azar de quem consumiu.

Vale a maxima:fora de casa todo cuidado eh pouco. joia:::

Abracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente esse negocio de o barbeiro acabar sendo moído junto no cacho da fruta do Açaí ~e muito s~erio,,, e nao ~e feita a pasteurização da polpa,,, entao vc come e contrai a doença,,, e sõ vai descobriri isso tempos depois, não da para vacilar com isso,,, acabei de voltar de barcelos e 2 guias q conheço a tempos, descobriram que estão com o mal de chagas ( que não tem cura) ,,, entao o ne~gocio ~e comer apenas oq. vc. tem certeza da procedencia,,, outra coisa legal de fazer ~e colocar um pouco de agua sanitaria na cx de gelo q levamos p] o barco,,, depois q. vc enche a cx. com oq vai levar,,,, da uma esquichada de candida la dentro,,,, nao precisa ser muito,,, em 30 min. mata tudo quantp ~e germe q ta la dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...