Ir para conteúdo

Glide Baits e Swimbaits para tucunaré açu !!??

Posts Recomendados

Boa tarde senhores, 

Ultimamente, nos últimos 2 anos pelo menos, venho observando uma tendência crescente de lançamentos de iscas do tipo big bait para pesca de tucunaré açu.

Iscas enormes e pesadas que dizem ( marketing talvez??),  que fazem muita diferença em determinadas situações de pesca.

Eu particularmente, ainda não me convenci da eficácia destas iscas, primeiro porque não comprei nenhum modelo destas danadas e em segundo, porque tenho uma pré preguiça só de imaginar eu trabalhando uma isca de mais de 50 g KKKK. Já sinto na mão uma diferença enorme quando trabalho uma isca de 20 g configurada com garateia nº 2 6x para a mesma isca com uma configuração  com garateias nº 1 6x  por ex, imagina então trabalhar estas iscas mais brutas,  por 6 dias de pesca??

Por outro lado, este ano, venho notando um certo burburinho relacionado as iscas chamadas de glide baits e swimbaits  ( com uma ou mais articulações) !! Iscas ainda mais pesadas e maiores, que atingem na média 18 cm e mais de 60 g, que estão sendo utilizadas para a pesca de tucunarés!! Dizem que vieram para fica ................

Já tive algumas iscas deste tipo, mas sempre fui recriminado ou desmotivado rsrsrs pelos guias somente pela hipótese de coloca-las para trabalhar. Assim, como iam para amazonia somente passear, acabei doando algumas poucos que moravam nos meus estojos de iscas artificiais.

Só que este ano, assistindo alguns videos no YouTube e Instagram, acabei me convencendo em adquirir ao menos uns 4 ou 5 modelos para testá-las agora no final de outubro lá em Barcelos!! 

O que observei, é que embora grandes e pesadas, o trabalho é mais na manivela do que em toques de ponta de vara, passando a sensação de serem menos cansativas que as big baits hard  de apenas uma articulação. 

O único entrave ou gargalo que vejo neste momento para a minha utilização, esta relacionado a vara !! Esta precisa ter um casting bem fora dos padrões das varas utilizadas por nós na amazonia. Eu, neste primeiro momento de teste, não vou investir em vara,  vou na raça mesmo, ou seja, vara de 25 lbs, tomando muito cuidado no arremesso para não forçar muito a ação de estilingue que geralmente usamos com as iscas mais leves e dentro das especificações do caniço. 

Outro ponto de dúvida, está relacionada a resistência destes modelos de isca. Será que vão aguentar o tranco dos açus, tendo em vista que grande parte delas são destinadas mais para o black bass? De toda forma, segundo um grande entendido deste modalidade, Rodrigo Avileis da Big Bait Brasil, ainda é muito cedo para poder dizer qual destas iscas (modelos, marcas e características de construção) aguentarão com segurança a amazonia, mas que algumas delas, utilizadas no mar inclusive, se mostraram muito resistentes com capturas de olhos de boi bem grandes. Eu vou correr o risco kkkkkkk

Procurei também muito aqui no forum sobre este tipo de isca, sendo que os comentários encontrados são muito antigos e sobre uma isca que se chamava sashimi se eu não me engano. Na grande maioria dos comentários,  pelo menos para esta isca,  é que os peixes seguiam mas não atacavam. Talvez, por pura falta de prática, conhecimento técnico e numero reduzido de praticantes, este relatos antigos, acabaram desmotivando a utilização das glides para os peixes aqui do Brasil.  Particularmente, acho que este tipo de isca tem tudo para da certo, mesmo que seja necessário alguma tropicalização para nossos peixes, pois a naturalidade que estas iscas trabalham é impressionante!!!

Por fim, atualmente temos diversas opções de modelos já disponíveis para o nosso mercado via e-commerce nacionais e internacionais, que tem tudo para crescer com o passar dos anos!

E ai ? Alguém tem alguma experiência com este tipo de isca com os açus ? Já tentaram? irão tentar? Modelo ? Tipo de trabalho que deu mais resultado? 

ISCAS QUE ADQUIRI PARA TESTES EM BARCELOS/2025: 

Como irão observar os 3 primeiros modelos da lista abaixo são de marcas importantes mas tidas como glide baits de entrada, com um bom custo beneficio para iniciantes, pois em tese, são mais fáceis de trabalhar. Os dois últimos modelos comprei no AliExpress, sendo que o da marca Bassdash é também muito recomendada para iniciantes.

- BERKLEY NESSIE 9   ( 23 cm e 52 g )

- Shimano Fishing Glidebait Exsence Armajoint ( 19 cm e 55g )

RIVER2SEA S-Waver 120 (12 cm e 33,5 g)

- GREENSPIDER SINKING GLIDE ( 18 cm e 82 g) 

- Bassdash glide  (18 cm e 62 g)

image.png.3092de6007e3052da2792c79acf66f4d.png    image.png.d8db963225b3dc24ba7de899a4bfa26c.pngimage.png.cd30db2c68757511a6fa2199e4fbeeef.png

image.png.3d02ccc1a85dfe5e92529aa1b2472766.pngimage.png.b0f4640c5f8f6ecb353bc93c10803cbe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...