Ir para conteúdo

Laerte Jr

Membro
  • Postagens

    81
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Laerte Jr

  1. Mas eu to precisando mesmo é de saber a opinião ou experiência de vcs com YAMAHA 60 hp 2 tempos.

    Alguém já usou esse motor em lancha de 5 metros?

    Gostaria de saber consumo de gasolina e desempenho.

    Também qualidade, se é bom como o MERCURY, acho q o YAMAHA 60 é importando do japão né? não sei............. e quando a assistência aqui em Brasília será q tem?

    Aguardo comentários.

  2. Eu já aprendi muita consa com a turma aqui e vou testando no meu barco pra ver como fica melhor.

    É verdade Alex, a Big Fish apesar dos seu 5 metros, é muito leve na proa, o motor de 60 (100 kg) é pesado na popa, quanto mais passar peso pra frente melhor fica pra navegar, e outra coisa a 28 mph não bate, só bate mesmo com 35 mph, concordo q foi projetada pra motor de 40 hp.

    Já testei com 2 pessoas pesadas na proa e deu pra levantar o trim bastante sem bater (cavalgar), alcançando maior velocidade do que apenas comigo no barco (+ peso, porem menos atrito na água) anda mais.

    Já pensei até em colocar lastro na frente, más não é necessário, é só passar o tanque e a bateria q vai dividindo bem o peso e ela navega bem.

    Os flaps ajudam um pouco a não cavalgar, más não são feitos pra isso, são feitos pra fazer planar mais rápido e nivelar o barco quando tem mais peso em um dos bordos.

    Já testei com + flap e com - flap........... com + flap anda menos pois empurra a frente do barco pra dentro d água, com menos flap anda mais pois deixa o motor levantar a frente mas dai cavalga........ o ideal seria flaps elétricos (ragulaveis) como o trim.

    Jack é para regular altura de motor, já notei q motor + baixo (+ dentro da água) anda menos e também baixa um pouco a frente do barco e bate menos....................motor mais alto anda mais, menos atrito na água do próprio motor, más se levantar muito cavita, principalmente nas curvas.

    Bom mesmo é ter jack e flaps eletricos (regulaveis), dai vc regula conforme a necessidade.

    Cada um vai regulando seu conjunto conforme o uso, já estou quase satisfeito com o meu, más ainda pretendo passar a bateria pra proa e subir o motor mais um furo pra testar.

  3. Breno eu apanhei um pouco com o big fish + mercury 60 e aprendi alguns macetes:

    - Pra pegar sempre na primeira partida: vc bomba a perinha até encher, acelera 80% no acelerador q não engata :gorfei: e aperta a chave pra dentro pra afogar o motor...pega na primeira.

    - A minha cavalgava muito mesmo com o trim todo baixo, levantei o motor e coloquei o tanque na frente, melhorou muito (tem q passar peso pra proa e tirar o maximo da popa, o motor é pesado pro casco, vou passar a té a bateria pra frente), agora posso levantar o trim até passar de 33 pra 35 mhp, depois voltar o trim um pouquinho que permanece em 35 mph e não cavalga.

    Ainda quero levantar o motor mais um furo, a placa ante cavitação já está 1 cm acima do fundo do barco e quero levantar mais pra ver se chega a 38 mph e claro diminuir o consumo de combustível em.

  4. Pois é Breno, vc me esclareceu bastante sobre o yamaha, acho q não vou trocar não, o Mercury é muito econômico (10 litros/h) e anda muito, estou realmente satisfeito com ele. Notei q vc está com um conjunto igual ao meu e com algumas duvidas, vou te esclarecer algumas coisas sobre esse conjunto, agorinha.

    Lamana a Twister realmente não é de pesca apesar de ter porta varas embutido no casco, más por outro lado navega muito bem, andei em uma de um amigo meu e gostei, um barquinho de fibra leve 160kg, 1,58 de boca, 30 Cm de calado não bate e suporta motor de 50 hp, o mercury 50 e 60 são mesmo peso.

    Tem muito o q considerar nessa troca, o motor yamaha já não estou gostando muito!

