Ir para conteúdo

rafaellofontana

Membro
  • Postagens

    16
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por rafaellofontana

  1. Rapaz, eu recebi uma vez esse folder da Liga das Eco-ousadas (dava um belo nome prum gibi eheheh).

    Brincadeiras à parte, o mapa é mesmo interessenate e o esquema deles, com aqueles bangalôs flutuantes rebocados, deve ser fenomenal.

    No folder ele comentam que com esse sistema eles podem navegar até pontos em que outros operadores não conseguem chegar por causa do baixíssimo calado da embarcação deles.

    Pelo que sei eles mandam essa embarcação pra esses locais menos explorados e os pescadores chegam ao local em hidroaviões.

    Coisa pra quem ganha em dólar, realmente.

  2. Rafaello,

    Alguns pequenos "ajustes"...

    arrow:: Peacock Bass da Luhr Jensen - espero que seja desse modelo menorzinho, que são os meus preferidos ! Normalmente engatam os bocudos em duas garatéias ! Olha a foto dela aí ! Essa é a que eu mais gosto !

    Imagem Postada

    Kid, as Woodchopper menorzinhas sobre as quais falei são essas: veja neste link http://www.tacklewarehouse.com/descpageLJTOP-LJWC.html

    Sei das restrições sobre hélices na frente e atrás, mas o que acha delas?

  3. Rafaello,

    As garatéias da Marine Sports são excelentes !

    Que bom saber disso, pois elas são mais fáci$$ de se obter, né, hehehe

    As que acompanham as Luhr Jensen, se forem as das iscas grandes ( hélices ) suportam bem as porradas ( já as testei antes ).

    Kid, me refiro a umas iscas Luhr Jenses de hélice que tenho lá, mas menores, digamos, uns 10 cm. Algumas se chamam tb Woodchopper e outra tem Peacock Bass no nome. Depois vejo com mais atenção e informo corretamente. De todo modo, posso presumir que estão com garateias adequadas para esse fim, certo?

    O que dizer das Owner ( são as melhores mesmo ), mas caras... ( não precisa de tanto assim ) !

    As VMC ( que são produzidas para as Rapalas tropicalizadas ) são apenas razoáveis ! Aguentam o tranco, mas você termina correndo algum risco...

    Faltou falar de um aspecto, parte do qual, você abordou ! As argolas também precisarão acompanhar essa mudança, senão de nada adiantará a mudança realizada, pois a argola irá abrir... As argolas nacionais ( Moro e Borboleta ) já são bastante boas para isso...

    Bem observado, Kid. Mas já comprei uns par de argolas feitas artesanalmente pelo Glico. Conhece? 80lb pra cima cada uma. Se considerarmos que há a chance dos bichos maiores fisgarem em 2 garatéias, acho que estou bem servido.

    Por fim, e dentro do mesmo tema, tá ligado na questão do "snap" ( grampo ) ?

    É onde o efeito do empuxo do peixe mais se centraliza, e por conta disso, é necessário ser bastante reforçado !

    Nessa linha, há uma escala a ser observada :

    Na minha opinião ( embora seja algo pessoal ) !

    1. Capela - tamanho G ( o tamanho GG só se abre com alicate... ) - aguenta linha de 80 lb fácil !

    2. Berkley ( 65 lb / 100 lb ) - também são confiáveis mas não fáceis de serem encontrados !

    3. Moro ( tamanho maior / intermediário ) - são bastante bons na ausência de um dos anteriores...

    Eu descolei uns Berkley 100lb. Vou com eles e com os snaps de engate rápido do Glico, de 80 lb.

    Acho desnecessário, MAS, já que falei tanto, é sempre bom lembrar que todo o conjunto de pesca precisa estar equilibrado com o que você está usando, senão haverá uma sobrecarga nas outras partes do equipamento que poderão levar ao desgaste / quebra dos mesmos ( linha, vara molinete/carretilha ).

    Em outras palavras, usar iscas reforçadas com linha de 30 lb é um convite ao insucesso e perda !

    Usar linha de 80 lb em vara que trabalha de 8 á 17 lb é outro problema... ( mesmo com freio aberto ).

    Por fim, o molinete / carretilha tem freio para segurar a tomada de linha ?

    É preciso que o conjunto - além de equilíbrio - tenha também qualidade ! joia:::

    Neste ponto você sintetizou tudo: EQUILÍBRIO é a senha. Para as hélices, que são aquelas que têm maiores chances de pegar um bicho de porte, vou com uma Daiwa Heartland 25lb que é um toco; Revo STX 7.1 (por causa do drag alardeado de 20lb); Power Pro 65lb. Quanto ao líder, pretendo usar o fluorcarbono da MS (Vexter) de 0,70mm (50lb). Acha que tá equilibrado? Pesado certamente está, hehehe.

