Ir para conteúdo

Qual isca usar , e para qual peixe ? ( iscas metálicas )


EduBacha

Posts Recomendados

Olá a todos !

Mais um tópico sobre iscas artificiais, este é sobre iscas metálicas / e iscas que não são feitas de plástico ou madeira. E irei dar algumas dicas também.

Bom, primeiramente é bom realçar que toda isca pega peixe, mas é preciso escolher a cor certa, tamanho certo, local de arremesso certo e tralha certa para que a isca seja produtiva.

arrow:: ** Colheres : As colheres são iscas na maioria das vezes feitas de metal, algumas outras são feitas de madeira, mas além de serem menos comuns, são relativamente menos produtivas devido ao peso e a resistência. As colheres são iscas em formato de uma colher, básicamente com um só anzol que é soldado no corpo da isca, ligado ao pitão na ponta, algumas tem um sistema de "anti-enrosco", um pequeno pedaço de metal que protege a ponta do anzol para evitar enroscos, mas usando esse sistema, é necessario ter certeza de que o peixe está com a isca bem firme na boca para fisgar, pois o "anti-enrosco" também é um "anti-fisgada" e muitas vezes acaba perdendo o peixe por causa disso. O outro problema do anti-enrosco, é que ele não é totalmente anti-enrosco, se encontrar uma linha no caminho, para entrar entre o anzol e ele é facil, mas para tirar é dificil. Eu aconselho não usar anti-enrosco. Alguns pescadores dizem que torce a linha usar colher sem girador, outros dizem o contrário, mas a verdade é : em aguas rápidas ( correntezas fortes ) o uso de um girador no pitão é quase que obrigatório se você não quiser torcer sua linha, mas em aguas mais calmas e com um recolhimento mais suave, não há torção da linha, e nesse caso o girador atrapalha, pois ele força o giro da isca, que prejudica no seu trabalho. A cor da colher depende do pescador, a cor prateada é sem dúvida mais atraente, até porque ela parece com um lambari, e brilha mais na água, se destacando. Já a cor dourada é mais aconselhada para pesca de traíra, é uma cor mais fosca, e diferente de tudo que o peixe esta acostumado a ver no dia a dia.... Então 50% dos ataques em colheres douradas são causadas por pura curiosidade , e outros 50% devido a defesa de território. O uso de linhas de multifilamento é muito importante para ter uma fisgada mais seca e potente e para facilitar no trabalho da isca. Mas não se esqueça do fluorcarbono na ponta, pelo menos 1,5 metros de leader é necessario.

Imagem Postada

arrow:: ** Jumping jig : São iscas feitas de chumbo, com formatos finos, e parecidos com lulas, mais recomendadas para a pesca maritima, porém, tambem mostram ser produtivas nos rios. Essa isca não tem rattlin, e muitas vezes a substituição da garatéia pelo "hook" ( anzol único e reforçado ) é importante para evitar enroscos e não machucar os peixes que podem entrar na frente da isca quando estiver trabalhando. Existem 2 principais formas de trabalho para jumping jigs, uma delas é deixar a isca cair até chegar no solo, depois dar puxões para cima, e o outro jeito é arremessar como outra isca qualquer e vir trabalhando como uma twich bait. As cores mais brilhantes, como prata, chamam mais a atenção do peixe, mas outras cores como rosa, branco, azul e verde mostram ser muito eficientes tambem em dias de sol quente. O uso destas iscas são mais comuns em poços profundos com pelo menos 15 metros de profundidades. Nesses locais a eficiencia é garantida para corvinas, cachorras e peixes de couro, pintado, até mesmo pirararas.

