Ir para conteúdo

"Pescar na cheia é sempre bom!!!" ( Serra da Mesa-GO)


Eribert Marquez

Posts Recomendados

Imagem Postada

Ao contrário que muitos pensam, a pescaria no período de cheia (primeiro semestre) em Serra da Mesa tem provado ser bem mais produtiva que o lago baixando (segundo semestre).

Com base nos dados abaixo e no futuro do lago podemos passar boas notícias para os pescadores que amam esse paraíso do tucunaré Azul.

Acompanhem os dados da ONS: Novembro a Janeiro (ápice da reprodução dos Tucunarés)

Novembro de 2006 o nível de 35,40%/ Janeiro de 2007 o nível de 40,85% /

Novembro de 2007 o nível de 37,21%/ Janeiro de 2008 o nível de 30,18% /

Novembro de 2008 o nível 28,92%/ Janeiro de 2009 o nível de 39,70% /

Novembro de 2009 o nível de 58,0% /Janeiro de 2010 o nível entre 60% a 63%

Gráficos ONS:

2006-2009

Imagem Postada

2007-2009

Imagem Postada

2008-2009

Imagem Postada

Imagem Postada

As secas que ocorreram no passado em 2006, 2007 e principalmente a de 2008 prejudicaram muito o lago e conseqüentemente a produtividade da pescaria no segundo semestre (durante a seca na represa).

Imagem Postada

Os estoques de forrageiros (peixes pequenos que são a base da alimentação dos tucunarés) podem estar muito baixos. Tal fato é tão visível que basta jogar um resto de arroz na margem do lago e voltar após um dia no mesmo local que o arroz estará praticamente intocado no fundo do lago. Tal condição certamente terá reflexos no comportando do tucunaré, afetando possivelmente até mesmo sua reprodução.

Imagem Postada

Outra hipótese para esse fato é a mudança de habitat pelos pequenos forrageiros durante a seca. A transparência das águas do reservatório de Serra da Mesa talvez seja uma de suas características mais marcantes ao turista de pesca, por permitir a pesca quase sempre no visual. Tal condição acentua-se ainda mais com falta das chuvas para turvar a água. Com isso, a luz do sol consegue penetrar vários metros adentro da coluna d’água, permitindo o crescimento de plantas aquáticas que crescem aderidas ao fundo (macrófitas) a mais de 10metros de profundidade. E esses bancos de macrófitas servem tanto de alimento como refúgio para os pequenos forrageiros. E se os pequeninos freqüentam essas áreas mais profundas, certamente lá estarão também os grandes tucunarés atrás de alimento farto.

Na pesca com jumping jigs, é fácil identificar esses bancos de macrófitas (a mais comum delas é o “rabo de raposa”), já que elas têm o péssimo hábito de enrolarem-se nas garatéias.

Diante tantas mudanças durante seu ciclo anual, Serra da Mesa representa um desafio permanente á criatividade dos pescadores esportivos, que devem variar sempre o tipo de trabalho, o tipo de estruturas e até mesmo o horário de pesca para conseguir desfrutar de boas pescarias.

Nos dias atuais, tem sido comum no segundo semestre capturarmos tucunarés abaixo dos dez metros de profundidade, aproveitando de técnicas mais apuradas geralmente utilizadas por pescadores mais tecnicos em busca de uma farta pescaria.

Imagem Postada

Desde o início de seu funcionamento, a cota do reservatório poucas vezes ultrapassou os 50% de sua capacidade máxima planejada. Ao final de 2009 tivemos uma cheia recorde com promessas de chegar ao ápice dos 100% até 2014. Teremos um novo lago de Serra da Mesa com uma nova cheia de quase 11 metros de pé direito comparados com o nível atual.

Imagem Postada

O lago irá crescer em todos os sentidos. Tanto na extensão quanto na produtividade da pesca esportiva.

Imagem Postada

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_0245.jpg

Teremos um novo “boom” de peixes... Fato que acontece em todos os novos reservatórios por causa da inundação na mata onde a comida ficará farta por mais alguns anos. Com mais alimento disponível, os forrageiros aumentarão seus estoques com efeito por toda cadeia alimentar.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_0036.jpg

Entretanto a noticia ainda não pode ser comemorada. Pois se continuarmos com as mesmas leis e a mesma fiscalização teremos um ótimo reservatório por pouco tempo. Ainda que em 2009 tivemos várias ações de fiscalização do Ibama no lago e a criação de uma guarda de fiscalização municipal em Niquelândia, não se pode dizer que a situação é a ideal.

http://i714.photobucket.com/albums/ww149/eriberttucunazul2/DSC_3566.jpg

Ou seja, todas promessas de políticos locais que não param de afirmar em seus discursos que Niquelândia (com mais de 60% da área alagada de Serra da Mesa) é a capital do tucunaré azul. Serão apenas mais uma desilusão.

