Ir para conteúdo

Agenor Botelho

Membro
  • Postagens

    24
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Agenor Botelho

  1. Olá Amigo!

    Tenho uma coisa a ser dita... Dependerá muito do nível do rio na época, da quantidade pescada pela turma na semana anterior a sua, da preferência do seu grupo (Quanto aos afluentes), pois essa será uma informação que a tripulação deve trocar com a sua equipe afim de definir a rota.

    Enfim, se sua equipe não tiver um afluente de preferência ou informações relevantes e recentes dos afluentes mais promissores para elaborar uma estratégia com o prático da embarcação (O capitão), inevitavelmente serão sugestionados pelo barco uma rota quase sempre mais simples e curta para eles (Não necessariamente ruim, pois lá tem muito peixe!).

    Abraços e, boa pescaria.

  2. Eloy, vc não se lembra, mas os primeiros testes com a Sufix 832 foram com a 0,33 lbs 63 lbs, nacional, que no paquímetro deu 0,31 mm e superou as 50 lbs no snap sem nó.

    O q deve ter acontecido é vc ter esbarrado com uma chinesa.

    Se vc comparar as bitolas USA com as brasileiras, verificará q as vendidas daqui são pouco mais finas (0,40 - 0,38 ... 0,34 - 0,33 ... 0,45 - 0,42) ... o que é um pouco mais que vc encontra medindo no paquímetro (fizeram testes aqui). Veja que a 0,34 de lá é 50 lbs, compatível com nosso teste e com minha observação.

    Tenho e uso as Sufix 832 das duas origens, desde o primeiro teste da 0,33 ... são a mesma linha ...

     

    Ah! Desde aquela época, só uso a 0,33 mm ...

     

    É isso ...

     

    Abração ...

    Pois então, Wellington... vc consegue me disse o que devo fazer para combater o problema no embuchamento da linho no carretel?

    Pois quando arremesso, a linha tende a travar no carretel e, compromente no arremesso!

    Já fiz de tudo inclusive me dei bem quando batia o WB40, mas se não tiver?

    Tem outra solução?

  3. Eloy, em meados desse ano de acordo com as informações obtidas aqui no FTB, fui a caça desse linha no mercado e, comprei a 0,33mm já que em minha região tenho a Serra da Mesa, Lago do Peixe Angical e o Araguaia, para exercitar a prática do meu Hobby.

    Constatei que a linha quanto a resistência é boa, mas em contra posição, percebi:

    É muito dura...só ficando macia após várias utilizações;

    Aquela tinta verde, que penso ser a impermeabilização da linha... suja muito os dedos;

    E, na minha impressão o pior, ela enrosca muito no carretel... atrapalhando nos arremessos (Aí já não sei poderia ser uma falha minha, mas quando comparados a outras linha de multi, isso não acontecia?).

    Alguém consegue me dizer o porque disso, será uma limitação da nacional?

    Abraços!

  4. Olá turma, gostaria de contar com suas sugestões/dicas para eleger os equipamentos básicos para Barcelos, será minha primeira vez por lá, na busca do Açu em (Janeiro/15), por isso gostaria de contar com a vasta experiência de muitos de vocês e, compor minha tralha essencial para esse desafio!

    Algumas coisas já tenho acompanhado em alguns "posts" que venho acompanhado e, que muito tem me orientado em linhas gerais, como por exemplo:

    As varas ideais devem ter entre 25 e 30 lbs!

    Além disso devo levar comigo iscas de variadas ações (Hélices / Superfície / Meia água e na apelação Jigs e Shads), lider em flúor carbono, linhas de multifilamento etc...

    Gostaria então que vocês me ajudassem a eleger:

    Quantos conjuntos (Vara e carretilhas eu devo levar, há necessidade de um conjunto reserva?

    Qual melhor isca de hélice e, a quantidade ideal?

    Qual são as melhores iscas de superfícies e, a quantidade ideal?

    Qual são as melhores meia água e, a quantidade ideal?

    E os Jigs e Shads, modelos e quantidade?

    Para finalizar qual linha e o lider ideal?

    Diante dos comentários e sugestões, irem compilar e decidir o que levar, evitando assim levar equipamentos desnecessários ou sem produtividade para aquela região!

    Conto com todos,

    Obrigado!

    Quero agradecer a todos os amigos da Turma que contribuíram com suas dicas, sugestões e, em resposta a toda a atenção recebida, segue a foto com a NF das iscas sugeridas e, que eu não tinha em minha tralha....

    84553cc471448a9fd0e00cb8abd56404.jpg

  5. Amigo Agenor,

     

    Acho que quase tudo já foi dito, incluso as ponderações a respeito das iscas, realmente vc. irá usar no máximo umas 10 ou 15, o problema é quando a galera se reúne no final do dia e todo mundo diz que está batendo em uma determinada isca que vc não tem na caixa... Ou quando vc está tendo um baita sucesso com uma isca e a perde... Costumava levar poucas iscas, hoje em dia levo quase tudo que posso.

