Ir para conteúdo

Vitassir Edgar

Membro
  • Postagens

    14
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Vitassir Edgar

  1. Caro Fabrício, permita-me uma consideração peculiar: uma abordagem em face do lugar onde resido: Uruguaiana/RS.

    Sempre sonhei em ter um bass boat.

    No Rio Grande do Sul até existe black bass, mas é na serra (Vacaria e região). Mas é pescaria de açude. De barranco.

    Tucunaré, nem pensar....

    Pescaria de pincho ou rodada, só dourado ou surubi. Mas ambos estão proibidos, em face de lei estadual. Ainda bem!

    Logo: a grande pescaria nossa, hoje em dia, é PIAVA. E das grandes. Há relatos de exemplares de 08, 09 até 11kg. Eu particularmente nunca superei os 6kg.

    Mas como disse anteriormente: sempre sonhei em ter um bass boat, mas a pesca que pratico é basicamente APOITADA. Diante disso, descartei todas as opções que não tivessem a possibilidade de "virar os bancos".

    Não sobraram muitas alternativas: megabass sportbass, Z-21 e a F 2+2 da fibralar.

    A sportbass é um foguete. Tem uma em Uruguaiana. 86 milhas. Tenho, porém, duas objeções: para pescar o dia inteiro sentado, fica desconfortável. Bancos baixos: dor nas pernas. E, apesar de muito veloz, nosso rio tem muito 'ressojo' (dúvida quanto à grafia). Além de pedra, toco....

    Z-21 não conheço, mas parece muito grande.

    Comprei uma F 2+2: só tenho elogios. Meus bancos regulo a altura. Passo o dia inteiro pescando e volto novo. E digo: com um etec 150 andou 70 milhas. Em breve estará com um mercury 175 pro xs. Garanto: arrependimento zero. Anda muito e corta onda como nenhuma outra ( que andei). E econômica demais. Velocidade usual: 40 milhas/hora.

    Outra questão: o que realmente vale (pra mim), não é milhas/hora, mas milhas/galão. Autonomia é a palavra chave para conforto em navegar.

    No mais, parabéns pelo tópico e aquele abraço.

  2. Talvez o assunto tivesse que ser postado em outro tópico, mas por estar relacionado a um motor, para uma lancha "tipo Bass boat", decidi postar aqui.

    Comprei um ETEC 130 (2012, aprox. 50h). A lancha, uma f2+2 da fibralar.

    O motor apresentou um barulho estranho: precisou abrir a rabeta. Aqui começa o drama...

    A bombardier sequer tinha à disposição, no Brasil, as ferramentas para abrir a rabeta... Precisou importar dos Estados Unidos... Lá se foram 60 dias só para disponibilizar as ferramentas ("modelo diferente"). Aberta a rabeta, foi preciso acionar a garantia: lá se foram mais 60 dias.... Haviam me garantido até o dia 18 de junho. Não veio... Ficou para 10 de julho, provavelmente...

    Estou desde fevereiro "a remo".

    E o barco na garagem, só esperando o motor... Que teste de paciência!

    E pergunto, alguém enfrentou um problema semelhante com os famosos Etec!

  3. Alex: carregado, o motor não passa de 5.000 - 5.100 RPM.

    Apesar de a velocidade não ser aquilo tudo que eu esperava, estou contente com o consumo. Costumo fazer longas distâncias para pescar. Percorro em torno de 50 KM até o ponto de pesca (em represa, água parada; logo, maior resistência do que se fosse rio). E consigo ir, voltar, e ainda sobra combustível no tanque de 28 litros. Melhor passagem: 4.200 RPM. Se esguelar, aí o consumo sobe muito.

    Já tive outros motores. Inclusive um 20 hp honda, num Karib 500. E para fazer o mesmo percurso, não gastava menos de 20 litros. Por isso, tá bom demais. Sem contar tempo de deslocamento.

    E o teu Alex, já fez média de consumo. Quanto aos flaps, fez alguma regulagem específica?

  4. Apesar de novo no fórum, acompanho o mesmo há algum tempo.

    Criei este tópico com o objetivo de trocar experiências sobre o barco (Savage 5513, com mercury 60 hp 4 tempos), notadamente com o que mais tem me 'tirado o sono': passo da hélice e distribuição do peso no barco.

    Tenho utlizado a hélice original: com duas pessoas a bordo, o barco tem atingido 36 milhas (5.700 RPMs). Porém, se colocar mais peso(três pessoas, 50 litros de combustível, oujtro tanto de cerveja, material de pesca), aí não tem jeito: não passa de 30-31 milhas.

    A configuração do barco é a mais tradicional possível: tanque de combustível (dois de 28 litros) e bateria (duas de 75 amp) na POPA. Qundo comprei o barco, pensei em jogar tanque e bateria para a proa, mas falei com o Ernani da Metalglass, e ele me sugeriu que mantivesse a configuração original.

    Fica aí o convite para a troca de experiências.

×
×
  • Criar Novo...