Por outro lado, a boa notícia que nos foi adiantada pelo Ibama é que o relatório com o estudo para definição do tamanho máximo de captura do tucunaré azul está pronto e foi encaminhado ao Ministério da Pesca, já que agora os dois Ministérios (da Pesca e do Meio Ambiente) assinam juntos as portarias de normas para pesca. E que o estudo continuará a ser realizado, para monitorar o efeito dessa novidade no ordenamento pesqueiro no Brasil. Esperamos que, com o sucesso evidenciado, a mesma medida possa ser replicada em outras áreas no nosso país.

http://i714.photobucket.com/albums/ww149/eriberttucunazul2/DSC_3560-1.jpg

http://i714.photobucket.com/albums/ww149/eriberttucunazul2/DSC_2377.jpg

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/DSC_2523.jpg

Dicas para pescaria na cheia em Serra da Mesa.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_0630.jpg

Procure usar iscas menores entre 7 e 11 cm no Maximo.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_0030.jpg

Trabalhe a isca artificial mais lenta, (os primeiros 10 metros) aproveitando melhor o campo de ataque do seu arremesso com algumas paradas intercaladas com puxadas ou arrasto.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_2907.jpg

Procure explorar o Maximo de cada isca colocada na ponta da linha, modificando o trabalho da mesma até acertar o jeito de capturar o peixe.

Use líder de fluorcarbono com medidas entre 0,45mm até 0,65mm. Além de colaborar com apresentação de um melhor trabalho com iscas de superfície, ajudará na resistência a abrasão que é muito testada nesse período.

Jigs e metais jigs em profundidades maiores que cinco metros ou com o peixe no visual em rasuras. (Uma ótima opção para segundo arremesso após a apresentação de uma isca de superfície.)

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/DSC_2309.jpg

Procure levar uma boa e confortável capa de chuva. É muito comum principalmente no primeiro semestre o peixe ficar bem ativo com o tempo nublado com chuvas finas.

Sobre as mais produtivas:

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_9766.jpg

Tivemos uma experiência em janeiro de 2009 em uma pescaria com as nossas mulheres nos afluentes do Rio Negro AM. Nos primeiros três dias de pesca a mulherada literalmente “mueu” os homens. Mesmo usando as (Twith Baits) elas pegavam muito mais e os maiores. Até ligarmos para o fato que elas haviam acertado o trabalho que o peixe queria. Ou seja, um trabalho mais lento com puxadas meio que sem rumo e sem seqüência. Com isso acertamos os trabalhos e começamos a pegar peixes de igual pra igual.

Depois desse fato abril em nossas mentes um grande leque em relação a trabalho de isca.

Em serra da Mesa tem sido a mesma coisa pelo fato da cheia histórica nesse ano de 2010.

As Twith Baits (Biruta 90-110-130)... São infalíveis quando acertamos o trabalho que o peixe quer.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_0552.jpg

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_9782.jpg

Procure explorar mais as paradas da isca após as puxadas, deixando ela quase tocar na superfície da água e logo depois variando com um, dois ou três toques contínuos. Use ponta de vara pra baixo em locais mais fundo e ponta de vara pra cima em rasuras com o peixe no visual.

Os Sticks ( Sticknina e Lampstick)...

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_9786.jpg

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_9441.jpg

Uma das iscas de superfície mais versáteis do mercado. Com um bom stick podemos apresentar vários tipos de trabalho (arrastadinha, esticada, e o famoso zig-zag mais utilizado pelos pescadores de tucunaré) .Dependendo do modelo e o tipo de trabalho, a retirada da garatéia do meio deixará seu stick com uma flutuação mais rápida facilitará o trabalho de arrasto geralmente muito produtivo na caída da isca na água. (Essa dica é para Sticks pequenos entre 5 a 9 cm, muito eficiente em locais rasos e no meio de estruturas submersas).

A dica: Já é comprovado tanto em águas exteriores quanto interiores que a mesmice esta com os dias contados.

O peixe esta ficando cada dia mais manhoso no seu período de reprodução tanto em reservatórios artificiais, quanto em rios. Por isso é preciso estar mais ligado e mudar sempre o tipo de trabalho de isca. Coloque mais emoção no trabalho de isca evitando a repetição de um robô.

Saiba mais sobre Serra da mesa.

