Ir para conteúdo

TAMANHO DE VARA


Edwaldo

Posts Recomendados

Amigos, tenho notado que a maioria do pessoal que pesca na Amazônia preferem varas de tamanho 5'6, ainda não entendi o porque.

Então fica a dúvida, será que este tamanho é melhor para pescar Tucunarés na Amazônia, e tamanhos maiores, por exemplo 6'6 e 7' para pescar Dourados no Pantanal?.

Sou de Cuiabá, pesco muitos dourados em corredeira, tenho usado uma Vara Compre da Shimano de 17/40 lbs, muito boa para pescar com iscas naturais, já com artificiais, não arremessa legal.

Então comprei uma Compre 15/30 lbs de 7', que arremessa iscas artificiais muito bem, mas penso que não vai aguentar um Dourado grande na corredeira.

Então pensei em comprar uma Rapala 17/25, pois vejo todos falarem bem desta vara, que pelo que entendi tira Tucunarés com mais de 7 kgs sem problemas, tá certo que é em água parada, então outra pergunta: Será que uma vara destas aguentaria pescar grandes dourados na corredeira?

Parece estranho não confiar em uma Compre 15/30 lbs e pensar em comprar uma Rapala 17/25 lbs, mas é que não tenho uma base legal destas varas Rapala, pois aqui não tem para vender e não conheço ninguém que tenha uma vara da Rapala para pegar na mão e ter uma idéia, e como nunca pesquei Tucunaré, principalmente na Amazônia, também não tenho base da força exercida pelo peixe, por isso as dúvidas.

Espero que me entendam e possam me ajudar. Obrigado.

Edwaldo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Edwaldo, o motivo de usarmos as varas de 5.6'' de comprimento nas pescarias de tucunarés na amazônia é que ao utilizarmos a isca de hélice com a ponta da vara voltada para baixo e ao darmos a puxada vigorosa para a trabalhar a isca a possibilidade da ponta da vara mergulhar na água do rio é menor utilizando as varas de 5.6''. Mas isto é uma questão de adaptação e gosto pessoal eu também já utilizei varas de 6.0''. Pesquei pela primeira vez com a minha vara Rapala gold de 25lb na amazônia em dezembro e gostei muito da ação da vara, peso e conjunto em geral, muito boa e com ótimo custo benifício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem, Edvaldo, entendo que depende de como vc pesca: sentado ou de pé.

Para pescar de pé, varas menores com certeza, pois ajuda no trabalha com a vara na vertical "para baixo".

Sentado, tanto faz o tamanho da vara, mas prefiro varas maiores, pois arremessam mais longe, acho, e facilitam o trabalho de toques na vara, pois esta estará na vertical "para cima".

Em suma, tanto faz, depende de seu gosto e forma de trabalhar a isca.

É o que acho.

Forte abraço,

Wellington . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...