    Minhas preferidas:

    Bonnie 128 ( foi onde saiu o meu maior esse ano, 8Kg)

    Zig Zara Nakamura

    Popper da Yara e a Minotauro (não uso hélice)

    Red pepper

    Perversa e a Saruna (esse ano foi o que salvou)

    Ah, como já foi dito troque as Garateias!!!!!!!  (esse ano perdi um bitelo por preguiça de trocar as garateias de uma Sardinha)

    Desejo-lhe uma pescaria fantástica.

    Juliano, obrigado pela contribuição!

  6. Caro Agenor,

     

    arrow:: Sei que muitos conselhos já lhe foram passados, e acredito que todos estejam convergindo para algo quase que consensual !

    A partir daí, se trata mesmo de preferências ! Você deve ter as suas, e não deixe de levá-las em consideração !

    Na questão das iscas, sempre um item amplo de opções, é necessário ter em mente que nem sempre o esperado acontece !

    arrow:: Motivos para isso não faltam, mas a realidade é o que conta ! Se o peixe estiver comendo, o que for para a água, será atacado...

    O problema é quando não estiver comendo... Além das cansativas hélices, que produzem bons exemplares, as iscas de superfície são menos efetivas, ressalva para algumas Poppers (Pop Queen 10,5) e a já consagrada Rebel Jumping Minnow (T20). Tudo mais que usei (a semana estava péssima) foi perda de tempo... Lancei mão das sub superfícies, e enquanto que as tradicionais Perversa (Borboleta) passaram em branco, as Sub Walk (Rapala) mostraram um pouco de sua fama, perdendo contudo para as Prima da Zagaia ! Sempre nas tonalidades claras (osso) ou mesmo transparentes... As Biruta (Moro Deconto) também não se mostraram eficazes... As meia águas apresentaram pouco rendimento, e as Primas - por nadarem mais abaixo - preencheram esse tipo de trabalho... Também os jigs (uso os da Extreme Jigs - excelentes) se mostraram pouco eficazes, mas isso certamente não por conta das iscas, mas pelas condições de pesca que estavam muito ruins !

    arrow:: A recomendação depois disso, é que tenha sempre um par de suas escolhas, preferencialmente iguais em tamanho e cores, pois uma vez encontrado o caminho, não há porque ficar variando...   ::tudo::  

    Kid M, é a forma e a coerência dos seus comentários que me fazem refletir e, mesmo sem nunca ter visitado Barcelos, fico aqui imaginando todos os cenários possíveis de serem encontrados por lá e, diante dos seus comentários tento aqui me preparar para todas elas, por outro lado sei que não dá para levar comigo um arsenal de equipamentos, até pela logística e a dinâmica da pescaria.

    E, é por isso que suas informações soam como música aos meus ouvidos!

    Obrigado.

  7. Estou mega empolgado agora com seus esclarecimentos, pois muitos convergiam com os meus, mais agora sei o que é essencial, agradeço a todos por suas colaborações!

    Amanhã cedo, estaria visitando as lojas de pesca, buscando ajustar o que já tenho com as recomendações aqui feitas.

    Obrigado a todos!

  8. Agenor 

     

    acrescentando , sempre fui adepto a usar leader , fiz minha primeira para Barcelos final de outubro deste ano com a Turma do Chicão , e nos primeiros dias de pescaria já larguei mão.....é isca direto no multi , tanto jig , quanto zaras e hélice...amarrado tudo direto

     

    fora as iscas , linha e vara como citou , tem algumas coisas que não podem faltar , com certeza 

     

    - Garatéias reserva 

    - Split ring reserva 

    - Alicate próprio para troca de garatéias ( é muito mais seguro e é uma ferramenta que além de fundamental é barata ) 

    - Lanterna 

     

    no Jig , o que usei lá ( peguei repiquete ) foi o do Flávio , da Extreme , foi bem pra caramba , show o jig

    Opa Thiago, é isso daqui é vivendo e aprendendo! Sou adepto também do líder mas diante do exposto vou avaliar melhor e de repente, usar uma com líder e outra sem até para avaliar melhor.

    As vezes, fico puto quando o nó não fica campeão e, começa a raspar no passador, mas insisto com o líder por medo de perder o troféu, mas farei a experiência dessa vez!

  9. Amigo Xará,

    Pescar em Barcelos é sempre uma festa !

    Estar preparado é algo que precisa ser bem planejado !

    Não sei como estará enfrentando o traslado MAO para Barcelos, mas procure sempre levar o essencial...

    Três conjuntos completos é mais que suficiente, pois poderá deixar um deles na reserva...

    O Rodrigo já traçou a linha básica do que é bom levar, e concordo com muito do que ele postou !  doutor::

    A questão das iscas é coisa para conversar muito... Precisa apostar nas suas preferências !

