Ir para conteúdo

TRAIRÃO X TUCUNAS


Posts Recomendados

Olaá amigos,eu queria a ajuda de voces pois quero soltar uns alevinos de trairao na minha chacara. La tem lambari pra caramba e muitos acarás e algumas trairinhas.Como as trairinhas nao costumam atacar artificiais e sao bem pequenas e manhosas,eu quero soltar os Trairoes em todas as represas,mas queria tambem,por opçao de pesca esportiva soltar Tucunas Azuis ou Amarelos em 2 poços juntos do trairoes.o Objetivo e pescar com artifiais,e ter bastante açoes.

O 1º poço tem 20m x 30 m e profundidade de un 2,5 metros.o problema dessa represa e que e mais na extemidade da chacara e os vizinhos as vezes pescam la.

O 2º tem 30 metros por 7 por 1 m de profundidade. essa represa e mais escondida.

Na 1ª represa queria soltar uns 40- 50 trairoes e uns 10 a 20 tucunas

na 2ª represa uns 20 trairoes e 10 tucunas.

Sera que solto os tucunas?Eu so iria solta-los porque de vez em quando as trairas ficam manhosas e nao querem açao,nao sei se com o trairao e assim tambem.

Os trairoes por si so ja sao esportivos tanto quanto os tucunas ? ou sao mais frescos para atacar as artificiais?

O numero esta bom?pensei em numeros pequenos para que eles se desenvolvam com mais rapides,evitando tambem o predatismo entre si e mantendo o equilibrio entre os peixes a servirem de comida.

Os alevinos de Trairao ja terao 10 cm em media.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok,mas la acho que nao tera tanto problema,e claro que uns iram matar os outros como na natureza,por competiçao mesmo.Mas la os lambaris vem de corregos,que desembocam nessas represas,e la ja existe uma grande quantidade de lambaris e caras,e pensando neste mesmo problema que eu resolvi por poucos alevinos,para poder manter uma certa quantidade de alimento para os alevinos.

Mas assim,os tucunas eram so pra aumentar o leque de possibilidades de pesca,pois as trairas normais de la sao muito manhosas e nao costumam atacar as artificiais.

Ainda nao consultei nenhum tecnico,a nao ser o vendedor de alevinos e mesmo assim nao falei para ele sobre minhas pretençoes... Voces sabem onde posso consultar algum?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei nao...

Acho que isso nao tem como dar certo!

Os lagos sao pequenos e nao poderiam produzir alimento suficiente, por muito tempo, para estes peixes quando grandes...

Outra consideracao sao as possiveis implicacoes ambientais/legais; pode ser considerado crime ambiental introduzir especies invasoras, que podem sair destes lagos e povoar outras aguas... Principalmente por se tratar de especies altamente predadoras, pode ate haver extincao de outras especies nativas! Se lambaris conseguem alcancar estes lagos vindos de outros lugares, deve ter algum jeito destes alevinos sairem destes lagos.

Outro detalhe e que estes peixes podem atrair "pescadores" que, nas sombras da madrugada, podem mandar a tarrafa em cima... E mesmo, "aproveitar" que ja estao por ali mesmo e dar uma espiada se ha algo alem de peixes para ser furtado...

Haaa... Tucunas preferem maiores profundidades que trairoes, que preferem maiores profundidades que trairas...

E trairas preferem as margens com vegetacao, enquanto tucunas preferem galhadas ou estruturas no meio da agua...

So olhando o local para ver qual dos 3 seria favorecido neste ambiente, mas tive a impressao de que as trairas seriam as favorecidas... Ha uma proporcao ideal entre presas e predadores, o que estes predadores iriam comer quando grandes?

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente gostaria de agradecer a opiniao do grade amigo Moacyr,que e um dos caras mais entendidos no quesito trairas aqui no forum.

Vou tentar explicar como funciona os 2 poços:

o Maior,tem agua corrente que vem de um corrego pequeno,criado para este fim. a agua chega nele e quando sai vai para outro poço,logo em seguida,que neste nao vou soltar nada pois furuamente pretendo criar tambaquis para vender.Este poço sera 'lacrado',ou seja, a saida de agua dele para o futuro poço dos tambaquis sera canalizada e filtrada,afim de evitar que trairoes comam os tambaquis,mas a entrada nao seria tampada,mantendo o fluxo de lambaris.O corrego que o abastece e bem pequeno,chegando a ter em algumas partes 1 palmo de largura por 10 cm de profundidade,mas a agua e corrente.Será que mesmo assim ele deve ser lacrado afim de evitar que os trairoes subam corrego acima? Este poço tem as medidas citadas com uma correçao,pois ele tem 2,5 metros de profundidade na parte mais funda,e em uma berada tem tambem uma arvore caida dentro dele.

