Ir para conteúdo

Ademir

Membro
  • Postagens

    2
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Ademir

  1. Opa turma...resolvi fazer esse tópico na intenção de esclarecer e de aprender um pouco com os mais experientes.

    O tópico é gigantesco, mas tenho certeza q quem estiver interessado em adquirir uma nova embarcação (ou um novo conjunto) aprenderá alguma coisa aqui.

    Seguinte...estou trocando de barco, e com isso, tenho lido muito a respeito do assunto. Constatei q algumas informações prestadas por muitos usuários são, de certa forma, muito tendenciosas, ou não expressam a verdade real dos fatos.

    Deixe-me ser mais claro.

    Todos nós somos tendenciosos com nossas opiniões, e eu me incluo aí tb..hehehe.....pois no decorrer de nossas vidas, vamos "arrecadando" experiências q nos levam as escolhas das coisas ou dos caminhos a serem seguidos.

    Ocorre q, quem está do lado de cá, aprendendo a cada segundo, é um ser humano, e, dependendo da ocasião e do seu estado de espírito, pode analisar essa mesma situação de formas diferentes.

    Vamos a explicação.

    Eu já fui proprietário (junto com meu pai e meu irmão) de outros 2 barcos de pesca.

    Eu tive um Squalus 500 da Levefort e um um S600 da Pety.

    Levefort é a marca mais conhecida do Brasil, mas a cada ano q passa eu gosto menos do acabamento dos seus barcos, de forma q o nosso, ano 1998, era mais bem acabado q um 2009....

    Depois pegamos um Pety...q puts...q barco show de bola...Gostamos muito dele.

    Onde quero chegar?!?!

    Mesmo não gostando do acabamento da Levefort, em especial do Squalus, isso não quer dizer q os outros barcos da marca são também mal acabados.

    E nem pq nós gostamos do Pety ele é o melhor barco do mundo....hehee...gosto é algo muito pessoal.

    O q tenho visto é q a maioria das pessoas q opinam sobre um determinado conjunto, valorizam muito a sua própria opinião...Isso é normal. Deixo claro q não estou condenando isso....meu alerta aqui é para quem está lendo um texto ou uma opinião, seja ela postada em qualquer lugar...hehehee...Muito cuidado ao ler a opinião de apenas uma meia dúzia de pessoas.

    É óbvio q aprender com a opinião dos outros é uma grande virtude...mas muito cuidado ao investir uma boa quantia de dinheiro em um conjunto de pesca.

    Dito isto, vamos passar adiante.

    arrow:: Antes de escolher uma nova embarcação, ou um novo conjunto de pesca, vc deve primeiramente se perguntar...

    Qual o meu objetivo?.

    Inclua aqui o tipo de pescaria a ser feita, quais as características do local q será mais frequentado po vc, qual o peso q geralmente carrego no barco (inclui-se ai o peso dos pescadores + tralha + combustíveis), qual a distância média a ser percorrida diariamente para se chegar nos bons pontos de pesca, carro que irá rebocar o conjunto e etc.

    Saiba exatamente o que vc quer e precisa usar.

    arrow:: Agora uma das fases mais importantes da escolha.

    Quanto eu tenho ou preciso investir no novo conjunto?

    Lembre-se que o é bom é caro. Desconfie de produtos muitos baratos, sejam eles motores de popa, elétrico, bateria, motores de popa, embarcação e por aí vai.

    Lembre-se ainda dos acessórios e gastos extras.

    Deixar um conjunto completinho, do jeito q vc gosta, demandará mais e mais "capilé". Esteja atento a cada detalhe do conjunto.

    Se vc vai colocar uma plataforma a mais daqui, um volante mais bonitinho, uma cadeira mais confortável, reforços nas estruturas (carreta ou barco), pintura, cabos mais grossos, etc, etc, e mais de 1000 etc., podem fazer o seu orçamento ir nas alturas...além do que, remendar o q já está pronto é sempre complicado. E normalmente não fica tão bom quanto o q é feito na fábrica.

    Temos ainda o emplacamento da nova carreta, o registro do novo barco, e por aí vai.

    Obs: já comentei acima, mas é bom saber se o seu carro conseguirá puxar o novo conjunto, assim como colocá-lo e retirá-lo da água.

    Não se esqueça de onde vc irá guardar o conjunto.

    Ok...até agora ficamos apenas no campo das idéias...mas é assim mesmo...ainda nos manteremos assim mais um pouquinho....hehhee..

    arrow:: A escolha do barco. (estamos falando de embarcações pequenas e médias)

    Como eu disse lá pra cima, muito cuidado com opiniões alheias. Se possível, vá até o local onde se encontra a embarcação q quer comprar e veja se é o q vc deseja.

