Ir para conteúdo

Mauro Brisola

Membro
  • Postagens

    6
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Mauro Brisola

  1. Iniciante precisando de dicas. Perdoem a ignorância.

     

    Estou pescando (ou melhor, tentando) embarcado nas baias na região de Paranaguá. Em torna da Ilha do Mel, Ilha das Peças, Baia dos Pinheiros, Guaraqueçaba...

     

    Minha dúvida é qual seriam os tipos de iscas artificiais mais produtivas/indicadas para peixes pequenos. Tentando evitar ter que levar camarão morto, vivo ou outros tipos de iscas naturais. 

    Sempre é possível notar ação, por exemplo em torno de bóias de criação de ostras.  A ideia é parar perto das boias e ficar arremessando. Vejo às vezes o pessoal pegando xareletes ou galos pequenos nesta região. 

    Nenhuma intenção de pescar muito ou pegar troféus. Rsrs   Mais para diversão e aprender a pescar com artificiais. 

     

    Agradeço as dicas.

     

     

  2. Interessante porque ontem tive o mesmo problema com um Mercury 9.9 HP praticamente zero. Neste final de semana, seria a terceira vez de uso do motor, o motor não funcionou. Não está indo nada de gasolina do carburador para o motor.  É só borrifar spray de lubrificante na entrada de ar que pega na hora.

    Estou usando a mistura recomendada para amaciamento (1:25 para o primeiro tanque) e havia esgotado o motor até morrer no último adoçamento.

    Aparentemente há um entupimento bem grande no carburador. Difícil de acreditar que isso possa ocorrer em um motor tão novo. Vou desmontar eu mesmo o carburador para limpar porque dá última vez que eu mandei um Mercury 60 HP 4 tempos com poucas horas de uso para garantia foi um grande arrependimento...

  3. Guto

    Olhando no manual técnico dos motores Tohatsu 8 e 9.8 HP dá para ver que o avanço de ignição é bem diferente (22 para 26 graus).

    http://www.tecnomar.cl/pdf/pdf_servicemanual/2t/Service Manual_1-2 Cylinder 2-Stroke.pdf

     

    Quanto aos carburadores interessante esta tua informação sobre a diferença de medida. Faz sentido que o diâmetro dos venturis seja diferente.

     

    Eu acreditava que entre o 8 e o 9.8 HP os carburadores seriam os mesmos com giclagem diferente. Porque encontrei no eBay o carburador como sendo comum para os dois motores (segue link).

    Mas na verdade o que o vendedor quer dizer é que o carburador do motor HP 9.8 pode, obviamente, ser montado no 8 HP. 

     

    http://www.ebay.com/itm/3B2-03200-1-Carburetor-for-TOHATSU-Outboard-Engine-Parts-8HP-9-8HP-Nissan-Motor-/331738775713

     

    Valeu pela informação.

     

     

     

  4. Eu andei pesquisando exatamente esta questão da similaridade do 8 e do 9.9 HP. Ambos com 169 cm3 e 26 kg.

    Minha conclusão é que são exatamente os mesmos motores apenas com variação no giclê e no avanço de ignição.

    Da mesma forma que o 15 HP Super pode virar 18 HP, por exemplo.

    Inclusive existe este motor 9.8 e 169 cc no mercado nacional. Com a marca Toyama (tudo derivado dos Tohatsu)

    http://www.maquinasmc.com.br/produtos/0,13365_motor-de-popa-toyama-9-8hp-tm9-8ts-refrigerado-a-agua-2t-2-cilindros-em-linha

     

  5. Fernando

     

    Inaugurei em Novembro de 2013 um inflável Zefir de 4,6 m  equipado com Mercury 60 HP 4 tempos.

     

    Já está com 110 horas. Navegando em represa e principalmente nas baias do PR.

     

    Estou muito satisfeito.

     

    Algumas observações sobre o motor:

     

    -Consumo de cerca de 10 a 11 litros hora a 4000 rpm (Uso Smartcraft que dá informação de consumo bem precisa). Normalmente navegando com dois adultos e uma criança de 10 anos.

      Considerar que o inflável de casco rígido "arrasta" bastante.

     

    -Nesta rotação o barco faz aprox. 20 mph (32 km h) . Fica fácil de lembrar: 4000 rpm  20 mph    10 l h

     

    -O motor é muito silencioso e equilibrado. Pega fácil sempre na primeira tentativa.

     

    -Encho sempre o tanque de 80 litros nas saídas. Com gasolina comum em posto Petrobras (o que não quer dizer muita coisa...)

      Nunca me preocupei com a gasolina "parada" no tanque ou com usar Avigas ou Podium. Depois das minhas saídas sempre restam de 20 a 50 litros no tanque. Apenas nunca deixo     mais de 15 dias sem funcionar pelo menos uns 10 minutos.

     

     

    02 problemas menores que aconteceram:

     

    1- Com 50 horas começou vazar gasolina pelo dreno do eliminador de vapor. É uma agulha que trava. Semelhante a uma agulha de carburador. A causa era uma "bolinha de borracha" dentro,                         provavelmente resíduo de alguma mangueira.  (mesmo com a vazamento o motor funcionava normalmente)

     

    2- Com 70 horas começou um ruído de vibração metálica na região da rabeta/bomba d'água. Era mais perceptível em marcha lenta. Fiz várias saídas com este barulho. Eu mesmo desmontei a rabeta            (bem fácil) e encontrei uma chapinha defletora de água quebrada. Fiz outra chapa com alumínio.

×
×
  • Criar Novo...