Ir para conteúdo

Sobre os cupins nas fêmeas de tucunaré.


Beto-BH

Posts Recomendados

Bom galera, para mim ficou esclarecida a questão. Eu sou um dos que já abriu um tucunaré com cupim e achou uma ovada bacana por dentro. Tinham falado que eu poderia estar confundindo o aparelho reprodutor masculino com as ovas, mas achei muito pouco provável. Não sou biologo mas tenho uma grande vivência em pesca e tenho certeza que não confundiria a ova ( com os ovocitos bem nítidos) com o epidídimio ou testículos que ficam cheios de esperma (branco leitoso).

Conversando como Gabriel Alckimin, pescador e biologo ictiologo,o mesmo que sempre aparece nos relatos do Felipe Moraes com o maior tucunaré da pescaria, e ele me explicou que os Ciclídios, e em particular os Tucunas, tem uma taxa relativamente alta ( perguntei o que seria esse relativamente alta e ele me disse que não saberia informar números mas seria tipo 1 a 2% dos indivíduos) de hermafroditismo, ou seja, características masculinas e femininas no mesmo indivíduo ( inclusive aparelhos reprodutivos masculino e feminino juntos, no mesmo corpo).

Fui mais a fundo e perguntei se todos os tucunas com cupim seriam machos ou hermafroditas ou se uma fêmea pura podria apresentar o cupim. a resposta foi que , mesmo as fêmeas, embora não seja comun, podem apresentar o cupim, mas que nos machos estes são mais proeminentes.

Na verdade, como a maioria sabe, o cupim é uma reserva de energia....uma gordurinha localizada.

Na raça humana, por exemplo, as mulheres tem uma maior tendência a acumular gordura nas nádegas e culotes, o que não impede de um homen ter culote ou bundão se for muito gordo.

Ele me disse que tem um cientista, que não me lembro o nome, que é um dos maiores entendidos de ciclídios do mundo e tem um trabalho bublicado justamente sobre este assunto. se alguém interessar posso tentar maiores informações com ele.

Então pra mim tá explicado

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...