Ir para conteúdo

Ricardo Makino

Membro
  • Postagens

    3
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Ricardo Makino

  1. Kerlon, boa tarde!

    Gostei das fotos. Pretendo passar no Castanhão nete mês. Você pode passar os dados de contato dos guias citado?

    Grato,

    Makino.

     

    Amigos pescadores,


    Neste relato, pretendemos compartilhar com vocês os momentos alegres e de muita descontração que passamos ao lado dos amigos durante mais uma pescaria no açude CASTANHÃO e divulgar a todos os que já foram e aos que pretendem conhecer aquele PARAISO DOS TUCUNAS NORDESTINOS as nossas experiências, apresentando dicas e sugestões que colaborarão para um melhor aproveitamento do potencial turístico do local e desmistificar algumas “verdades” que são colocadas para os pescadores que estão à captura dos bocudos cearenses.

    Nos dias 14,15 e 16 de Agosto, Eu, e alguns dos integrantes da equipe MANULETO, meu irmão e compadre Delano, o grande amigo Cavalcante e o melhor cunhado do mundo o Edmar Filho, viajamos para a 7º EXPEDIÇÃO – AÇUDE CASTANHÃO / CE.

    Mais uma vez, preferimos fazer o primeiro trecho da viagem, indo de TERESINA/PI até FORTALEZA / CE por via aérea, e chegando à capital Cearense alugarmos um carro e seguir o restante do percurso, algo em torno de 240 Km, pela BR116 e CE 020 até o município de NOVA JAGUARIBARA / CE.

    DICA Nº 01 – POUSADA “OS MAIAS”

    Chegando lá, optamos em ficar hospedados na POUSADA OS MAIAS, pois é indiscutivelmente a melhor opção de hospedagem na cidade, onde os pescadores tiveram a oportunidade de ótimas noites de sono e recarregarmos as nossas baterias, a fim de enfrentarmos os dias de intensos raios de Sol que iluminam as águas do Açude Castanhão. É VERDADE, que os funcionários da pousada não estão treinados para atender o pescador, mais basta informar o horário previsto para a saída na madrugada para a pescaria que o café da manha estará no ponto. (Frutas, pão, queijo, carne moída, café e leite). Valor R$ 59,00 a diária da suíte com três camas, TV, frigobar, ar condicionado. Obs.: Se estiver esperando mais conforto, é melhor largar pescaria e aprender jogar GOLF na Costa do Sauípe.

    img0746001.jpg
    Pousada

    hotel3.jpg
    Chegada a noite...

    hotel2rw.jpg
    Kerlon e Edmar

    hotel1s.jpg
    Dr. Cavalcante preparando o armamento...

    DICA Nº 02 – “OS GUIAS”

    Mais uma vez, fomos guiados pelo nosso amigo e guia local o LÚCIO e pelo guia GIL que realmente fazem a diferença em uma pescaria, pois os caras são os melhores e conhecem todos os pontos e particularidades de cada pedacinho daquela imensidão. No entanto, a procura por guias na região esta cada vez maior e outros guias como o ANDRÉ, GILMAR E RICARDO já estão trabalhando satisfatoriamente na região.

    DICA Nº 03 – PRATIQUE O “PESQUE, DEGUSTE, FOTOGRAFE E SOLTE”

    A prática do “Pesque, Fotografe e Solte” graças a Deus, está cada vez mais difundida entre a maioria dos guias e pescadores esportivos que freqüentam o açude Castanhão. Em nossa turma, que fique bem claro, também levantamos esta bandeira. No entanto, gostaríamos de fazer uma ressalva a atitudes que não compreendemos e achamos uma tremenda “hipocrisia”, pois muitas vezes ouvimos ou lemos relatos de pescadores que chegam a levar para uma pescaria uma PICANHA ou outra maravilha de corte bovino, alegando que vai comer churrasco porque não quer matar PEIXE. Isto é no mínimo, um tremendo equivoco, pois para a produção de carne, precisamos fazer pasto, e fazendo pasto praticamos o desmatamento, e desmatando estamos contribuindo para acabar com os nossos rios, e acabando com nossos rios, MATAMOS MUITOS, MUITOS, MUITOS PEIXES!!!!!!!!!!! Além do mais, comer peixe é bem mais saudável do que comer carne vermelha, hahahahahahaha!!!!!!!!!