    Se vc puder fazer o test-drive então, puts...bom demais...Aí sim vc saberia exatamente o q está precisando.

    Se não tiver jeito, colha as mais diversas opiniões...mas acesse o site do fabricante, e busque todo e qualquer detalhe sobre a embarcação, dentre elas:

    - Tipo de embarcação:

    Se para a pesca, passeio (lazer), ou mista.

    O q comentarei aqui abaixo não é um regra, ok?!?! Tento repassar apenas uma visão geral da coisa.

    Passeio - Normalmente os barcos de passeio são mais reforçados, isso pq prima pela segurança e otimiza a capacidade de carga. Possui ainda bancos mais confortáveis, borda mais alta, porém, pode não ser totalmente plataformado, o q dificultará a sua utilização em pescarias.

    Pesca - Já os de pesca são otimizados para a pesca, sendo barcos mais leves, mais plataformados e sem muitos detalhes, como capotas, iluminação, e por aí vai.

    Misto - o nome diz tudo...é um misto dos dois tipos citados acima.

    - Comprimento:

    5m = Ideal para 2 pescadores em pescarias com iscas artificiais.

    5.5m = Tamanho "meio q" padrão para pescaria com artificais, e 03 pescadores a bordo.

    6m = Super confortável para as pescarias acima, com 03 pescando tranquilamente.

    Isso não é uma regra...pois um BassBoat (barco de fibra de alta performance) tem 5 metros de comprimeto mas tem 2 metros de largura, pescando mais pescadores. Ocorre q o casco pesa algo em torno dos 350 kg, e precisam de super motores para empurar isso tudo (90Hp pra cima).

    - Largura.

    Quanto mais largo, mais estável.

    Tenha cuidado para não pegar um barco tão largo q o peso dele passe a ser um óbice. Peso, arrasto, e por aí vai, devem ser considerados aqui. Lembrem-se q vc precisa empurar isso com um motor de popa, e puxar isso com uma boa carreta...hehee...

    - Pontal.

    Vulgamente conhecido como a altura da borda do barco.

    Tecnicamente Pontal é a distância entre o fundo e o convés principal do barco. Em alguns tipos de embarcação isso pode ser medido de forma diferente, mas basicamente é isso.

    Se borda alta, média ou baixa, dependerá do local em vc irá navegar, se é muito marolado, se muito corrente, se com muita carga, e por aí vai. Dê preferência por embarcações com borda alta.

    Em canoas (5,5m) uma altura de pontal considerada boa é de 60cm.

    Em lanchinhas é óbvio q esse valor será maior.

    - Peso.

    Espessura da chapa, largura, comprimento, acessórios e etc..tudo isso deve ser considerado, afinal, o motor a ser instalado na embarcação deve ser compatível com ela.

    Normalmente essas pequenas canoas utilizam chapas de 1.5mm....noutras 1.5mm, mas o casco usa 2mm...sendo q quanto mais grossa for essa chapa, mais pesado, caro e seguro será o seu barco.

    - Espessura das chapas (no caso barcos de alumínio).

    Como eu disse no item acima...muita atenção na escolha da espessura da chapa. Muitos fabricantes usam chapas fininhas...tudo para baratear o custo da embarcação.

    Barcos feitos em chapas muito finas e sem muitos reforços torcem a sua estrutura quando submetido a condições severas (marolas, excesso de carga e por aí vai), e como torcem suas estruturas, acabam trincando a solta (no caso dos soldados), ou afrouxando os arrebites e entrando água na embarcação.

    - Capacidade de carga.

    É aqui q vc sabe se o barco é resistente ou não. Compare a capacidade de carga dos barcos q vc tem em mente...Repare q normalmente os com maior capacidade são justamente os q possuem chapas mais reforçadas.

    - Tipo de bico.

    Outro ítem muito discutido aqui no fórum. Procure q vc encontrará muita coisa a respeito.

    Resumidamente...(tb não é regra).

    Bico Fino = corta mais água, sendo melhor em marolas, porém menos estável.

    Semi-quilhado = misto de fino e chato. É o preferido atualmente.

    Chato = mais estável, porém ruim em águas maroladas.

    Exemplo de uso....Vamos supor q vc está navegando num barco cara chato, as marolas estão muito altas...Caso a marola esteja mais alta q frente do barco, ela pode passar por cima dela e o barco vir a naufragar. Com um barco de bico fino é bem provável q ele corte a onda...entendeu??!

    Obs: lembre-se de navegar sempre com segurança, pois dependendo da condição climática (vento e marola) até o Titanic nafragaria.

    - Soldado ou Rebitado.

