Ir para conteúdo

Pescando pirarara em pesqueiros


r0d0lph0

Posts Recomendados

Bom dia pessoal!

Acabo de entrar aqui no forum, e ja vim pedi uma ajuda,

To pensando em comprar um equipamento pra pescar pirararas, mas só vou pescar elas em pesqueiros ( castelinho e corrego das antas),

tava pensando no seguinte conjunto:

shimano calcutta 400

linha 65lb 160metros (power pro)

vara shimano compre muskie ( a libragem da vara é: para linhas mono 20-50lb

e linhas multi 30-80lb)

chicote de 1m de de linha 1mm

O equipamento aguentaria?

Muito obrigado!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pras cavalonas sim, já as menores poderá arrastar sem maiores problemas.

Lembre que peixe de tanque não tem a mesma força/resistência dos selvagens de rio.

O maior que estou usando aqui é uma vara de até 40lb e linha mono de 30/35 lb, mas ainda não saiu aquele troféu.

Outra coisa: o chicote de 01m seria recomendado para locais com pedra/tranqueiras onde as bichonas possas ralar a linha, se não for o caso nesse local dispensaria, pois seria mais um ponto de enfraquecimento da linha pelo nó. poderia usar uma linha mais grossa mais comprida (algumas voltas na carreta + comprimento da vara + uns metros até o anzol) para aguentar as últimas "cabeçeadas" perto da margem.

Espero ter ajudado. Estas são as minhas sugestões, mas logo deve aparecer alguém com idéias diferentes...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá r0d0lph0 !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outras... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

viewtopic.php?f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

viewtopic.php?f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, sobre pirararas (em pesqueiros ou não), acho que entendo um pouquinho . . . anjo::

Não se estresse com equipamento: já ferrei gigantes com equipamento ultra-ultra-ultra-leve. Vc não acreditaria.

A diferença das brutas de pesque-e-pagues com o rio, assim entendo, não é que umas ou outras têm mais ou menos força; consiste em que, em regra, pesque-e-pagues não têm enroscos, pedras, paus etc. Assim, dá pra trabalhar à vontade.

Já usei todo o tipo de equipamento, desde os bem pesados, como os BG's 60 e 90, até os mais ultra-leves possíveis. Tendo linha e paciência, todos os peixes saem.

Não precisa usar anzóis grandes; os pequenos surtem os mesmos resultados.

Quanto às iscas, verifique o que as brutas estão comendo com os guias do pesqueiro. Já peguei pirararas com todo o tipo de isca; até com massa.

Uma dica INFALÍVEL: pirarara se pesca da beirada do tanque (assim como os outros de couro e pirarucus).

Quando digo beirada, é beirada mesmo: coisa de menos de 1 metro(isto mesmo - menos de 1 metro) da beirada.

Para teste, pegue uma salsicha que boia (por exemplo, "Da Granja") e deixe bem na beirinha, debaixo de onde está pescando . . . Depois me conta . . .

Bem, em resumo, é isso.

Boa sorte.

Forte abraço,

Wellington . . .

PS: o grande inconveniente de equipamentos mais leves, é que vc terá que dar a volta no tanque, o que se torna "chato" quando há muitos pescadores. . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Os comentários acima foram muito pertinentes. Realmente para pescar pirarara não pense em materiais leves.... este que anunciou está de bom tamanho para pesca de pirarara. tambem pesco com uma corvalus e uma Kenzaki (2,70). Já pequei peixe de 28 kg (tambaqui) com este equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja ouvi falar que nesse pesqueiro castelinho tem umas brutas ! o conjunto aguenta tranquilamente , até mesmo pelo motivo de que vai usar só em pesqueiro ...

quando pesco pirarara em pesqueiro ( o lago do pesqueiro de peixes de couro da minha cidade não é muito grande então não tem pra onde o peixe correr ) eu uso uma onix - intergreen 25 lbs , linha de monofilamento de 0.40 mm ou linha de multifilamento de 50 lbs carretilha curado 201E e com multi , uso leader de 0.55 mm ( fluorcarbono ) << esse conjnto para iscas artificiais .

Ja o de iscas naturais eu uso vara hunter fish 50 lbs marine sports , linha de monofilamento 0.70 mm , carretilha shimano cardiff 401 ...

nesse lago tem jaus de até 30 quilos , por isso a diferença de material entre iscas naturais e artificiais é grande , nas artificiais entram mais pirararas de até 15 kg , e pintados de até 10 quilos , na isca natural , jaus e pirararas maiores .