    Pode até levar uma quantidade enorme, mas ficará pescando com - no máximo - 12 a 15 iscas no final... (o problema é descobrir quais..)

    Como anda lendo os tópicos, já tem muita coisa dita, e as campeãs de preferência são sempre as Rip Holler, T20, Subwalk, Prima, entre outras... (cores mais para clara, osso, transp e branca cabeça verm)

    Linha que vai de 50 lb à 65 lb (tem uns mais exagerados que chegam ma usar 80 lb), dependendo da marca escolhida ! Uso a Power Pro Slick (8 fios) e acho ótimo...

    Recomendaria o uso de Snaps, até para maior conforto... Leader é algo pessoal ! Às vezes uso, muitas vezes não...

    Fique certo que essas informações deverão ser a base de suas respostas, mas vamos deixar aparecerem outras contribuições...

    SUCESSO e não esqueça de nos trazer fotos e postar um relatinho...  :amigo:

    Kid M, agradeço muito sua orientação e apoio, afinal desde quando me inscrevi na Turma vc tem me ajudado muito, valeu!

  10. Ao menos 3 conjuntos : Um para hélice, Zara ou meia água e um pra Jig.

     

    Iscas: essa conversa não tem fim.

    As que não podem faltar: Rip Holler, T20, subwalk, Jig Ultimate

     

    Linha : Power Pro 65 lbs. Não uso leader, amarro direto na isca.

    Rodrigo, obrigado por sua sugestão!

    Sábado irei até a loja de pesca e conferir esses itens.

  11. Olá turma, gostaria de contar com suas sugestões/dicas para eleger os equipamentos básicos para Barcelos, será minha primeira vez por lá, na busca do Açu em (Janeiro/15), por isso gostaria de contar com a vasta experiência de muitos de vocês e, compor minha tralha essencial para esse desafio!

    Algumas coisas já tenho acompanhado em alguns "posts" que venho acompanhado e, que muito tem me orientado em linhas gerais, como por exemplo:

    As varas ideais devem ter entre 25 e 30 lbs!

    Além disso devo levar comigo iscas de variadas ações (Hélices / Superfície / Meia água e na apelação Jigs e Shads), lider em flúor carbono, linhas de multifilamento etc...

    Gostaria então que vocês me ajudassem a eleger:

    Quantos conjuntos (Vara e carretilhas eu devo levar, há necessidade de um conjunto reserva?

    Qual melhor isca de hélice e, a quantidade ideal?

    Qual são as melhores iscas de superfícies e, a quantidade ideal?

    Qual são as melhores meia água e, a quantidade ideal?

    E os Jigs e Shads, modelos e quantidade?

    Para finalizar qual linha e o lider ideal?

    Diante dos comentários e sugestões, irem compilar e decidir o que levar, evitando assim levar equipamentos desnecessários ou sem produtividade para aquela região!

    Conto com todos,

    Obrigado!

  12. Prezado Eufrásio, estou com a mesma ansiedade que você, mas no último fim de semana estive no Trade Show em São Paulo, em um bate papo com feras como (Nelson Nakamura, Johnny Hoffman, Eduardo Monteiro...) todos me disseram basicamente a mesma coisa! Que hoje lá em Barcelos está muito cheio em torno de 2.5mt acima do nível ideal de pesca. E que a tendência é um cenário favorável para Dezembro e Janeiro!

    Eu espero que seja isso mesmo, pois vou na segunda quinzena de janeiro.

    Mas me disseram também que para épocas, como essa (Acima da Caixa) iscas como (Jigs e Shads) costumam a salvar a pescaria!

  13. Olá turma, eu imaginava que já fosse membro a muito tempo da turma, pois há quase 1 ano havia baixado o aplicativo em meu celular, só vim perceber, depois no momento em que fui encorrajado a contribuir com algo interessante que eu não era membro, mas tudo bem! Vamos lá, sou nascido em Brasília, mas resido em Goiânia há 35 anos, filho de um pescador viciado, já tenho esse defeitinho desde nascença (Ser viciado por pesca), mas diferentemente do meu pai, sem o culpar, a minha consciência pela preservação ambiental, é muito ampla e, atribuo principalmente a fé em Deus, aos cursos de formação ao longo da minha vida acadêmica e também aos programas de pesca na TV, desde o Rubinho pra cá. Enfim, hoje me considero um pescador esportivo, sedento por novas técnicas, pois nos rios e lagos eu sempre passo por apuros, descobrindo quase na hora de ir embora, qual isca/profundidade/cor/estilo de recolhimento etc... esta de fato sendo eficiente.

    Desse modo aqui as vezes posso aprender muito e, contribuir as vezes com aqueles que estão passando por problemas que eu já tenha enfrentado.

    Um abraço a todos!

×
×
  • Criar Novo...