O reservatório de Serra da Mesa desde 1997 formado pelos rios Maranhão, traíras, Bagagem e Tocantins em sua cota máxima conta com 54,4 bilhões de metros cúbicos, uma área de 1.784 km ² na elevação 461,5m (em relação ao nível do mar). Sua barragem está situada no curso principal do rio Tocantins (Alto Tocantins), no Município de Minaçu (GO) a 1.790 km de sua foz, operando no máximo em suas três unidades geradoras totalizam 1.275 MW.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_9683.jpg

É o maior reservatório artificial do Brasil em volume de água e tem atraído expressivo investimento na área de turismo, suas águas são alcalinas dificultando assim a proliferação de mosquitos, pernilongos e mutucas, tornando a pesca esportiva e outros esportes aquáticos super viáveis.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_0081.jpg

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_9869.jpg

O lago é rodeado por montanhas com elevaçãos que podem alcançar os 1400 metros de altitude, tornando a paisagem exuberante. Possui um clima quente e seco no inverno e quente e úmido no verão. Proporcionando um execelente habitat para o nosso querido Tucunaré.

Serra da Mesa é uma das poucas represas onde são nativos o tucunaré azul (Cichla piquiti) e amarelo (Cichla kelberi). O clima e as características da água, típico de sua natureza, confere a estes tucunarés um comportamento extremamente agressivo (natural) durante quase todo o ano, além de mantê-lo sempre no quadro de peixes protegidos na piracema nesta região.

http://i714.photobucket.com/albums/ww149/eriberttucunazul2/EMS_8947.jpg

Profundidade Máxima: 180m

Profundidade Média: 50m

Largura Máxima: 10km

Ilhas: 150 em Média.

O Lago de Serra da Mesa Abrange os seguintes municípos:

• Colinas do sul, Minaçu, Niquelândia, Uruaçu e Campinorte.

Alguns dos peixes esportivos nativos presentes no lago de Serra da Mesa.

Tucunaré azul (Cichla piquiti),

http://i714.photobucket.com/albums/ww149/eriberttucunazul2/DSC_4720.jpg

Tucunaré amarelo (Cichla kelberi),

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_2971.jpg

Jacundá (Crenichicla SP),

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/DSC_2245.jpg

Traíra(Hoplias malabaricus),

Trairão(Hoplias lacerdae),

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/DSC_1231.jpg

Apaiari(Astronotus ocelattus) ,

Corvina(Plagioscion squamossissimus),

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/DSC_3449.jpg

Cachorra facão (Raphiodon vulpinus),

Bicuda (Boulangerela cuvieri)

http://i714.photobucket.com/albums/ww149/eriberttucunazul2/DSC_4970.jpg

Matrinchã (Brycon sp).

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_8647.jpg

Como chegar.

Por Brasília – DF: Braslândia, Padre Bernardo, Dois Irmãos e Niquelândia. (100% asfalto)

Por Goiânia – GO: 1- Jaraguá, Goianesia, Barro Alto e Niquelândia. (100% asfalto)

2- Anapolis, Corumbá de Goias, Cocalzinho de Goias (17km de terra), Dois Irmãos e Niquelândia.

Indicamos a pousada Germano o melhor serviço da região com ambiente familiar para todo tipo de pescador esportista.

http://i714.photobucket.com/albums/ww149/eriberttucunazul2/EMS_9317.jpg

62-33549200 / 33549005 Falar com Ediley

http://www.pousadagermano.com.br" target="_blank

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_2814.jpg

Quadro de distância:

São Paulo: 1300km

Uberlândia: 700km

Brasília: 330km

Goiânia: 340km

http://i714.photobucket.com/albums/ww149/eriberttucunazul2/DSC_9996.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 59
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Já esteve lá Eribert???!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Meu irmão, materialzinho top.

Parabéns.

Material de consulta constante. Show mesmo ::tudo::

Valeuuu maninho...Não esquece de comprar as garrafas de DogStop.

Um abraço!!!

Eriba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qui é isso heim cumpadre? Aula virtual?

Show de bola Eribert...

Ate nesta ultima pescaria aqui no Castanhão estava conversando com o Bruca esse lance de seca x cheia, pois aqui os camaradas preferem irem pescar no inverno e açude cheio.

Creio que existe a velha cultura de cheia x seca em cima da pesca em cima da "educação pesqueira em rios", ai ficamos viciados em pensar que na seca é sempre mió de bão.

Batuta mesmo... FIXO NELE Sr´s Moderadores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk

Gostei dessa descrição do modo feminino de pescar...SEM RUMO E SEM SEQUÊNCIA.........só faltou dizer SEM NOÇÃO tb!

bração

Ou seja, um trabalho mais lento com puxadas meio que sem rumo e sem seqüência.

kkkkkkkkkkkkkk.. minha muié quando leu quase me matou...kkkk

Mas que é verdade é....kkkkkk

Um abraço maninhooooo...

Eriba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...