Ir para conteúdo

MOBILIZAÇÃO X Supermercados ou hipermercados


Posts Recomendados

Supermercados ou hipermercados, cadê a política de preservação?

Galera a um tempo atrás alguns supermercados, hipermercados, redes de mercados, enfim, lugares onde fazemos nossas compras, passaram a boicotar, proibir ou comercializar carne bovina de origem onde as pastagens foram feitas em áreas desmatadas, isso sendo a maioria no norte do país.

Hoje fui fazer compras em um supermercado conhecido em todo Brasil pela sua rede, o Pão de Açúcar. Perambulando pelos corredores, fui dar uma espiada na peixaria, e la me deparei com Tucuninas pequenos, no máximo 500gr. A coloração típica da região daqui do Ceará e curioso perguntei a origem ao camarada da peixaria. Respondeu de forma direta:

“Castanhão macho”.

Como alguns sabem estivemos neste final de semana no Castanhão, e amigos que já pescaram lá afirmaram que parece que o Castanhão esta morrendo. É visível a pesca predatória naquela região, existindo ate uma vila de pescadores, estes que atravessam grandes baías com suas redes, chamadas aqui de galões.

Agora pergunto aos senhores entendidos de lei, ou aqueles que buscam idéias para a preservação de qualquer espécie que seja, incluindo aqui os Tucunarés. Porque os mercados, supermercados, hipermercados ou o que seja não criam uma política igual ao do gado criado em áreas desmatadas?

Será que poderemos criar um abaixo assinado e colocar em todos os fóruns, revistas e esta lista ser enviada para os grandes vendedores?

Seria muito bom, pois eles são uns dos maiores patrocinadores da matança em serie.

Se alguém tiver alguma idéia que possa ser útil para uma criação de um abaixo assinado já seria válido, e muito válido.

Não que vai acabar a matança mais ao menos diminuir, não fizeram com o boi, porque não com os Tucunas?

Uma caminhada inicia-se apenas com um primeiro passo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supermercados ou hipermercados, cadê a política de preservação?

Galera a um tempo atrás alguns supermercados, hipermercados, redes de mercados, enfim, lugares onde fazemos nossas compras, passaram a boicotar, proibir ou comercializar carne bovina de origem onde as pastagens foram feitas em áreas desmatadas, isso sendo a maioria no norte do país.

Hoje fui fazer compras em um supermercado conhecido em todo Brasil pela sua rede, o Pão de Açúcar. Perambulando pelos corredores, fui dar uma espiada na peixaria, e la me deparei com Tucuninas pequenos, no máximo 500gr. A coloração típica da região daqui do Ceará e curioso perguntei a origem ao camarada da peixaria. Respondeu de forma direta:

“Castanhão macho”.

Como alguns sabem estivemos neste final de semana no Castanhão, e amigos que já pescaram lá afirmaram que parece que o Castanhão esta morrendo. É visível a pesca predatória naquela região, existindo ate uma vila de pescadores, estes que atravessam grandes baías com suas redes, chamadas aqui de galões.

Agora pergunto aos senhores entendidos de lei, ou aqueles que buscam idéias para a preservação de qualquer espécie que seja, incluindo aqui os Tucunarés. Porque os mercados, supermercados, hipermercados ou o que seja não criam uma política igual ao do gado criado em áreas desmatadas?

Será que poderemos criar um abaixo assinado e colocar em todos os fóruns, revistas e esta lista ser enviada para os grandes vendedores?

Seria muito bom, pois eles são uns dos maiores patrocinadores da matança em serie.

Se alguém tiver alguma idéia que possa ser útil para uma criação de um abaixo assinado já seria válido, e muito válido.

Não que vai acabar a matança mais ao menos diminuir, não fizeram com o boi, porque não com os Tucunas?

Uma caminhada inicia-se apenas com um primeiro passo!

vc tem toda razao caro amigo

conte comigo

parabens pela iniciativa

abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio, se um supermercado vender pescado abaixo do tamanho permitido (a não ser que comprove vir de cultivo), basta denunciar que a fiscalização vai lá. Aliás é a forma mais fácil de fiscalizar.

O problema nesse caso aí é que tucunaré não tem tamanho mínimo definido para o castanhão, ou para as bacias do Nordeste, então o supermercado não cometeu crime algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que eu ia falar Michel !!

Tucunaré aqui no Nordeste é considerado peixe exótico, por isso está fora das leis de conservação. Portanto infelizmente o Supermercado não está fora da lei. Vc viu lá no Castanhão a quantidade de pescadores profissionais, e por incrível que pareça na rede só entra os filhotes deste tamanho.

Vou levar esse assunto para APECE - "Associação dos Pescadores Esportivos do Ceará" e ver se podemos fazer algo junto com os amigos associados.

Estamos na luta!! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Brasília ja tem muito tucunare sendo vendido em mercados e eu fiquei com pena dos monstros de 4 a 5 kg no gelo. Mais e um peixe considerado exótico em quase todas as bacias. ai não tem lei que impeça a sua capturar e nem tem época de defeso.

Seria muito bom se tivéssemos leis que impedissem a sua captura, mais tem o outro lado, a pesca com rede e proibida em todas as águas interiores do Brasil, ai da pra flagra, se o peixe tiver marca de rede e não tiver guia ou nota de cultivo da pra multar o estabelecimento, não tendo quem compre o pescador perde o interesse em capturar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Poxa Flávio,

Você está súper certo! Acho que nós como consumidores temos que nos organizar. Porque acredito muito nesses movimentos da Internet, vide o transporte de varas VS. GOL linhas aéreas. Deu certo não deu? E não precisou de envolver nenhum órgão público, além de nós usuários do serviço. No caso dos peixes, acho ainda mais fácil isso ocorrer uma vez que existe lei prévia que justifique o não abate desses peixes abaixo da medida. Vamos amadurecendo a idéia e nos comunicando. Começo sugerindo a criação de uma campanha. O que você acha?

Henrique

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...