Ir para conteúdo

Tucunaré macho e fêmea


Bruca

Tucunaré fêmea também produz o "Cupim"  

29 votos

  1. 1. Tucunaré fêmea também produz o "Cupim"

    • sim
      3
    • não
      26


Posts Recomendados

Pessoal esse assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum mas resolvi voltar com ele em questão porque hoje obtive uma informação de um amigo que afirmou ter limpado alguns tucunarés com "Cupim" e os mesmos possuiam 2 filetes de ovas na barriga...

Eis a questão:

Tucunaré fêmea também produz aquele famoso Cupim característico dos machos??

Ou...

Esses filetes de ovas que meu amigo afirma ter visto deveriam ser na verdade gordura? Ou esperma?? rindo3::

Taí uma coisa que fiquei curioso hoje...

Eu particularmente acredito que eram 2 filetes de gordura... joia::: será?

Votem na enquete e comentem aqui!!!

Bração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal esse assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum mas resolvi voltar com ele em questão porque hoje obtive uma informação de um amigo que afirmou ter limpado alguns tucunarés com "Cupim" e os mesmos possuiam 2 filetes de ovas na barriga...

Eis a questão:

Tucunaré fêmea também produz aquele famoso Cupim característico dos machos??

Ou...

Esses filetes de ovas que meu amigo afirma ter visto deveriam ser na verdade gordura? Ou esperma?? rindo3::

Taí uma coisa que fiquei curioso hoje...

Eu particularmente acredito que eram 2 filetes de gordura... joia::: será?

Votem na enquete e comentem aqui!!!

Bração!!!

Bruca, até onde eu sei, o "adorno" é só do macho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com os parceiros, sempre ouvi dizer que este adorno é característico de tucunaré machos, pois tal saliência indica que o mesmo está em seu vigor sexual (propício ao acasalamento).

Vamos procurar mais informações técnicas a respeito do comportamento e cilco reprodutor dos Cichlas.

Abraço parceiros!!!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente não.

Porém, existem relatos que algumas espécies de peixes pode apresentar uma transformação que leva à alteração do sexo.

Foi registrado que em determinda condição ambiental, onde por ventura só existam animais machos, um deles pode ser "induzido" pelos outros a se transformar em fêmea. Entenda, o DNA permanecerá de macho, mas o sexo FISIOLÓGICO será fêmea. Isso a natureza realiza para perpetuar a espécie.

Por coincidência, este fato foi registrado com um peixe cichlideo, parente do Tucunaré.

Exemplo de como isso é possível, onde o sexo determinado pelo dna é diferente do sexo fisiológico , ocorre com as trutas arco íris. Onde se faz uma masculinização de femeas ainda no pós larva, para que se transforme em um macho com espermatozoide de DNA femea . Por que?

Porque ái teremos um individuo que é femea, mas produz espermatozoides XX, e não XY. Que qdo cruzado com uma femea XX, gera uma prole só de XX.

Sacou? Isso porque a truta femea cresce mais que o macho.

Agora voltando À enquete, a minha grande dúvida é se o seu amigo entende de anatomia de peixes o suficiente pra determinar oque é saco espermático, ovócitos e rin. Até mesmo gordura visceral. Lembremos que as ovas possuem vasos sanguineos, e tem aparencia granulosa.Além de estarem necessariamente ligadas ao orificio uretral, senão como sairia!?

valew bruca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca, a alguns dias atras meu padirnho pegou um tucunaré com cupim, nao era um tucunaré grande e ele resolveu abrir uma exceção e levar para casa, ao limpar tambem foi encontrado esses filetes de ovas, identicos ao de uma fêmea...

