Ir para conteúdo

Compras pela Internet, perigos?


Mauro Nakatani

Posts Recomendados

Senhores, todos nós, internautas, estamos nos expondo as vezes de forma incauta, e por isso corremos riscos de cair na mão de vigaristas, afora o risco da perda material, ainda existe o risco de sofrermos prejuizos com a má utilização dos nossos dados pessoais, não sou um expert em leis ou em comercio virtual, mas acredito que existam meios de nos proteger contra isso, alguém aqui no forum tem conhecimento disso e poderia nos ajudar a tomar algumas medidas de precaução.

Acho que muitos poderiam se utilizar dos meios legais para se proteger, e ficar mais alertas contra falsos comerciantes que fazem uso da Internet a caça de incautos.

Att. Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Maurão...com certeza esse é um assunto super interessante. Ao mesmo tempo é super extenso..pois a quantidade de "bréchas" q os pilantras arrumam para driblar os sistemas de proteção, e enganar os internautas são enormes.

Eu tenho alguma experiência na área pq já tive uma loja virtual onde vendia peças e serviços pra motos.

Estarei citando algumas dicas q sempre uso.

Antes de tudo vc deve tomar alguns cuidados no seu computador.

- Anti-Vírus atualizado e de preferência algum sistema de firewall q monitore acessos externos a sua máquina. Existem vários firewalls animais...mas tem q ser entendido de internet/computação e tals para tirar o melhor proveito do programa.

O próprio Windows Defender já ajuda muito.

- Jamais abra qualquer e-mail q vc não saiba realmente de onde ele está partindo.

Apenas como exemplo: tem um FDP na China q tem me mandado vários e-mails como se alguém estivesse tentando acessar a minha conta no PayPal, e q eu devo atualizar minha senha...Ocorre q se eu clicar no link q aparece no tal e-mail, eu vejo q ele aponta para outro site...hehee...ou seja, o cara quer me engambelar...hehheee...Vejo isso ocorrendo várias vezes em e-mail falsos do Bradesco, Banco do Brasil, Yahoo, Hotmail, Orkut, Paypal, e por aí vai....Jamais clique em qualquer link, ou execute aplicativos vindos desses e-mails. No fundo elem querem é capturar as suas senhas.

Toda e qualquer alteração de senha ou instalação de aplicativos devem ser feitos diretamente no site q vc está logado.

- Não forneça a sua conta, ou as suas senhas pra ninguém. E se o fizer momentâneamente, edite-a logo em seguida.

- Aqui dicas importantes antes de realizar a compra.

- Ao escolher uma loja, acesse o Google, e digite lá COMPRA SEGURA + O NOME DA LOJA...com certeza aparecerão dezenas de informações importantes q ajudarão a separar o bom comerciante virtual, do ruim.

- Só compre roupas, sapatos, capacetes, chapéus, se vc tem certeza se é aquilo mesmo q vc quer, e o principal, se o tamanho é o correto pra vc.

- Antes de fechar a compra dos produtos q te interessam, pegue o código de tudo e ligue na loja. Confira se eles tem a pronta entrega o q estão querendo te vender. Normalmente falta alguma coisa. Pegue o nome do atendente para responsabilizá-lo futuramente caso algo falte no seu pedido.

- A grande maioria das lojas virtuais não tem acesso completo aos dados do seu cartão de crédito. A própria empresa de cartões tem um programinha especial q roda "por fóra" do programa da loja virtual. Quando vc clica em PAGAR...abrirá uma nova janelinha na tela. Repare lá na parte superior dela se aparece antes do link com o endereço da empresa de cartão, ou da loja virtual, o "pré-fixo" HTTPS....E "S" significa seguro...Pode parecer bobeira...mas já ajuda muito. Claro q não é infalível...mas é 99%...ehhehee

- Aguarde sempre a resposta do sistema antes de fechar a sua tela, ou de realizar uma nova compra. A maioria dos sistemas das lojas virtuais finaliza a sua compra em uma janela pop-up...Ocorre q 90% dos pcs domésticos estão com o bloquei pop-up ativado. Então, antes de começar a finalizar a sua compra, desative tal bloqueio.

