Ir para conteúdo

CONJUNTO PARA LANÇAR PEQUENAS ISCAS


Edwaldo

Posts Recomendados

Amigos, a situação é a seguinte, aqui em Cuiabá onde moro, pescamos de seva, esta seva fica uns 10 metros de distancia do tablado fixada em uma boia, então a seva fica na flor da água, e os peixes ficam comendo bem na flor da água, os pescadores ribeirinhos usam uma vara de bambu com linha 0,35 araty de uns 10 metros com um anzol pequeno, dois grãos de milho e uma chumbadinha arroz, então lançam bem no pé da seva e os grãos de milho presos no anzol correm com a água como tivessem saidos do saco de seva, é ai que o peixe pega, pegam Pacus, Peraputanga e piau, então queria comprar um conjunto (vara,carretilha,linha) que lançasse esta chumbada arroz, anzol e dois grãos de milho, seria possível, atualmente estou usando uma vara de 2,00 m com molinete, ficou mais ou menos, mais queria mesmo pescar era com carretilha, vocês podem me ajudar?, até andei vendo umas varas:

The Flash 601 M 8-17 Lbs

Crucial CRC 59 MH 8-17 Lbs

e ai o que me dizem.

Edwaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Edvaldo

17 lb é coisa demais pra esse tipo de pesca. pode ver algo entre 6 e no máximo 12 lb, mas p mim o ideal seria 8 lb. E pra esse tipo de pesca o molinete se presta muito melhor que a carretilha pois arremessa iscas leves com maior facilidade. Com relação a marcas e modelos vai depender da sua vontade de investir. Como esse tipo de pescaria nao requer muita linha,um molinetinho q pegue uns 50 m de linha 0,20 mm mono aguenta bem, ou entao vc pode substituir por uma 0,10 multi que além de te dar mais sensibilidade vai te possibilitar fisgar o peiuxe dando uma chascada bem mais sutil. Vara de 1,50-1,60 m, 8 lb.

bração

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Thiago falou tudo,

morei em CBA 12 anos, nós chamavamos este tipo de pescaria de rodadinha de pêra, usava vara de até 6 lbs e molinetinho UL, e linha mono de no máximo 0,2, arremessa tranquilo até uns 15 metros com 2 grãos de milho, um lider de fluocarbono de 0,25 de uns 25 cm e um girador pequeno que também servia como chumbada, e pelo fato de não ter chumbada mais pesada o comportamento do milho na água é melhor, mas quando pega pacu é um estresse dos bons...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago e Matheus, tenho uma vara de grafite IM 7 Abu Garcia para molinete tamanho 7' de 4-10 lb, que molinete eu compro para fazer o conjunto.

O ideal seria uma vara bem mais curta, ja que o atrito dos passadores pode limitar o arremesso; e quanto menos passadores, melhor... Melhor ainda se os passadores forem bem lisos, e quem sabe relativamente grandes e em SIC...

Sobre qual molinete (ou vara), isso e pessoal; mas para meu gosto, eu recomendo um Daiwa Regal ou Samurai, no menor tamanho.

Uma das razoes para esta escolha e o guia de linha com rolamento, e outra e a boa friccao. Linhas finas sao susceptiveis ao estresse e abrasao, e tudo que puder ajudar a linha ira representar importante ganho em confiabilidade!

PS: como o pessoal disse, carretilha simplesmente nao serve para este tipo de pescaria leve, pois a carretilha precisa de peso ou carregamento para o carretel poder girar no arremesso.

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago e Matheus, tenho uma vara de grafite IM 7 Abu Garcia para molinete tamanho 7' de 4-10 lb, que molinete eu compro para fazer o conjunto.

O ideal seria uma vara bem mais curta, ja que o atrito dos passadores pode limitar o arremesso; e quanto menos passadores, melhor... Melhor ainda se os passadores forem bem lisos, e quem sabe relativamente grandes e em SIC...

Sobre qual molinete (ou vara), isso e pessoal; mas para meu gosto, eu recomendo um Daiwa Regal ou Samurai, no menor tamanho.

Uma das razoes para esta escolha e o guia de linha com rolamento, e outra e a boa friccao. Linhas finas sao susceptiveis ao estresse e abrasao, e tudo que puder ajudar a linha ira representar importante ganho em confiabilidade!

PS: como o pessoal disse, carretilha simplesmente nao serve para este tipo de pescaria leve, pois a carretilha precisa de peso ou carregamento para o carretel poder girar no arremesso.

Aquele abraco a todos!

Morça, vou discordar, pra iscas leves, uma vara mais longa ajuda demais. Acredito que o tamanho da alavanca tem efeito muito maior que o atrito dos passadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morça, vou discordar, pra iscas leves, uma vara mais longa ajuda demais. Acredito que o tamanho da alavanca tem efeito muito maior que o atrito dos passadores.

Se o carregamento for de 5 a 10 gramas (mais ou menos), a vara longa ira proporcionar arremessos muito melhores! Com certeza! Especialmente se essa vara for leve para maior velocidade da tralha arremessada.

Mas se o carregamento for de 3 gramas, ou menos...

Eu entendi que a pescaria seria na linha boba (anzol + isca soltos na agua; sem peso, nem mesmo um girador para ajudar a arremessar); neste caso, fica dificil arremessar e a linha ira dar trancos por causa do atrito com os passadores, pode ate embolar...; e ai obrigar a usar menos linha no carretel... Neste caso, uma vara mais curta e com poucos passadores acaba sendo melhor!

Peco desculpas se nao me fiz entender.

Aquele abraco a todos!

PS: acabei de ver la na primeira postagem que tem sim um chumbinho para ajudar no arremesso... o Xande tem razao! Vara longa sera melhor, e essa vara ta no jeito! Foi mal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora só falta os amigos me dar a opinião sobre um molinete pequeno, que seja bom de arremesso, que tenha uma frição confiavel, que aguente um pacu de 5 kilos, se entrar e que tenha um pegador de linha que volte rapidamente quando girar a malivela, pois quando a isca cai na água tem que começar a recolher rapidamente o excesso, pois não pode ter barriga, a linha tem que ficar esticada e o mais rápido possível, pois assim que cai na água o peixe já pega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, blz?

Eu pesco pirapitinga do sul utilizando material UL. Eu uso um conjuntinho SHIMANO: vara carbomax (modelo antigo) 6lb, 5' e um molinete TX 500 (acho que não existe mais desse modelo, agora é só AX). Enfim, conjunto "barato", arressa mto bem.

Qto aos molinetes, existem modelos para todos os bolsos rs. Esse que eu tenho custa uns 130, eu acho, mas ele não tem anti-reverso infin., o que é fundamental para usar com linhas 0.15 a 0.20 de mono. Tem de ter um pouco de prática, se não estoura a linha. Tem tbm o Symetre Shimano 750, só que um pouco maior, mas com melhor acabamento, anti-reverso inf., mais rolamentos e melhores, e ainda tem opção de fricção dianteira ou traseira. Acho que é o modelo UL mais caro da marca. Ainda da shimano, tem o sedonna 750. E ainda tem os materiais UL da Quantum, que são, na minha opinião, os tops. Só que não são mto fácil de encontrar no mercado brasileiro.

Espero ter ajudado.

Eduardo Sone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...