Eu nao arrisco votar em nenhuma das respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente eu tenho a resposta certa para isso, com base em estudos bem aprofundados eu dedusi que os tucunas pegos pelo amigo do bruca sao emafroditas, AHÁ eu sou um genio neh?!! surtei:: surtei:: ninguem avia pensado nessa posibilidade, muauhau surtei:: surtei::

Mais mesmo assim apenas os machos tem o cupim ( na minha opiniao ) a nao ser que seja um tucuna compativel a explicaçao acima hehe flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro muito exatamente das aulas de anatomia de peixe mas se nao engano os testiculos dos machos ficam aderidos na parte de dentro das costas dos peixes....na epoca da reprodução possivelmente eles aummentem de volume devido a maior atividade de produção de espermatócitos....

sobre seu amigo, ele pôs os supostos ovários na lupa? tirou foto? sinto muito o ceticismo, mas pra provar só assim..........que nem relato sem foto, é boato, rs.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro muito exatamente das aulas de anatomia de peixe mas se nao engano os testiculos dos machos ficam aderidos na parte de dentro das costas dos peixes....na epoca da reprodução possivelmente eles aummentem de volume devido a maior atividade de produção de espermatócitos....

sobre seu amigo, ele pôs os supostos ovários na lupa? tirou foto? sinto muito o ceticismo, mas pra provar só assim..........que nem relato sem foto, é boato, rs.......

Neste caso eu acho que são os rins Tiago. Os testiculos são ligados ao orificio uretral ,assim como os ovarios .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2006 na Serra da Mesa ao separarmos alguns peixes para assar na hora do almoço nos deparamos com um peixe de cupim na cabeça e com dois filetes de ovos. Era um tucunaré azul de 1,5 kg. Ficamos todos perplexos e a partir desse dia nunca mais falamos que peixe de cucuruto é macho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa ta bombando o Tópico hein!!! ainda bem....

Belo que vi até agora 2 pescadore também já depararam com o tais filetes de ovas em tucunarés com cupim na cabeça... Pedro e o Airton.

Então de alguma forma isso está acontecendo...

Só que com as informações técnicas do Rodrigo, precisamos aprofundar mais esta observação para saber se realmente são ovas ou são os tais rins. Inclusive Rodrigo, sobre a mudança de Sexo, eu também já tinha essa inormação,mas para os peixes marinhos como a Garoupa e o Xerne, esse também conseguem fazer isso, quando o macho ALFA do cardume morre, acontece essa tranformação na maior fêmea, que vira macho a partir de então.

Tiago estou tentando arrumar alguma foto disso, meu amigo ficou de procurar para ver se na época ele tinha registrado tal fato. Mas já temos outros2 depoimentos sobre isso, não acredito ser boato, porém as fotos seriam fundaentais para podermos identificarmos de que se trata. Se os tais fletes possuiam os vasos sanguineos e a aparência granulosa...

Vamos aguardar mai respostas, a enquete ficará disponível durante 10 dias.

Bração! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, to achando que o camarada que abriu os peixes passou foi a faca nos bagos do Tucuna e ta achando que são ovas de peixes, é bago mesmo sô!

E outra, se a fêmea tivesse o cupim, comcerveja ela ia querer fazer chapinha pra ficar com o cabelo lisinho.

Votei: So macho tem cupim!

Creio mesmo que seja outra coisa, bago, gordura, ou sei la o que. Isso que dá limpar peixe bebu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero fotos e de preferencia exame do cariótipo para vericarmos se são realmente machos ou fêmeas.......

bração

Opa ta bombando o Tópico hein!!! ainda bem....

Belo que vi até agora 2 pescadore também já depararam com o tais filetes de ovas em tucunarés com cupim na cabeça... Pedro e o Airton.

Então de alguma forma isso está acontecendo...

Só que com as informações técnicas do Rodrigo, precisamos aprofundar mais esta observação para saber se realmente são ovas ou são os tais rins. Inclusive Rodrigo, sobre a mudança de Sexo, eu também já tinha essa inormação,mas para os peixes marinhos como a Garoupa e o Xerne, esse também conseguem fazer isso, quando o macho ALFA do cardume morre, acontece essa tranformação na maior fêmea, que vira macho a partir de então.