    Já ouvi muita conversa a respeito. Uns preferem o soldado, já q a resistência aumenta, e dificilmente entrará água. Ocorre q o barco fica um pouco mais pesado e o custo aumenta, é claro.

    Já o rebitado é mais leve e barato. Hj os bons barcos rebitados dificilmente entram água.

    A escolha de um tipo ou de outro tb recai sobre o tipo de trabalho q o barco irá desempenhar (trabalho mais pesado ou light...hehee)...o soldado aguenta mais o tranco.

    Bem....é isso...ainda existe muito assunto a ser abordado antes de escolher uma embarcação...Espero q as dicas acima tenham servido para ajudá-lo nessa escolha.

    arrow:: A escolha do Motor de Popa: (pequenos e médios)

    Peso, partida, potência, quantidade de cilindros, tipo de combustão, injeção, e etc...tudo faz dirença na hora da compra.

    Não irei me aprofundar muito em cada ítem desse acima pq o tópico já está gigantesco....mas tente, ou melhor, use sempre um motor compatível para a sua embarcação. Jamais sobrecarrege o espelho de popa (local onde motor é fixado) do seu barco.

    - Potência.

    Tente adquirir o maior motor recomendado para a sua embarcação.

    Nós sempre queremos andar mais e mais rápido, então, compre logo a maior potência recomendada e seja feliz...Se não quiser acelerar tanto melhor ainda...assim vc economiza combustível e fica com potência de sobra para uma necessidade.

    Andar com a aceleração em torno de 80% da máxima economiza muitttooooo combustível.

    - Tipo de Combustão.

    Aff...assunto para mais de mês de discussão..hehehee...

    Basicamente os motores 2T ainda são os mais utilizados no Brasil.

    Hj os motores 2T estão mais e mais tecnológicos, poluindo menos e consumindo quase igual um 4T, porém, são mais leves e rápidos (isso não é uma regra).

    Os 4T chegaram com força lá pelos anos 1999 / 2000, porém, continuam muito caros e relativamente pesados. São muito mais silenciosos e fáceis de lidar, já q usam óleo no cárter, e não no combustível. Poluem muito pouco e são bem econômicos.

    Exitem ainda os 2T com injeção "eletrônica" de combustível, conforme veremos abaixo.

    - Tipo de Injeção de Combustível.

    Existem os motores carburados (2T ou 4T), e ainda existem os 2T injetados.

    No caso desses novos motores injetados, o óleo 2T não é misturado diretamente na gasolina. Existe um reservatório próprio, debaixo do capacete do motor, onde o óleo fica armazenado, e, dependendo da situação, o motor exige mais ou menos óleo 2T a ser misturado. A mistura padrão de 1:40 para a grande maioria dos motores 2T, normalmente nesses motores "injetados" passam para 1:100 (1 litro de óleo 2T para cada 100 litros de gasolina).

    Quando acaba o óleo 2T dentro desse reservatório uma luz acende no painel para avisar o piloto.

    Atenção apenas para não investir em um motor tecnológico e caro (33% em relação a um carburado de mesma cilindrada), sendo q vc irá utilizá-lo muito pouco.

    Apenas a título de conhecimento, observe os cálculos q fiz aqui com uma diferença de valor (R$ 4.000,00) entre um motor 60Hp carburado, e outro 60Hp injetado:

    Se vc pesca/navega 1 ou 2 vezes por mês acredito q vc, com essa diferença de valor, navegue por um bom período...(e muitos não chegam a pescar nem isso). suici::

    Mas vamos supôr...Ok?!?!

    Olha só:

    1 vez por mês = 2 anos (60 horas por ano)

    1 vez e meia por mês = 1 ano e meio (90 horas por ano)

    2 vezes por mês = 1 ano (120 horas por ano)

    * Considerei 5h de navegação em cada pescaria.

    - Peso.

    Resumidamente.....motores acima de 50hp (+ ou - 60kg - 70Kg) devem ficar presos na embarcação. Imagina carregar um motor desses fora do barco?!?! bomba2

    Devem ter partida elétrica. Imagina puxar uma cordinha e fazer rodar um motor com 800cc...hehehee.... suici::

    Devem ter Power Trim, q é um "macaco" hidráulico q levanda e abaixa a rabeta do motor. Imagina levantar um motor desse peso na mão?!? raivinha::

    Por isso a grande maioria dos motores, de 40Hp pra cima, virem de fábrica com Power Trim.

    tenho um 40hp yamaha e nao tem trim... como consigo um para instalar nele e nao ficar caro porem pratico...

    Continua....

    tenho um 40hp yamaha e nao tem trim... como consigo um para instalar nele e nao ficar caro porem pratico...

×
×
  • Criar Novo...