Ir para conteúdo

Márcio Roque

Membro
  • Postagens

    24
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Márcio Roque

  1. Muito bacana! Já tive um bote deste e utilizava com um motor de popa 3 hp. Para dar mais estabilidade nas pescarias em pé, fiz uma proteção de madeira compensado, dividido em 3 partes mas unidas por uma cobertura de lona soldadas nas junções, o que facilitava o transporte. Hoje já não o tenho mais, mas me deu muitas alegrias. Navegava tranquilamente com 2 pessoas adultas a bordo. 

  2. Os motores de popa tem 2 sistemas de proteção na hélice para que em caso de colisão diminua a chance de quebra da mesma e principalmente do diferencial(eixo) do motor. O primeiro é o sistema de Pino usado em motores da década de 80 e até hoje em alguns motores pequenos de 3 a 8hp, dentro da hélice vai um pino que atravessa o eixo do motor( igual de motor elétrico) quando ocorre uma colisão com a hélice o pino quebra e essa não gira mais, ou seja vc tem que parar o motor, retirar a hélice e trocar o pino quebrado, é um empecilho no meio do Rio e até perigoso( imagina subindo uma forte corredeira e o Pino quebrar).

     O outro sistema  é de hélice estriada de borracha( vulgo fricção) usado nas maiorias dos motores atuais, dentro do cubo da hélice vai uma borracha que em caso de colisão ela simplesmente "desliza" sobre o próprio eixo permitindo a continuidade da navegação, além disso normalmente nesse tipo de sistema os gases são expelidos através dela ajudando na desempenho( vulgarmente chamados pelos antigos de Turbo), nos Pinados normalmente são expelidos acima da hélice. O contra do sistema de fricção é que a borracha pode estragar com o tempo e o motor "patinar", e a chance de estragar a hélice nesse sistema é maior que no Pinado. 

    Hélice Pinada normalmente é assim

    13885-MLB2823556755_062012-Y.jpg

     

    É sempre bom aprender algo novo. Não tinha este esclarecimento. Obrigado aos companheiros!!!

×
×
  • Criar Novo...