Ir para conteúdo

Marcelo Cisterna

Membro
  • Postagens

    6
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Marcelo Cisterna

  1. 20 horas atrás, Astra-Taranis disse:

    vejamos...

    1- as fabricas antigamente tinham um padrao de desvio ou tolerancia como quiser maior que atualmente. traduzindo, hoje a usinagem é beeeemmm melhor, mais complexa e mais precisa que antigamente. Isso por si só, já meio que descarta a necessidade de amaciamento. Porem como falamos de peças distintas, sempre há uma tolerancia, entao o ideal é você amaciar o motor. isso para qualquer motor, seja de carro, moto, aviao etc.

    2- No período de amaciamento, o motor irá igualar as variacoes para o mais próximo possível do ideal entre cada peça e ainda irá aquecer as peças no intuito de verificar vedacoes, compressoes, etc., ao limite da temperatura do motor, ou seja, ele meio que cria um filme imaginário pela tempera do motor (que não é o termo correto, pq para temperar e destemperar o metal utiliza-se temperaturas miuto maiores , mas para explicar ta de bom tamanho).

    3- Logo, se vc pensa num motor deve ter uma vida útil grande, é interessante que esse assentamento das peças seja bem feito e de forma gradual.

    4- Se você acredita na matemática, engenharia e todo mais, sabe que um motor sobe e desce os pistoes e tudo mais sempre nos seus pontos maximos e minimos, ou seja, vc acelerando nada ou muito, vai continuar tendo o mesmo rendimento. Ou seja, usar ou não mais ou menos rpm da no mesmo.

    4.1- Acontece que as forças com mais ar e gasolina tendem a serem maiores, logo, vc vai conseguir ter mais folga ou chegar no assentamento ideal mais rapidamente acelerando mais e descendo o kct no motor .

    4.2 Traduzindo: se vc descer o kct no motor, ele pode ate render melhor um pouco pois suas peças sofreram um assentamento mais rapido que um motor amaciado devagar, porem a tendencia (nao quer dizer que va acontecer) é o motor tb se desgastar mais rapido. Qto mais rapido? Impossivel medir, pode ser nada , pode ser um pouco, pode ser muito. Em media um motor roda tranquilamente umas 100 mil horas se bem utilizado, entao se vc perder 15% de vida util, ainda estara absolutamente longe de ve-lo morrer definitivamente, ate pq um motor de pousada em 2anos, tem em media entre 2 e 3 mil horas mal utilizadas. Na mao de um usuario privado, raramente um motor ve 300 horas em 10 anos...

    5- Em motores antigos, o amaciamento dava muito mais diferença que hoje. 

    Dito isso, considere algumas coisas.

    a) Seguir ou nao as recomendacoes do fabricante.

    b) Seguir ou nao as recomendacoes dos usuarios.

    c) tempo de garantia.

    Particularmente, eu se tivesse a oportunidade, iria fazer o seguinte:

    Primeiros 15 a 20 minutos deixar em marcha lenta, sem relar no manete, deixa o motor aquecer, soltar bastante agua, esquentar inteiro, se sentir vivo, saia para uma passeio de boa, utilizando varias rpm , coisa de 1 hora ou pouco mais, utilizar o resto do tanque com parcimonia e respeito ao bem novo.

    Segundo tanque: desce o kct ate o cabo do motor criar elasticidade ehuaheuahea pq??? Simples, se der problema, é melhor dar problema enquanto ainda tem a garantia dos 90 dias da propria loja, assim ela se vira com o fabricante, por que depois disso, se der problema, a dor de cabeça com o fabricante é grande, entao deixa outros brigarem por vc e fique assistindo. 

    Se nao der problema em 2 ou 3 tanques, na boa, não vai dar mais de jeito nenhum.

    Obrigadão :good::good::good::good::good:

  2. 7 horas atrás, Dudu Kist disse:

    Eu tenho um yamaha 25 ano 2005, aconselho não dar muito pau no início, em virtude das peças estarem em fase de posicionamento (anéis, vedações, mancais) eles chegam da fábrica para serem usados, mas se alguma coisinha ficou um pouco fora, nas primeiras horas irá se alocar no local correto. Mas dificilmente vai dar algum problema sério, depois do 4° tanque eu comecei a abrir o punho do meu.

    Claro que um motor que anda sempre com a borboleta aberto irá andar mais, aquela pessoa que anda uma vez por mês e não acelera, o motor não irá criar folgas(muito pequenas), então ele anda mais justo que aquele que anda no pau.

    Obrigado Dudu Kist 

  3. 7 minutos atrás, Guto Pinto disse:

    O correto é seguir o manual.    Se ouve muitos de guias de pousadas que motor que mais anda é os amaciados no "pau" mas não sei na prática se isso é verdade ou não.   Eu particularmente não dou conta de amaciar motor conforme manual.   O que sempre fiz foi usar os dois primeiros tanques com mistura dobrada, mas sempre acelerando 100% desde o começo lógico nao mantendo por muito tempo, segredo é variar o RPM.  No Caso do Seapro vi que o motor não tava tolerando muito oleo 2T dobrado, no segundo tanque já tava andando com mistura normal. 

    Obr Guto,tambem vi falar que amaciar no pau anda mais

     

×
×
  • Criar Novo...