O outro e de agua corrente,e nele como a agua que o abastece cai de uma altura de 1 metro,e impossivel que os alevinos subam corrego a cima,mas na saida da agua tera que ser telada para evitar que os alevinos fujam.

perto deste,num ponto mais ao centro da chacara exite outro poço,que eu pensei que seria uma boa opçao para os tucunas. nele a agua chega por mangueira e nao sai. tem uns 20m x 15m com profundidade desconhecida,mas proxima de 2 metros na parte mais funda. ele possui uma arvore bem antiga caida dentro dele,e e habitado por muitos caras e tilapias pequenos.O unico problemas mesmo seria que teria que por lambaris constantemente para alimentar os peixes,pois nao chega nenhum peixe la. Eu pensei em tucunas porque neste lago tem muita estrutura para eles se esconderem,mas seria dificil alimentalos sem interferir. o que voces acham?

Sei nao...

Acho que isso nao tem como dar certo!

Os lagos sao pequenos e nao poderiam produzir alimento suficiente, por muito tempo, para estes peixes quando grandes...

Outra consideracao sao as possiveis implicacoes ambientais/legais; pode ser considerado crime ambiental introduzir especies invasoras, que podem sair destes lagos e povoar outras aguas... Principalmente por se tratar de especies altamente predadoras, pode ate haver extincao de outras especies nativas! Se lambaris conseguem alcancar estes lagos vindos de outros lugares, deve ter algum jeito destes alevinos sairem destes lagos.e outro fato e que 2 de suas 4 bordas sao retas,ou seja,afundam de uma vez cerca de 1 metro. apenas as 2 bordas menores sao mais 'ladeiras'

Outro detalhe e que estes peixes podem atrair "pescadores" que, nas sombras da madrugada, podem mandar a tarrafa em cima... E mesmo, "aproveitar" que ja estao por ali mesmo e dar uma espiada se ha algo alem de peixes para ser furtado...

Haaa... Tucunas preferem maiores profundidades que trairoes, que preferem maiores profundidades que trairas...

E trairas preferem as margens com vegetacao, enquanto tucunas preferem galhadas ou estruturas no meio da agua...

So olhando o local para ver qual dos 3 seria favorecido neste ambiente, mas tive a impressao de que as trairas seriam as favorecidas... Ha uma proporcao ideal entre presas e predadores, o que estes predadores iriam comer quando grandes?

Aquele abraco a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de peixes de piracema, como o tambaqui, mesmo um cano nao evitaria que eles tentassem sair do lago! So tela bem fina ou agua caindo para evitar que fujam...; poderia dar certo um cano com uma tampa furada para evitar isso, mas nao sei de quem tenha feito isso para poder assegurar que da certo, sem contar que poder ia entupir...

No caso das trairas, trairoes, e tucunas, acho pouco previsivel...; pode ser que depois de comer tudo que se mexa no lago e ficarem com fome, acabem subindo, mesmo com correnteza...; e pode ser tambem que comam tudo e morram de fome.

Mesmo em grandes acudes de pesque-pague, se nao houver abundancia de estruturas e alimentacao por racao, predadores como o tucunare tendem a acabar com tudo que lhes caiba na boca... No caso de trairas e trairoes, com tudo que mexa e que caiba na boca e tambem com o que nao cabe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema é....

soltar alevinos de trairão de 10cm... os tucunad de 15cm... vai tentar comer... se soltar trairão maior... e tucuna menor... os trairão vai comer os tucunas...

nun sei oq iria dar... mais seria uma boa ter esses 2 peixe para pescar.... eles são d+..

boa sortee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado a todos

o fato de ter que arrumar comida eu ja me contentei.Pensei melhor e acho que junto pesso uns alevinos de outro peixe qualquer pra servir de comida, o mais barato mesmo,alem de repor com lambaris sempre que possivel,ja que la lambari nos lagos da ate em lago seco.

hahaha

vou mesmo e diminuir a quantidade de peixes,pra durar um pouco mais a comida,e assim crescerem mais.

No posso separado vou por uns 20 tucunas pequenos e alguns outros peixes,como lambaris e caras,junto aos caras e tilapias que ja vivem la. nos outros vou por so trairao mesmo.

Os tambaquis sao outra historia,vai ser realizado um projeto,e com certeza a agua que passara para seu tanque sera filtrada com filtro de areia e telas pra proteger os filtros de saida e entrada de agua;o poço sera cercado e telado para evitar a presença de pescadores 'espertinhos'; e claro que um tecnico ira me apontar um caminho.

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...