Ir para conteúdo

Quantas pessoas podem viver no planeta terra?


Alexandre Vidal

Posts Recomendados

Fala aí pessoal,

Queria levantar um assunto muito polêmico mas extremamente pertinente em relação a nossa situação atual.

Eu sempre curti muito esse lance de natureza, de preservação, de cuidados em geral com o nosso único planeta habitável no momento. Hoje se fala muito em aquecimento global, mas no meu humilde e sofrível conhecimento, penso esse ser o menor dos nossos problemas.

Pouquíssimas pessoas tem coragem de falar nesse assunto, mas eu aqui não estou querendo fazer defesa de coisa nenhuma, apenas discutir essa questão.

Sempre achei que o crescimento populacional ao redor do mundo é o maior dos problema que enfrentamos, por uma simples razão, quanto maior a população, maior a demanda por comida, água, energia e recursos naturais, sendo que todas essas principais e básicas necessidades são finitas.

Então, no início dessa semana eu assiti um documentário da BBC sobre este assunto, ele se chama: How many people can live on planet earth?

Está aqui no youtube em 6 partes: http://www.youtube.com/watch?v=d5DOI1xBP5w

Mas as principais abordagens do programa, tratam da relação entre a projeção populacional da terra e suas consequências. Em 1950, a população mundial era de 2,5 bilhões em todo o mundo segundo dados da ONU, hoje somos quase 7 bilhões! A projeção para 2050, é de sejamos pouco mais de 9!!!! Alguns países como Alemanha e Reino Unido verão um decréscimo em sua população, no entanto, países mais pobres e subdesenvolvidos irão mais que dobrar, o Sudão por exemplo, irá mais que triplicar!

Outra coisa que me chamou a atenção, é que existe um cálculo, e isso serve apenas como um meio de tentar aproximadamente mensurar o quanto nós consumimos do planeta em termos de recursos, na área da ecologia isso se chama: "capacidade de suporte", onde a produtividade total da terra é dividida igualitariamente pelo número da população mundial, isso é até bastante flexível, pois podemos ter 10 bilhões de pessoas num certo nível de conforto, ou ter 1 bilhão de pessoas num nível bem melhor de conforto e assim por diante, e isso já nos dá uma idéia de quantas pessoas a terra pode suportar. Na verdade, esse cálculo resulta em 2 hectares globais por pessoa. A questão é que na maior parte do continente africano, as pessoas utilizam 1,37 hectares, na Índia 0,89 hectares, portanto, se todas as pessoas do mundo utilizassem o mesmo que a média dos indianos, poderíamos abrigar aqui no planeta cerca de 15 bilhões de pessoas! Mas a realidade é que nos países desenvolvidos a coisa muda drasticamente, a Europa por exemplo usa 4,45, e os EUA usam 9,42! Se todos vivessem consumindo o mesmo que os Americanos, nosso planeta suportaria apenas 1,5 bilhão de pessoas!!!!!

Segundo esse estudo, atualmente, necessitamos 1 Planeta Terra e meio para nos prover de recursos.

Outra coisa que também me chamou a atenção foi de que os países ricos estão comprando e/ou arrendando enormes porções de terras nos países pobres para cultivar alimentos e importá-los em 100% de volta para seus países! A ONU tem um departamento que está fiscalizando esses contratos, que não são feitos entre empresas privadas, mas sim entre governos! E um dado que eu não sabia é de que a China está em tratativas para comprar terras no Brasil com este propósito!

Teria muito mais pontos a discutir sobre isso, muito mais questões a abordar, mas também não quero alongar demais e deixar esse tópico chato e cansativo.

Apenas fico pensando que, do jeito que as coisas estão se encaminhando, poderemos resolver essas questões de alimentação, água e energia e ir acomodando as pessoas, dessa mesma maneira que vem ocorrendo atualmente, para mim a parte mais importante é: a que custo? Por quanto tempo ainda teremos a nossa Amazônia? Por quanto tempo ainda poderemos pescar em nossos rios e mares já tão degradados pela ação do homem? Isso apenas para mencionar um ponto que temos em comum aqui no forum!

Grande abraço!

Edit: Consertando o link do youtube por um legendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A unica solucao seria o controle de natalidade...

Mas...; alguem ja reparou que quanto menor a condicao de criar filhos, mais filhos o casal tem?

Essa seria uma solucao impopular, do ponto de vista politico. Vejamos por exemplo o Lula, que distribui dinheiro de acordo com o numero de filhos... Tem muita gente que considera um bom negocio fazer 1 filho por ano so para ganhar "bolsas"!

Pelo jeito, o mundo so vai acordar para esse problema quando for tarde demais..., igual ao que aconteceu com as mudancas climaticas. E pior, mesmo vendo e sentindo na carne a gravidade do problema, os governos do mundo ainda hesitam e patinam em fazer algo realmente eficaz contra o aquecimento global.

Os governos fingem preocupacao com o problema, e o mundo continua aquecendo...

Ainda nao chegamos a fase onde se finge procupacao, e finge-se querer resolver o problema da superpopulacao!

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o companheiro de cima, so controlando a natalidade, se nao me ingano a china ja adoto esse metodo ninja::

Ja adotou e faz tempo...

Mas la ha distorcoes como o pessoal abortar as meninas para poder ter um filho homem. Por isso la tem lugar que tem 30% mais homens que mulheres. Tudo porque la so pode ter um filho por mulher, e tem de pedir autorizacao do governo antes de engravidar...

Eu proporia um limite de 3 ou mesmo 4 filhos por mulher; ja que o problema e que tem gente sem condicoes de sustentar os filhos, mas que tem meia-duzia, uma duzia... O importante, na minha humilde opiniao, e ter limite; mesmo que alto, ja seria o suficiente.

Porem, pensando bem...; isso nao ia funcionar aqui no Brasil.

Na China funciona porque la as leis e o judiciario sao severos...; nao e nosso caso!

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu já desisti deste assunto....pra mim não tem solução e o ser humano só vai mudar após uma grande catástrofe mundial seja ela social ou climática.

Quando digo grande catástrofe num é um furacãozinho não.....é tipo o dilúvio bíblico.

A maior parte dos governos é eleita por pequenos periodos. A maior parte das ações necessárias para mudar a situação é desagradável para a população....ninguém quer economizar água, ninguém quer ir pro trabalho de bicicleta ou à pé, ninguém que deixar de usar e abusar de energia elétrica etc etc e etc.....Qualquer atitude que obrigue a população a fazer coisas que ela não quer, mas que seria interessante para o futuro do planeta mata o cara que os obrigou a fazer aquilo, politicamente, pois os resultados só srão vistos, se forem vistos, aos passar de muitos anos e todo mundo só pensa no hoje e, no máximo o amanhã de manhã.

Eu costumo dizer que elefante é lindo lá na África...... se fosse na minha fazenda, destruindo os meus pastos e as minhas plantações, eu ia querer vê-los todos mortos.

Hidrelétricas matam os rios, mas todo mundo quer banho quente.

As redes arrastam tudo que é vivo no mar, mas eu adoro um sanduiche de atum ou uma sardinha com arroz. As plantações e os pastos estão devastando as florestas, mas eu adoro meu bife com batatas fritas. E por aí vai......sem solução a meu ver.

Por isso moçada......VAMÔ PESCÁ ENQUANTO PODEMOS!!!!!!!!

BETO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...