Ir para conteúdo

Gelao

Membro
  • Postagens

    5
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Gelao

  1. Pessoal,

    Vou passar a dica de como preparo, com sucesso garantido, ceva para pacús, piaus e piauçú (piavuçú). Mas também entra piapara e piracanjuba.

    Primeiramente, vamos à escolha do local da ceva.

    Normalmente procuro profundidades entre 3 a 7m. Fundo pedregoso (cascalho ou basalto). Isso é importante!

    Se for pedregoso (cascalho) é fácil perceber: Basta colar a ponta do remo no ouvido e colocar a pá do remo dentro dágua que se pode ouvir o ruído das pedras batendo, causado pela correnteza. Em caso de fundo em puro basalto e caso você não consiga perceber pela imagem no sonar, só mesmo soltando a poita (ou tratador em metal) e ouvir a pancada metálica no fundo.

    Se nessa profundidade (de 3 a 7 metros) for a chamada "leira" (perfil local mais elevado) ao lado do canal (mais profundo) é auspicioso.

    Outra coisa também legal: Checando o local com o sonar você perceber que a 40 metros abaixo (ou mais) de onde você pretende colocar a ceva há um aprofundamento relativamente abrupto do leito do rio. Os "marvados" gostam de ficar nesse local. Faça a ceva acima, apesar disso.

    Marco o local da ceva com uma bóia (depois comentarei como eu "escondo" a ceva). Uso normalmente uma pedra do local, peso em torno de 15 a 25kg. Amarro-a com uma corda mais grossa e cá encima, na ponta, vai a bóia.

    Esa corda fica bem livre.

    Puxo então essa corda até que ela fique bem esticada (quase levantando a pedra do fundo do rio). Nesse ponto, na linha dágua, dou uma laçada na corda e alí amarro a corda mais fina (tipo corda de para-quedas) que usarei para amarrar o trato.

    Normalmente uso milho seco em espiga (descascada).

    Faço 3 a 5 cordões (como "colares"), cada cordão com 20 a 30 espigas de milho. Uso um vazador em aço para furar o centro do sabugo, sentido do comprimento e assim poder passar o arame cozido (esses de construção), fazendo os colares.

    Dependendo do comprimento dos colares, dou algumas voltas, diminuindo o diâmetro e amarro-os quase na ponta dessa corda fina. Nessa ponta vai uma pedra mais leve, de 1 a 2 kg, garantindo que a ceva fique no fundo, mesmo com corredeiras.

    Amarro ainda, nessa ponta um "engradado" pequeno, feito de tela em aço/ferro grossa ou até mesmo com filtro de ar de caminhão, soldando o fundo e colocando uma tampa, de tamanho adequado a conter umas 10 espigas (essas os peixes vão só ficar no cheiro e de vez em quando comer um grão que se desprende).Com 2 semanas o cheiro dessas espigas estará especial. Pode-se deixar essas espigas curtindo no tambor de trato, já baixando-as com o cheiro bem azedo.

    Qual a estratégia?

    Os peixes vem comer das espigas... acabando com elas, ainda sobram as que eles veem na "gaiola", sentem o cheiro, mas dificilmente conseguem comer.

    Resultado: Ficam por alí, mesmo que eu demore a colocar novo trato na ceva.

    Normalmente depois de 2 a 4 dias desse primeiro serviço eu retorno para ver o resultado inicial, já levando novos cordões.

    É fácil perceber quais os peixes na área!

    O pacú é meio máu-educado: arranca pedaços do sabugo também. Chega a destroçar espigas inteiras.

    Os demais só comem os grãos, nada de sabugo. Se houver grãos comidos somente na "parte de fora" é certeza ter piáu na área.

    O pacú é o urubú (ou porco) da água. Come MUITO e DE TUDO!

    Não é preciso muitos pacús para acabarem com uma centena de espigas em 24 horas.

    Bom... acho que com relação à ceva que gosto de fazer (para esses peixes) já coloquei tudo que me lembre de momento.

    Depois comentarei da pescaria propriamente dita! joia:::

    Abraços!

    Anjão

  2. Achei legal a enquete!

    Equipamento:

    Motor: Honda SBP 20HP,. hélice original 4 pás.

    Barco: Pety 600S Customizado: chapa fundo e espelho de popa: 2,5mm; chapa lateral: 1,8mm, banco piloteiro, banco central-viveiro "gigante", plataforma de proa e porta-documentos.

    Carga: 2 pessoas (185kg), motor elétrico phanton 44, bateria 100A, caixa de gelo, etc...

    Condições: alguma marola, vento lateral 9km/h.

    Velocidade: 39-41km/hora. danca::

    GPS: Garmin Ventura

×
×
  • Criar Novo...