Tiago estou tentando arrumar alguma foto disso, meu amigo ficou de procurar para ver se na época ele tinha registrado tal fato. Mas já temos outros2 depoimentos sobre isso, não acredito ser boato, porém as fotos seriam fundaentais para podermos identificarmos de que se trata. Se os tais fletes possuiam os vasos sanguineos e a aparência granulosa...

Vamos aguardar mai respostas, a enquete ficará disponível durante 10 dias.

Bração! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca, os testículos de um macho maduro "parecem" com os ovários de femea imatura, a olho nu. Olha lá heim, disse q parecem. É bem fácil para um leigo confundir. Por isso estou com o Tiago...

Os rins ficam aderidos à coluna, abaixo desta. Abrindo o peixe pelo ventre, só da para ver se tirar a bexiga natatória.

E o cupim é "coisa de macho", evoluiu por seleção sexual, para impressionar as fêmeas e ser escolhido...Como o rabo do pavão,a juba do leão, canto dos sapos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HGey Bruca, esse seu amigo deve estar pescando na cidade Natal do Max Gaúcho. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Eu votei não, e só vou votar meu voto se alguem voltar da Serra da Mesa, e abrir o bicho de todos os Tucunas de Cucuruto que pegarem. huahuauhahuaahuahuauhauhuha até lá meu voto continua Não. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ou então vai ver nesse lugar virou moda as Tucunarés femeas colocarem Silicone na Testa!

surtei:: surtei:: surtei:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí pessoal... acho que com a explicação do Michel e do Tiago estamos bem perto de desvendar esse mistério!! Pra mim eram os testículos então hein!!!! praia::

Estamos aguardando algumas fotos, creio que em breve voltaremos com o assunto.

E daqui a té lá sem essa de ficar matando peixe só pra ver se tem ova hein!!! negativo::

Comer um peixinho tudo bem mais encher isopor e coisa do passado!!! gorfei:: gorfei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal esse assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum mas resolvi voltar com ele em questão porque hoje obtive uma informação de um amigo que afirmou ter limpado alguns tucunarés com "Cupim" e os mesmos possuiam 2 filetes de ovas na barriga...

Eis a questão:

Tucunaré fêmea também produz aquele famoso Cupim característico dos machos??

Ou...

Esses filetes de ovas que meu amigo afirma ter visto deveriam ser na verdade gordura? Ou esperma?? rindo3::

Taí uma coisa que fiquei curioso hoje...

Eu particularmente acredito que eram 2 filetes de gordura... joia::: será?

Votem na enquete e comentem aqui!!!

Bração!!!

Amigo Bruca,

Nos anos em que fui pescador profissional e abatia muitos tucunarés no sudeste, ocorreu que um dia capturei um tucunaré com cupim e que por sinal possuia ovas em sua barriga, na hora fiquei muito intrigado e inspecionei as ovas por diversas vezes e realmente a aparencia era de ovas mesmo. Observei também os diversos traços do tucuna para identificar o seu sexo por sinais externos e tinha aparencia de macho. Era um exemplar de 3 kg, muito incomum encontrar femeas com esse porte no sudeste.

Estudei o caso e nao consegui chegar a conclusao confiável, mas já li que alguns ciclídeos podem mudar de sexo. Será uma mutaçao genética no cromossomo sexual? sei lá? mas é intrigante e polêmico!

Mas acho que isso seja possível, porem pouco provável!

Vitorino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou mais um dos que abriu um macho (pelo cupim nas costas) e se eparou com aovada.

Com sou dentista e não biologo mou veterinário posso ter me enganado mas que ra igualzinho aà uma ovada isso era!!!!

Beto

Ai gente!! Mais um hein!!! eita...

Pessoal ná próxima vamos registrar ok! fotos!!!

O assunto ainda ainda é um místério hehehehe. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...