Ir para conteúdo

Wagner Balen

Membro
  • Postagens

    3
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Wagner Balen deu reputação a Edmar Alves em Pescaria em RR - Caracarai (aluguel de barcos e pousada)   
    Olá Sr. Gilbertinho!
    O Randerson se identificou ser de Boa Vista e é guia junto a uma equipe que acampa as margens dos afluentes do Rio Branco.
     
    Parabéns pelo projeto! Aparentemente apresenta-se ser uma bela atitude para preservar os peixes e bacias hidrográficas da região, bem como as comunidades ribeirinhas e sua cultura, e o meio ambiente nativo de forma geral.  
     
    Aproveitando o comentário do Senhor, vi que já atuou na secretaria de meio ambiente, e pelo perfil e pelas suas palavras se apresenta-se uma pessoa de vasto conhecimento da região. 
    Acredito que o Senhor possa nos ajudar a entender melhor a realidade ambiental ai da região.
    A gente escuta falar muito no desmatamento da Amazônia diante todo contexto globalizado atual e sistema capitalista, enfim vimos que cada dia mais a civilização moderna toma conta da amazônia, essas semanas que passaram estive explorando via imagens via satélite a situação doloroso de desmatamento ai de Roraima, principalmente na região que o Senhor citou de Rorainópolis e Boa vista...bem como toda Amazônia ai em Roraima e nos estados Pará, Amapá, Acre, Mato Grosso e um pouco "menos" no Amazonas, mas falar com o Senhor que meu coração sangrou viu, isso ainda sem falar de toda exploração mineral daquela região (Trabalho numa locadora que aluga maquinas para empreiteiras ai região), a construção de usinas hidrelétricas etc...
    Gostaria de ouvir do Senhor como cidadão ai da região e também diante sua experiência como autoridade, o que tem a dizer sobre toda essa transformação ai na região ...
    Desde já muito obrigado pela contribuição que façamos entender um pouquinho mais desse universo!!
     
     
  2. Upvote
    Wagner Balen deu reputação a Edmar Alves em Pescaria em RR - Caracarai (aluguel de barcos e pousada)   
    Bom dia!
     
    Esses dias atrás recebi contato de um guia da região, se apresentou como uma pessoa integra e que busca oportunidades do tipo para a região oferecendo pacotes de pesca, por sinal interessantes!
    Segue contato do mesmo:
    Randerson - (95)91724118
    OBS: fale que foi Edmar que fui eu que passei contato para ele assimilar ok.
    Boa sorte!
     
  3. Upvote
    Wagner Balen deu reputação a Gilbertinho em Pescaria em RR - Caracarai (aluguel de barcos e pousada)   
    Pessoal,
    Moro em Caracaraí e sou vinculado a atividades de pesca esportiva desde 1.999 quando, na condição de titular da pasta de meio ambiente e turismo, condição que ocupei até o final de 2012, criei unidade de conservação centrada na implantação do modelo de pesca atualmente vigente na região Sul, onde se concentram as maiores e melhores bacias hidrográficas e os grandes cardumes de peixes de interesse da pesca esportiva.
    Dito isso, a primeira informação que passo é que o Defeso (Piracema) no Estado se inicia em primeiro de março. Logo, apenas a pesca de subsistência pode ser praticada. Esse período se estende até 30 de junho. Nesses dias estarei enviando uma consulta formal aos órgãos de controle no Estado (Ibama, Femarh e Semma), para obter esclarecimentos formais quanto à possibilidade da continuidade da pesca esportiva (também chamada Cota Zero) durante o Defeso. Terei essa informação (ou autorização) dentro de 15/20 dias, e posso transmiti-la, caso haja interesse.
    Quanto a pousadas de Pesca, o Código Municipal de Meio Ambiente, por mim elaborado em 2008, proíbe a instalação de qualquer estrutura hoteleira ou assemelhada juntos aos rios do município, de modo a evitar que empresários tenham os rios como de sua propriedade, gerando conflitos com os demais usuários dos recursos pesqueiros ou ainda impedir o livre trânsito de embarcações. Diante disso, informo que não há em Caracaraí pousada de pesca que possa hospedar o amigo.
    Os barcos-hotéis e acampamentos flutuantes que operam na região interrompem suas atividades em Fevereiro, e cobrem a calha do Branco e as sub-bacias do Água Boa, Matá-Matá, Curiucu, Itapará, Xeriuini, Amajaú e Jufari. O Curiucu e o Itapará são tributários do Branco, porém no território de Rorainópolis.
    Conheço muitas empresas e pessoas envolvidas com a pesca esportiva em Caracaraí, contudo, não conheço a pessoa do Sr. Randerson, o que me impede de dar qualquer tipo de informação ou referência sobre ele. Pode até se tratar de algum novo operador ou agente do turismo da pesca, não sei dizer.
    Marcos, aqui na cidade você pode encontrar facilmente barcos que poderão atendê-lo. Pelo tempo que você dispõe para pescar (2 dias), não recomendaria descer o Branco até os principais afluentes, bastante piscosos, porém bem distantes da sede (o Água Boa é o mais próximo, e fica a 4/5 horas de voadeira). O custo seria elevado, restando pouco tempo para pescar. Se eu estivesse em seu lugar, optaria por pescar na região das corredeiras do Bem-Querer, bem próxima da cidade (10 km), com a possibilidade de pescar bons Aracus (Piaus), Matrinxãs e algumas espécies de couro, como Pirararas. De qualquer modo, o problema do Defeso teria de estar resolvido, senão...
    Posso ajudá-lo quando estiver por aqui. Caso queira, responda esta mensagem que vamos tratando do assunto, adiantando desde logo que meu apoio não terá custo algum.
    Abraço do Gilbertinho da Amazônia      
       
×
×
  • Criar Novo...