Imagem Postada + Imagem Postada ou Imagem Postada

arrow:: ** Iscas softs : são iscas muito eficientes na pescaria de black bass, robalo, tucunaré e traíras. Conhecidas como minhocas artificiais , mas também encontra-se essas iscas com formatos de peixes ( shads ) que são uma das iscas mais produtivas para as vorazes cachorras, o nado é perfeito e o peso deve ser maior na cabeça da isca, porém tem que ser pesada o suficiente para conseguir arremessar a longas distancias. O único defeito é que essas iscas são muito frágeis, pois são feitas de silicone e algumas de borracha, então, principalmente na pesca de traíras e cachorras, as iscas desaparecem da caixinha. Os trabalhos dessas iscas são muito variados, nas minhocas, o trabalho depende do tipo de montagem que voce utiliza para iscas a minhoca, já nas iscas com formato de peixe, é o trabalho simples de uma twich bait, mas com intervalos um pouco maiores entre cada toque de vara. É simplesmente arremessar, esperar a isca afundar e recolher dando toques. As cores brancas, amarelas são melhores para cachorras ( não só com iscas softs, isso serve tambem para outros tipos de iscas ) e as cores mais escuras, como vermelhas e azuis tem dado maior produtividade com as traíras. É importante ter uma caixinha exclusiva para essas iscas softs, pois elas possuem um óleo especial, que em contato com bóias de pesca ou qualquer outro isopor, já era, o óleo corróe o isopor.

Imagem Postada

arrow:: **spinner : São pequenas iscas feitas basicamente com um arame, e a partir do arame coloca-se um peso, miçangas e pequenas colheres para ficar mais atrativa, essas iscas são boas para piraputangas e pode-se capturar traíras. Existem as spinnerbaits também, são como spinners, mas com colheres e varias cerdas coloridas para deixar a isca mais atrativa. Quando se usa esta isca, em águas claras, usa-se colheres alongadas e mais de uma colher no corpo da isca chamam mais atenção, porém em águas turvas / sujas é recomendado o uso de apenas uma única colher, para que a vibração seja maior e chame os peixes. Os buzzbaits são iscas parecidas com os spinnerbaits, porem não tem colheres giratórias, ela tem uma hélice metalica, essa isca deve ser trabalhada na superfície, e recomenda-se o recolhimento continuo.

Imagem Postada + Imagem Postada + Imagem Postada

smile:: Dicas : A cor da isca é muito importante, então aí vão algumas dicas : Sempre procure usar iscas da cor mais parecida com o principal alimento do peixe, caso não dê resultado, use iscas claras e brilhantes para dias de sol e águas limpas. Use iscas escuras e muito chamativas ( barulhentas e de cor forte como amarelo ). Em pesqueiros use iscas parecidas com lambaris ou ração. Nas águas mais rasas use iscas claras, de preferência com rattlin, e em águas profundas use iscas de cores clássicas como branca, ou verde limão, e dê preferencia as iscas de profundidade. Pela manhã use iscas mais barulhentas para chamar os peixes e de cores clássicas, branco é a melhor opção. No período da manhã é o horário que você tem para testar todas as opções de iscas possíveis, até ter algum ataque. Se tiver um ataque em alguma isca, continue com ela, ou mude somente a cor, mantendo a profundidade, barulho, nado e formato de isca, ( é importante ter iscas repetidas, mas de cores diferentes na caixinha ). Pela tarde, continue com a isca que deu resultado. Caso não tenha nenhum resultado pela manhã, procure observar as margens e plantas, para ver o que o peixe está comendo, pois às vezes ele pode estar se alimentando de frutos ou insetos e então é só jogar uma isca que imite o alimento. No final da tarde use iscas de cor rosa ou branco com cabeça vermelha, pois essas tem mais resultado entre as 17:00 até hora que ficar escuro.

Às vezes, tudo o que voce deve fazer é descobrir a profundidade em que o peixe esta se alimentando. Começe usando iscas sinking, e a cada arremesso, deixe a isca um tempo diferente em repouso para alcançar diferentes profundidades, assim que achar a profundidade troque de isca, coloque uma isca que não é necessario esperar para que a isca trabalhe naquela profundidade. Por exemplo, se teve uma ação a uns 2 metros de profundidade, coloque uma isca de fundo, que chegue a essa profundidade e mantenha o nado exatamente nesta linha onde estão ocorrendo ataques .

É isso pessoal ! Espero que gostem !

Se esqueci de algum detalhe é só falar !

Em breve postarei novos tópicos, e BOAS PESCARIAS !

Não se esqueça, pratique o PESQUE E SOLTE !

grande abraço ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...