Ir para conteúdo

CristinaSouza

Membro
  • Postagens

    6
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por CristinaSouza

  1. Semana passada fui ali perto da ponte do bragueto, naquele peir novo que construiram, fiquei por meia hora, nem cheguei a pescar, mas vi um grupo de 5 pessoas retirarem do lago ums 30 peixes pequenos, a maioria era tucunarézinho de menos de 10cm , e o resto era tilapia, eles disseram que estavam la desde cedo.

    Eles foram embora na mesma hora que eu , e levaram todos os peixes, ai fica dificil de ter um lago bom para pesca esportiva, sem contar a sujeira que ja está aquele canto ali

    Levar os tucunarezinhos de 10cm, mas que coisa, será que não têm pena dos bichinhos que nem tiveram a oportunidade de viver e crescer, pelo tamanho nem chance de escapar do anzol o bichino teve pois tinha as malditas farpas.

  2. Bom dia,

    Obrigada pelos esclarecimentos, é uma surpresa para mim a existência desses pescadores, mas mesmo assim eles deveriam ser os primeiros a querer preservar o que lhes supre economicamente, mas pelo jeito são os primeiros a degradarem tudo.

    Acredito que deva ter o tempo de piracema do lago, espero que sim pq hj está definido o período em que os pescadores profissionais não podem pescar para que os peixes possam procriarem. O governo subsidia esse período em que eles não têm renda.

    Quanto aos detentores de imóves à beira do lago, nem vou comentar pois para mim seriam eles os mais interessados na sobrevivência da fauna e flora do lago, acredito que eles não vão querer abrir a janela e avistar a réplica do Tietê passando pelo fundo de suas casas.

    É isso.

  3. Olá Pessoal,

    Hoje vou começar pela minhas duas experiências de pesca no lago Paranoá.

    A 1ª, a mais de 1 ano atrás, não foi nada agradável pois encontrei dificuldades para achar um lugar para aproximar do lago, e quando consegui não acreditei no que vi, um lago sujo, cheio de lixo que as pessoas jogam, pois a primeira coisa que avistei foi um recipiente de plástico de shampoo boiando, utilizado nas residências; a água turva, as beiradas sujas de lixo que as pessoas levam para comer e jogam por ali mesmo. Pergunto: Será que não tem fiscalização, cadê as autoridades que não multam essas pessoas, que não colocam placas de advertência Vamos começar a juntar o lixo e jogar nas lixeiras, de preferência vamos praticar a coleta seletiva, principalmente latas de alumínio, muita gente vive de reciclagem, podemos ajudar e assim colaborar com a despoluição. Infelizmente ainda não temos um susbstituto para a sacola plástica, mas podemos utilizar papés como o jornal velho para enrolar e jogar os lixos orgânicos.

    a 2ª, na semana passada, fui me aventurar, descobri que tem um local acessível na QL 12 sul, um parque; mas para minha surpresa encontrei um pier que dá acesso ao lago norte próximo à Ponte do Bragheto, uma excelente iniciativa, não sei quem é o responsável mas meus parabéns, porém o local ainda não está com um acesso legal, precisa melhorar a infraestrutura, se é que a população pode frequentar, acho que deveriam arrumar as beiras plantando grama, montar uns quiosques para exploração, venda de iscas e bebidas por exemplo, onde os exploradores ficariam obrigados a manter o local limpo. As pessoas devem se conscientizar sobre o barulho, pois alguns chegam fazendo arruaça e gritando, nós pescadores não gostamos de barulho, mas o local não é apropriado, porém pode-se ter uma convivência pacífica. Quem delimitar os espaços para quem pesca e para quem quer apenas tomar banho.

    Mas o mais triste disso tudo, é que não conseguirmos fisgar um lambari que seja, a impressão que tive é que não há peixe naquele lago, apesar dos relatos que já vi. Pois é, me pergunto, pq as pessoas gostam de depredar, estou pensando em comprar alevinos de lambari, e colocar no lago, pelo menos uma vez por mês. Não sei se é permitdo, mas eu penso que se cada pessoa que fosse pescar no lago, levassse alevinos, em muito pouco tempo teríamos o lago povoado novamente, para nossa alegria. E tb, a consciência de praticar a pesca esportiva, deixa ele viver e procriar, nos hipermercados vc encontra peixe para comer, mas se quer mesmo levar, procure um exemplar de tamanho razoável, pelo menos 500gr pra mais. O resto solte.

    É importante esclarecer que é crime povoar com peixes que não são do seu habitat de origem, logo se alguém quiser comprar alevinos devem primeiro certificar se é permito e quais as espécies que pode ser soltas no lago. Por favor, isso é muito sério.

    Bom é isso, fico no aguardo de manifestações a respeito do assunto.

    Obrigada.

  4. Olá pessoal me chamo Cristina sou natural de Campo Grande/MS mas resido em Brasília/DF já a 6 anos, antes residia em Santa Catarina onde morei por 10 anos.

    Venho de uma família de pescadores, desde criança acostumei a ver meus tios a tirarem grandes peixes dos rios Aquidauana/MS e pantanal, onde tudo que pescavam era morto para consumo, não são pescadores profissionais. Vi a degradação do Rio Aquidauana e Coxim em MS, rios altamente piscosos a 20 anos atrás ou mais, hoje o Coxim não existe mais devido ao assoreamente e o Aquidauna não é mais o mesmo, uma pena.

    Também já pesquei no mar em praias e costões, mas ainda prefiro a pesca em rios, nunca pesquei em alto mar, hoje pratico a pesca esportiva, utilizo anzóis sem farpa e de inox por causa da ferrugem, procuro ferir o mínimo possível o peixe e devolvê-lo o mais rápido à água.

    Bom, sempre consultava o site da turma do biguá em busca de dicas de onde pescar no DF, hj conheço quase todos os pesque-e-pague daqui, aqueles que aceitam animais de estimação, pois não vou pescar sem meu cãozinho, nem a minha parceira de pesca sem o dela. Pretendo colocar aqui as minhas impressões sobre os pesque-e-pagues que já frequentei e alguns lugares de pesca aqui do DF.

    Bem como, tentar conscientizar as pessoas para a manutenção de nossa fauna, pois o que tenho presenciado me deixa muito triste com as pessoas que só pensam nelas e no momento, nunca no futuro.

    É isso, por hj.

    Obrigada

×
×
  • Criar Novo...