Abrax ! e boas pescarias .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Pras cavalonas sim, já as menores poderá arrastar sem maiores problemas.

Lembre que peixe de tanque não tem a mesma força/resistência dos selvagens de rio.

O maior que estou usando aqui é uma vara de até 40lb e linha mono de 30/35 lb, mas ainda não saiu aquele troféu.

Outra coisa: o chicote de 01m seria recomendado para locais com pedra/tranqueiras onde as bichonas possas ralar a linha, se não for o caso nesse local dispensaria, pois seria mais um ponto de enfraquecimento da linha pelo nó. poderia usar uma linha mais grossa mais comprida (algumas voltas na carreta + comprimento da vara + uns metros até o anzol) para aguentar as últimas "cabeçeadas" perto da margem.

Espero ter ajudado. Estas são as minhas sugestões, mas logo deve aparecer alguém com idéias diferentes...

Abraço

Será que uma vara até 30lbs e uma carretilha Black Max 30 da Mariner, guenta o tranco??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande amigo, estive no pesqueiro Castelinho nos dias 07 e08/10/11. Deu dó. Os peixes estão morrendo no lago principal por falta de oxigenação. Enquanto pescava boiava vários tambas e Corimbas mortos e, ainda pior, os responsáveis não tiraram da água. Vários abnegados pescadores de lá que faziam este serviço. Uma lástima.

Assim serve esta mensagem de alerta aos responsáveis pelo pesqueiro Castelinho serem mais profissionais no negócio, pois, além da mortandade de peixes o serviço de venda de bebidas ao redor do lago durante a semana simplesmente não existe. Se o pescador quiser uma bebida/comida tem que andar léguas para buscar, pois eles não passam servindo durante a semana. Ou deixa as tralhas ao sabor dos peixes ou passa sede e fome.

Outra fato que me deixou chateado foi a falta de bancos, cadeiras e bancadas ao redor do lago principal, assim, tive que sentar no chão para comer uma marmita "maldita", mexer com as tralhas no chão e na terra e, ainda pior, e passar horas pescando sentando no chão de pedra por falta de uma simples cadeira de plástico.

Assim sendo, esta missiva serve de alerta aos responsáveis pelo pesqueiro, posto que, ainda acreditam que os pescadores atuais ainda são aqueles que esquecem do conforto em detrimento da pesca, no entanto, creio que esse tempo já passou e agora queremos o mínimo de conforto para fazer uma boa pescaria.

Até porque, o preço cobrado por lá não é baixo e no momento o custo x benefício não vale.

Serve o alerta aos demais amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia.

A pesca de peixes de couro é uma das que mais me facinam, principalmente as pirararas.

Como moro próximo do castelinho (80km) sempre que posso estou por lá acampado e tentando umas piras nas longas noites.

Realmente morreu 3 pirararas no lago principal, uma delas estava com anzol e pedaço de linha fina (0,35mm) preso na boca. Uma morreu por falta de oxigênio e outra foi morta, isso mesmo, encontraram de manhã o rabo vermelho e a barrigada na beira do barranco. Lamentável!!!

Com relação à comida e bebida, para evitar o transtorno de ir até a recepção, logo na entrada já pego o que preciso e levo comigo. Nos fins de semana o carrinho fica transitando em volta do lago para atender as solicitações.

Durante a semana o restaurante não funciona mas um churrasquinho vai bem.

Quanto ao conforto, o pesqueiro possui quartos para locação, inclusive com ar condicionado. No meu caso prefiro acampar e neste caso há chuveiros quentes para quem fica em barraca. Que outro pesqueiro com peixes grandes oferece chuveiro quente e café da manhã? Tenho que discordar do amigo mas não é bem assim.

Veja as fotos de minha última pescaria e acampamento:

viewtopic.php?f=4&t=20666

Quanto a tralha, equipamento médio não tira pirarara no Castelinho, principalmente se for grande. O tanque principal tem muitas estruturas, restaurante, deck, casa do barco e passarela, o que não permite deixar peixe levar muita linha.

Por experiência nesse pesqueiro, afirmo que tem que ter material pesado.

Eu utilizo:

- Vara 40-70Lbs;

- Linha importada 0,70mm;

- Anzol 8/0 sem farpa sem snap, direto no aço;

- lider de aço flexível e encapado de 100Lbs;

- girador reforçado;

- suporte de vara reforçado;

- salva varas reforçado. Muitos pescadores perderam seus equipamentos que foram arrancados do suporte.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...