  5. Oi Alex, oi Walter, uma boa noite pra vcs!

    Então os dois são 2011 com poucas horas, é q recebi uma boa proposta de troca do conjunto completo e estou querendo saber mais sobre o Yamaha, se gasta muito ou não e se anda bem como o Mercury.

    Estou muito satisfeito com o mercury, realmente excelente, não sei como é o yamaha.

  6. Boa noite amigos.

    Mais uma vez venho buscar a opinião de vocês antes de fechar um negocio.

    Recebi uma boa proposta de troca do meu MERCURY 60 hp ELPTO por um YAMAHA 60 hp, ambos 2 tempos.

    Estou muito satisfeito com o Mercury 60 2T, muito forte (35 mph) e muito econômico (10 litros/h), já do Yamaha não conheço.

    Minhas duvidas são quanto ao consumo de combustível e desempenho.

  7. Tem um corversor de medidas muito bom, nele tem: Metros, Polegadas, Pés, Jardas, Milhas e Milhas Náuticas.

    http://conversordemedidas.vilabol.uol.com.br/

    Conforme ele,

    - 1 Milha Náutica ou nós = 1.828,00 metros

    - 1 Milha Terrestre = 1609,34 metros

    - 1 Jardas = 0,91440 metros

    - 1 pés = 0,30480 metros

    - 1 Polegada = 0,02540 metos

    Já esses outros 2 sites estão diferentes ................... 1 nó = 1,8520 metros.

    http://www.educacional.com.br/conversor/velocidade1.asp

    http://www.convertworld.com/pt/

    E agora??????????? :gorfei:

  8. Edwldo, boa tarde.

    Para que o pessoal aqui que realmente entende muito, possa te orientar melhor como fizeram comigo, seria bom vc relatar se possível mais alguns dados como por ex:

    - Tamanho da sua hélice atual.

    - Giro máximo em rpm que seu motor está atingindo.

    - Velocidade final que está atingindo.

    - Se está arrancando bem (plainando rápido)

    - Altura do motor.

    Quanto mais informações melhor será a análise entendeu?

    Vou te dar um exemplo do meu caso pra vc analisar o seu.

    Tenho uma Big Fish 5014 de 5 metros com um Mercury 60 hp com um hélice 10.3/8 X 13”, barco bem leve e não ando com muita carga.

    Estava dando 33 mhp e 5.000 rpm, sendo q o giro máximo desse motor deve estar entre 5.000 e 5.500 rpm. (tava bom, mas andando pouco)

    Subi o motor dois furos e a velocidade final aumentou pra até 37 mph. (isso só eu no barco sem carga, trim alto cavalgando um pouco, capota baixada, etc.) mas o giro do motor estourou, foi pra até 5.800 rpm.

    Creio q no meu caso devo colocar uma hélice com passo maior 10.1/8 X 15” ou 10.1/4 X 14”.............para baixar o giro máximo pra 5.500 rpm e aumentar a velocidade final, (economia de gasolina) até porque meu barco é leve e plaina rápido, não vai prejudicar a arrancada.

  9. É verdade Athur, também concordo! Más pode ficar muito no limite e comprometer a segurança.

    Alex, não entendi!desculpe. O Silvano, é da fabrica em Campinas? Ele me orientará sobre o Karib com 40?Estou seriamente pensando no savage!!!

    Laerte, a mangueira? É estas transparentes normais que se compra em lojas materiais de construção? Esta adaptação foi no Big Fish? Sempre achei perigoso tamque e bateria juntos!!! Meu motor esta com a helice de 9.9X 13, é a correta, velocidade e peso, a mista!

    Pessoal um relato interessante que lembrei:

    Sobre o peso total do barco: Meu primeiro Karib, tinha um motor johnson 25, 1979, gastava +- 12 lit/hora, ai eu levava 2 tanque com 24lt cada e mais 12lt no galão, e sempre 3 ou 4 pessoas.

    Conclusão: O tanque reserva mais o galão é o peso do barco com motor de 40, e com esta apção, tanque na frente, fica melhor ainda. valeu pessoal.