    DICA Nº 04 – “OS CANTOS E CONTOS DO XEXEU”

    Ir ao Castanhao e não conhecer o “Rancho do Xéxeu” é a mesma coisa de ir a Roma e não ver o Papa. O Xéxeu é um senhor que mora em um rancho na beira do açude e sede o seu espaço “gratuitamente” para que os pescadores possam deixar os seus veículos estacionados em local seguro. Nossa sugestão é que você deixe pelo menos 30 minutos de seu precioso tempo de pescador e sente em seu rancho para tomar um café oferecido pelo anfitrião, escutar e dar boas risadas de alguns cantos e contos desse poeta do sertão. Solicite ao Xexeu que ele conte as aventuras do seu PIT BULL comedor de Onças e que ele cante a sua musica que esta em 1º lugar nas paradas de sucesso ”A CELULITE DA GORDINHA”. Pense macho num show de interpretação, o Rei Roberto que tome cuidado!!!!!

    DICA Nº 05 - “O RANCHO DO LÚCIO”

    Para aqueles que tenham a oportunidade de pescar no Castanhão com o Guia Lucio, sugerimos combinar com antecedência com ele para que o intervalo do almoço (12h00min às 14h00min) seja em seu rancho que fica localizado na beira do lago. Reserve para o almoço, alguns peixes que poderão ser feitos assados na brasa ou uma maravilhosa calderada acompanhada de pirão de farinha. (ESTE LUCIO TÁ DANDO ATÉ PARA COZINHEIRO!!!!!!!). Lembramos que vale a pena levar uma boa rede que servirá para descansar enquanto uma espécie de aspersor irriga o telhado do rancho deixando-o frio o suficiente para um bom cochilo.

    rancho1.jpg
    O Rancho do Lucio

    rancho3.jpg
    Banheiros completos

    rancho2.jpg

    ranchovistacasabrancat.jpg
    Vista do Rancho com o casarão ao fundo...

    casabranca1.jpg
    Casarão de 1922

    casabranca2.jpg
    Casarão

    http://img204.imageshack.us/img204/5492/rancho5.jpg
    irrigação no teto para refrescar....

    http://img683.imageshack.us/img683/7682/ranchotucunabrasa.jpg
    Tucuna na brasa...

    http://img228.imageshack.us/img228/9868/rancho6.jpg
    só o filé....

    http://img845.imageshack.us/img845/7251/rancho7.jpg
    caldeirada de piranha e tucuna...


    DICA Nº 06 – “ISCA DE SUPERFICIE”

    As duas ultimas aventuras (6º e 7º EXPEDIÇÕES), serviram para quebrar vários “mitos” ou “verdades” que existiam em nossa equipe acumulados ao longo das aventuras que fizemos durante os três anos de pescarias no Castanhão, somadas as informação repassadas pelos guias e outros relatos postados pelos amigos aqui no site.

    Iscas meia água X Iscas superfície:

    Quando você conversa com os guias locais ou com outros pescadores que freqüentam o açude castanhão, é comum que a grande maioria te diga: “Os tucunarés aqui do Castanhão não gostam de superfície, o negocio aqui é meia água” ou então, “Macho rapaz, as matadeiras são as X-RAP 10, BORÁ 10 ou a INNA 90, não usa de superfície que num pega”. E assim, seguindo este “mito” você é induzido a não arriscar nas iscas de superfície, e o que acontece: ”peixe do Castanhão somente é pego na meia água e assim o”mito” se transforma em verdade absoluta.

    Pois agora, podemos afirmar que: “É PURO BESTEIROU”, garantimos a vocês que os tucunas cearenses são loucos por superfície, é experimentar passar perto de um vovô (tucunaré acima de 4 kg), uma AICAS ANACONDA, ZIG ZARA NELSOM NAKAMURA ou REBEL JUPIM NINNOW, que vocês ganharão de presente uma grande explosão na superfície, capaz de fazer o coração do pescador mais experiente, sair pela boca. (Agradecimentos ao amigo Fco Cavalcanti “O mestre dos nós SF” que foi o primeiro de nossa equipe a abrir mão do tradicional e creditar nas iscas de superfície). Portanto, sugerimos que a dupla fique alternando as iscas de meia água com iscas de superfície, que a produtividade e a emoção serão muito maiores.