    Obrigado pela ajuda.

  4. Os anzois da Marine Sports sao os meus favoritos disparado!

    Ja as garateias nem tanto... Mas ainda assim sao bem fortes (e grossas) as grandes, e as pequenas sao otimas! Pra tucunas onde o rasgamento da boca durante a briga causa grande numero de perdas, vale usar essas garateias bem grossas; elas so nao sao boas pra dourados onde enterram com dificuldade...

    Sobre trocar as garateias das iscas, so um conselho; por a isca para flutuar em uma vasilha transparente com agua e verificar como flutuam, o angulo em relacao a superficie da agua, e quanto da isca fica para fora da agua,...; e comparar com como as iscas flutuam depois de tracadas as garateias. E uma forma de antever qual a influencia no trabalho que as garateias novas terao, comparar o antes e o depois.

    Nao que eu esteja dizendo que nao pode mudar uma isca...; mas vale o teste como uma forma mais cientifica de fazer trocas de garateias!

    Teve um topico que eu abri faz um bom tempo onde eu mostrava como fazer isso assim como outras modificacoes (e muitos me criticaram...); depois com mais tempo verei se acho.

    Aquele abraco a todos!

    Moacyr.

    Eu tinha conhecimento do risco de alteração no trabalho de isca ao mudarmos as garateias, mas, sinceramente, achava que era muito preciosismo dar importância a isso.

    De todo modo, acho que não há muito o que fazer.

    Se uma garateia de igual tamanho ao da original acabar sendo mais pesada; e se essa diferença for tal que altera o trabalho; qual a saída?

    Colocar garatéias menores para compensar seu maior peso?

  5. Beleza, turma. Obrigado pelas informações. joia::: ::tudo::

    Então não devo me preocupar com as garatéias das iscas nacionais. Isso é bom, pois é o que mais pretendo levar: as KV, Zagaia (Hi Lures), Moro/Deconto, Jennerlures é só tirar da embalagem e colocar na água, certo?

    As estrangeiras, específicas para o que eles chamam de Peacock Bass tb. MAs pergunto, mesmo as Luhr Jensen Woodchopper menores aguantariam o tranco?

    Bem, já andei comprando uns split rings do Glico e agora faltam as garatéias.

    Além das VMC, já citadas, alguma outra que tenha uma melhor relação custo/benefício?

    O que acham das garatéias da Marine Sports?

    Obrigado novamente.

  6. Pessoal, desculpe se estou voltando a um assunto já discutido; mas procurei pelo site a não encontrei nada de específico sobre o assunto. Mas o mais provável é que eu não tenha procurado direito.

    Enfim, minha dúvida é sobre a troca de garatéias para as iscas a serem utilizadas na amazônia. Gostaria de saber da experiência de vocês se a troca das garatéias é, mesmo, necessária para enfrentarmos os açus.

    O que sempre se diz é sobre a nacessidade da troca das garatéias das iscas importadas.

    Sendo assim, pergunto se, para as iscas listadas abaixo, a troca deve ser feita, ou se dá pra arriscar com as garatéias normais.

    Heddon Super Spook;

    Trairão;

    Bombers 15, 16 e 17

    X-Rap 10 e 12 - quanto à x-rap 10 eu desconfio que seja necessária a troca, pois na Serra da Mesa um azulão simplesmente arrancou a garatéia traseiro num salto;

    Aile Magnet 115;

    Sobre as nacionais, como as iscas da KV parece que já vêm com garatéias fortes o suficiente, correto?

    Bom, obrigado pela ajuda.

    Em tempo: a pescaria vai ser no rio Branco (Roraima) e afluentes.

  7. Pessoal, conheço o Turma do Biguá há algum tempo, por indicação de amigos da Caterva (fórum que frequento mais assiduamente), que também frequentam o Turma do Biguá.

    Confesso que não sou frequentador assíduo, pois só de ver esses brutos chego a ficar sem dormir, hehehe, só na expectativa de um dia encontrá-los.

    Pois bem, agora, em janeiro, terei essa chance. Vai ser minha primeira pescaria na amazônia, quero dizer, na verdadeira amazônia, pois praquelas bandas só fui duas vezes a Balbina. Era onde eu podia ir com o tempo de que dispunha nas ocasiões. E, bem ou mal, era treino para os gigantes do rio Negro e afluentes, hehehe.

    Agora surgiu uma oportunidade e vou pra Roraima, no rio Branco e afluentes. Tenho ouvido falar muito bem da região. Espero que o nível das águas esteja adequado, apesar da seca que já assola o baixo rio Negro.

    Bom, é isso aí. Até a próxima.

×
×
  • Criar Novo...