- Jamais faça uma nova compra sem saber se a anterior transcorreu corretamente. Se a tela do sistema não te deu retorno. Se vc não recebeu e-mail algum confirmando a sua compra, entre em contato com lojista. Veja se lá, na tela do sistema dele a transação não foi realizada.

- Se está comprando pela primeira vez naquele estabelecimento, compre inicialmente algo barato...Veja se vem tudo certinho....Só depois é q vc deve acreditar 100% na loja.

- Se existe a opção de Sedex a Cobrar, ou uma forma de pagamento segura como PayPal ou PagSeguro....ótimo...Começe sempre por aqui. Vale a pena.

Aqui informações importantes para q vc comprador entenda quem está do outro lado, ou seja, o lojista:

- Se vc comprou algo a noite, ou véspera de um final de semana, ou feriado, NÃO ENCHA O SACO DO LOJISTA ligando pra lá o tempo todo...Perguntando se a mercadoria já foi despachada e se está tudo certo. CALMA...Quem processa as suas informações, e capta o seu pagamento é uma pessoa, e não o sistema.

- Se em 01 ou 02 dias vc não receber nenhum e-mail da loja, entre em contato com eles. Veja se está tudo Ok.

- Não deixe para comprar nada na internet em cima da hora. Se vc precisa de determinado produto, compre-o com antecedência. O lojista também precisa se resguardar e confirmar algumas informações antes de enviar a mercadoria para o cliente...e isso pode demorar um pouco. Isso é segurança tanto para quem compra, como pra quem vende.

No mais aproveite essa nova forma revolucionária de comércio q é o virtual...O problema é q vicia...kkkkk...

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Fabricio Ligeirinho!! rsrsrsr Bom já tinha escrito... Não vou apagar srsrsrsr.

Opa Maurão!! Com relação a isso eu posso contribuir por sou usuário e utilizo a internet tanto para trabalho quanto lazer praticamente todos os dias.

Bem quanto a segurança, posso destacar alguns pontos que possam diminuir as chances de se ter uma dor de cabeça com utilização dos seus dados indevidamente pelos famosos Hackers.

Antivirus - Primeiro de tudo tenha um bom antivírus na sua máquina, existem vários, mas o importante é que ele esteja sendo atualizado frequentemente com a lista de novos vírus/trojans detectados na internet.

Firewall - Os novos windows, do XP (service pack 02) em diante já possuem um firewall imbutido, certifique-se que ele esteja habilitado.

Detector de sites falsos - O novo IE possui um recurso chamado "Filtro de fishing", quando habilitado o sistema verifica se o site acessado não é uma cópia do site verdadeiro através de verificações de conteúdo, links e etc.

Quanto a legislação estou por fora, até hoje não tive problemas algum que me fizesse jus a procurar esse tipo de auxílio... Vamos ver se alguém já precisou e poderia comentar pra nós o ocorrido, com orientações se possível.

Quanto a sites de compra, NUNCA compre de sites que vc não tem referência! Se vc não conhece ninguém que já tenha comprado, não compre! O risco é grande e não vale a pena pagar mais barato, mas não receber a mercadoria ou mercadoria diferente do que estava descrito no site onde comprou.

Fora isso, sempre estaremos sujeitos a problemas em compras virtuais, portanto se vc for utilizar seu cartão de crédito para isso, certifique-se que ele tenha seguro para utilização indevida. Você pode solicitar extorno de qualquer operação que tenha sido lançada em seu cartão caso não haja comprovação da compra. É o famoso seguro contra perda/roubo... no meu caso são R$3,00 por mês algo assim.

A sim!! Durante o fechamento da compra, verifique no rodapé do navegador (IE ou FF), o famoso cadeado que indica um site seguro, como também o link que deverá mudar de HTTP, para HTTPS. O "S" significa (security).

Basicamente isso, vamos ver o pessoal que deve ter mais dicas a acrescentar.

Bração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...