    Nossos PEIXES:

    http://img805.imageshack.us/img805/8326/kerlontucuna3.jpg
    Kerlon e vovô 5kg

    http://img543.imageshack.us/img543/3782/kerlontucuna2.jpg
    Kerlon e o vovô sorrindo para a foto

    http://img13.imageshack.us/img13/1959/kerlontucuna.jpg

    http://img546.imageshack.us/img546/9256/kerlonedmartucunar.jpg
    Kerlon e Edmar " dublezão"

    http://img228.imageshack.us/img228/998/edmartucuna3.jpg
    Edmar

    http://img13.imageshack.us/img13/1430/edmartucuna2.jpg
    Edmar e o dublezinho de pacas

    http://img844.imageshack.us/img844/5640/edmartucuna1.jpg
    Mais um ...

    http://img808.imageshack.us/img808/8508/edmartucuna.jpg

    http://img844.imageshack.us/img844/8646/delanotucunavovo1.jpg
    Delano e seu record 6Kg!!!!

    http://img843.imageshack.us/img843/9859/delanotucunavovo.jpg

    http://img846.imageshack.us/img846/9289/delanotucuna2.jpg
    Duble de amarelos...
    http://img685.imageshack.us/img685/4573/delanotucuna1.jpg
    " ô Cara "
    http://img690.imageshack.us/img690/8614/delanotucuna.jpg
    Lucio e Dr. Cavalcante
    http://img269.imageshack.us/img269/980/cavalcantevovo.jpg
    2 na isca é demais!!!!
    http://img829.imageshack.us/img829/2414/cavalcantetucuna3.jpg
    Eita peixe bonito!!!
    http://img571.imageshack.us/img571/9233/cavalcantetucuna2.jpg
    Mestre e mais um tucuna..
    http://img221.imageshack.us/img221/746/cavalcantetucunantg.jpg

    Outros peixes:

    http://img59.imageshack.us/img59/9039/cavalcantetraira.jpg
    O rei da traira
    !!!
    http://img204.imageshack.us/img204/8184/cavalcantepiranha.jpg
    " Bota o dedinho nesta boquinha"




    DICA Nº 07 – “SEGURANÇA”

    Quando você estiver no Castanhão, exija do guia ou do locador da embarcação, a carteira de ARRAIS AMADOR do piloteiro e pelo menos um bom colete salva vidas, pois a realidade praticada é bem diferente do exigido em lei, sendo muito comum hoje encontrar com pessoas sem habilitação e ver piloteiros e passageiros sem o colete salva vidas. Vale ressaltar, que existem submersos nas águas, escombros da antiga cidade de JAGUARIBARA (CAIXAS D AGUA, POSTES ELETRICOS, TELHADOS, ETC) além de estruturas com pedras e arvores QUE indicam riscos eminentes de uma grande tragédia.

    Outro fato que merece todos os cuidados por parte do guia e pescadores, é a presença principalmente ao final das tardes do vento” ARACATI” que é muito comum na região. Devido a sua força são formadas uma quantidade significativas de ondas de tamanho e intensidade capazes de causar acidentes com as embarcações. Portanto, quando o guia informar que esta na hora de voltar para terra firme, obedeçam.

    DICA Nº 08 – “NO STRESS”

    O significado da palavra PESCARIA para os membros de nossa equipe, não se resume a apenas uma caça ou sobrevivência para alimentar o ego de um pescador que busca incansavelmente a captura de um grande troféu, onde a única coisa que está em jogo é a captura do PEIXE. Aproveite este momento, para curtir as paisagens do local, os pássaros exóticos, uma boa cerveja gelada, uma boa prosa com o XEXEU, um bom banho nas pedras submersas, uma peixada com pirão na beira do lago, o almoço no restaurante do CURUPATI jogando uma partida de sinuca na presença seus amigos que estão compartilhando com você este momento único de suas vidas.



    O CASTANHÃO PEDE SOCORRO!!!!

    – Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para alertar a todos os pescadores esportivos que precisamos fazer algo para preservar o PARAISO DOS TUCUNAS NORDESTINOS. Desta vez, tivemos a curiosidade de conhecer uma colônia de pescadores que fica localizada entre a BR – 116 e as margens do açude. Infelizmente, constatamos que na casa de um único pescador “ribeirinho” tinham armazenado em mais de 20 isopores com gelo uma quantidade incontável e assustadora de tucunarés e corvinas abatidos de todos os tamanhos, uma verdadeira chacina. Além deste fato lamentável, também presenciamos vários barcos com mergulhadores pescando inclusive com o auxilio de cilindros de oxigênio e o mais absurdo de tudo é que descobrimos que na região já existem pessoas servindo de guias e alugando barcos exclusivamente para esta pratica de pesca predatória.

    Fomos informados através de relatos dos guias locais que a APEECE – Associação os Pescadores Esportivos do Estado do Ceara já esta atuando junto às autoridades locais para que algo seja feito a fim de controlar a matança dos peixes através da regulamentação da pesca na região. No entanto, devido a gravidade do que vem ocorrendo, precisamos nos unir com os nossos amigos pescadores cearenses a fim de realizarmos manifestos mais firmes e que poderão servir para que medidas mais enérgicas sejam efetivamente tomadas por parte das autoridades cearenses.



    NOSSA TRALHA

    Varas:

    1. RAPALA PLATINUM 5’6’’ 17-25 Lbs
    2. INTERGREEM HERCULES 5’6’’ 17-25 Lbs
    3. LAMIGLASS XC-12 5’6’ 12-25 Lbs
    4. DAIWA 12-20 Lbs
    5. SUMAX THE FLASH – 17Lbs

    Carretilhas:

    1. SHIMANO METANIUM MG DC7
    2. DAIWA ZILLION SERIE LIMITED 100 SHSA
    3. SHIMANO SCORPION 1001
    4. SHIMANO SCORPION XT 1501-7
    5. DAIWA ZILLION COASTAL
    6. SHIMANO CURADO 200E

    Linha:

    1. POWER PRO 40 Lbs
    2. SCORPION 70 Lbs

    Shok Lider:

    1. Leader Fluoro Carbon 60 LB

    Snaps:

    1. Reforçados sempre acima de 60 Lb

    Iscas artificiais: “ AS MATADEIRAS “

    1. ZIG ZARA NELSON NAKAMURA
    2. REBEL JUMPIN MINNOW T20
    3. REBEL JUMPIN MINNOW T10 ( ficou mutilada pois teve uma de suas garateias arrancadas por um vovô- NÃO AGUENTA BEBE AGUA!!!)
    4. ZIG ZARINHA 90
    5. KV JOAO PEPINO 11,5 cm
    6. NELSON NAKAMURA MAGIC STCK 90
    7. RAPALA X-RAP 10
    8. NELSON NAKAMURA BORA 10
    9. AICAS ANACONDA 11 cm 21 gr ( destaque da pescaria com a melhor produtividade em superficie, ressaltamos um ratlin espetacular. )
    10. AICAS ANACONA FACE 10 cm 19 gr
    11. YO-ZURI CRYSTAL MINNOW 110 ( in memoriam – esta um vovô levou consigo depois de quebrar um LIDER DE 50 LB )
    12. M S WAVE ( matadeira de vovô – eleita a campeã das meia- água na 7º expedição )
    13. SUMAX REVO SHAD 95
    14. MS INNA 90 PRO TUNED



    Abraço a todos,

    Kerlon, Delano, Edmar e Fco Cavalcanti

     

  2. Saudações amigos pescadores!

    Meu hobby favorito é pescaria e gosto de todas as modalidades, até comprei um caiaque! Moro em Guarulhos/SP, mas como aqui não temos onde pescar sou obrigado a ir para outras cidades. Quando dá aquela vontade louca de pescar mas sem ir muito longe vou ao pesqueiro. Neste mês vou para o Ceará e quero conhecer a barragem do Castanhão, mas não encontrei dados para contato de algum guia confiável, então se alguém puder indicar fico agradecido.

    Cordialmente,

    Makino 

×
×
  • Criar Novo...