    Tem q ser mangueira pra combustível, eu coloquei aquela preta revestida de lona por ser mais barata, gastei R$ 15,00 e estão usando também a de injeção eletrônica.

  10. Então Carlos Henrique, foi assim:

    Eu comprei 4.5 m de mangueira e passei pela passagem de água por baixo da borracha do piso (não obstrui a passagem de água não), comprei umas braçadeiras boas pra não dar entrada de ar e testei, ficou ótimo, a perinha puxa bem a gasolina e não faltou alimentação q era meu medo e alem de distribuir melhor o pese pois eu estava quase colocando lastro na proa pra não bater tanto, ainda tirei o tanque de perto da bateria q eu achava perigoso.

  11. O Alex ta certo em te alertar sobre o peso máximo de carga da carib é 530 kg.

    Seu 25 sea Pro pesa 53 kg e o de 40 hp vai ser 74 kg ....... 21 kg a mais na popa.

    Na minha lancha eu passei o tanque pra proa pra dividir mais o peso e tirar o tanque de perto da bateria.

    Eu tinha compro um 40 EO pra minha big fish e troquei por um 60 ELPTO seguindo a recomendação da turma aqui do fórum e realmente to satisfeito com o desempenho e economia de combustível.

  12. Apenas corrigindo os amigos acima, os Mercury 50 e 60 NÃO TEM INJETOR DE GASOLINA, apenas alguns 25 OMC é que tinham um injetor.

    Os motores tem AFOGADOR, devendo a partida ser dada com a chave apertada. joia:::

    Eu realmente não sabia que era afogador e estava apertando a chave pra dentro com a finalidade de ejetar, bom saber pois agora vou manter pressionado durante a partida, deve ser por isso q tava difícil a primeira partida.

  13. Oi Carlos Henrique, bom dia.

    O que eu sei é q os motores de 40 hp mercury são todos iguais sim, na verdade é o tohatsu com 3 cilindros e três carburadores, a diferença é mistura de óleo, comando a distancia, partida elétrica, comprimento da rabeta e peso,

    Se sua lancha estiver com comanda a distancia e seu motor for rabeta 15 polegadas, o mais indicado pra vc seria o 40 EO, rabeta curta.

    - 40 EO super, o sistema de partida é elétrica com comando à distância e rabeta 381 mm.

    - 40 ELO super o sistema de partida é Elétrica com comando à distância e rabeta 508 mm.

    - 40 M super, o sistema de partida é manual

    - 40 EH super, o sistema de partida é elétrica no motor com manche

    A diferença do 40 EO para o 40 ELO é o comprimento da rabeta (mm) e o peso.

    - 40 EO super, Peso (Kg) 74 kg e comprimento da rabeta (mm) 381

    - 40 ELO super, Peso (Kg) 76 kg e comprimento da rabeta (mm) 508

    A Ficha Técnica da KARIB 500 Console diz o seguinte:

    Comprimento: 4,90 m

    Boca: 1,45 m

    Pontal: 0,55 m

    Calado: 0,25 m

    Contorno: 2,12 m

    Deslocamento: 0,660 t

    Peso Aproximado: 0,130 t

    Peso Máximo de Carga: 0,530 t

    Potência Indicada:25 a 40 hp

    Lotação: 05

    Um amigo meu trocou o de 25 por um 40 e gostou, mais forte e até mais econômico.

  14. O meu é um mercury 60 hp elpto com 8 horas de uso e sempre foi dificil a primeira partida, sempre alguém tem q ficar pressionando a perinha e eu tenho q ejetar gasolina no dispositivo junto a chave (apertar a chave pra dentro), e acelerar um pouquinho, mesmo assim gasto 3 a 4 partidas.

    Depois que pega a primeira vez as outras são sempre na primeira.

    Coloquei o tanque na proa, to usando 4,5 metros de mangueira e a perinha puxa bem fica cheia dura e eu deixo o suspiro to tanque aberto, tem q entrar ar pra sair a gasolina do tanque, só fecho no transporte quando o tanque está cheio pra não derramar.

    Eu mesmo troquei a mangueira original e comprei umas braçadeiras boas e apertei bem pra não entrar ar.

×
×
  • Criar Novo...