Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Edgar Maugeri

II Encontro ANEPE da Pesca Amadora Esportiva

Posts Recomendados

Compareci no dia 26, neste evento, convidado pelo amigo Felipe Bogomoltz. Deixo aqui minha opinião a respeito, e a pauta oficial do acontecimento.

A Anepe conseguiu o apoio de vários deputados, e a presença de representante do governo, o que torna o evento de grande importância. Haja visto que Atos Solenes, só se realizam quando o Presidente da Assembléia convoca e todos os deputados aprovam. Gostaria que mais entidades estivessem presentes, representando os pescadores. Faltaram os clubes de pesca, os sites e foruns de pesca, e os pescadores mesmo. Lógico que dentre as pessoas presentes haviam pescadores esportivos, mas a massa mesmo não estava. Faltaram os ícones da pesca, aqueles que escrevem na revista, apresentam programa de TV, guias renomados, que ao meu ver dariam mais força ao evento. A finalidade alí não era fazer debates, portanto não teve a participação do público presente, mas serviu de pontapé inicial à parceria com o Ministério da Pesca, e espero sinceramente que algo mude em relação a pesca esportiva. Entrem no site da Anepe, e vejam que muitos dos bons nomes da pesca esportiva são filiados, assim como várias empresas, e se informe. http://www.anepe.org.br

abç

II Encontro ANEPE da Pesca Amadora Esportiva – Prova de Sucesso

O II Encontro ANEPE da Pesca Amadora Esportiva, que aconteceu no dia 26 de outubro de 2011 na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, foi um sucesso.

O evento foi marcado pela presença de representantes do Governo, como o Secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, Américo Ribeiro Tunes, que representou o Ministro da Pesca e Aquicultura, Luís Sérgio Nóbrega de Oliveira; o Coordenador Geral de Registro e Licença da Pesca e Amadora, Michel Lopes; o Coordenador Geral de Registro da Aquicultura, Rui Donizete; e o Diretor Técnico do Instituto de Pesca de São Paulo, Edson Kubo.

Estiveram presentes, também, grandes personalidades do Setor, como o Presidente da Federação de Pesca de São Paulo, Betinho, o Presidente da Associação dos Empreendedores de Serviço de Turismo da Região de Presidente Epitácio, Eduardo Schebuk, além de empresários do comércio e indústria da pesca amadora esportiva, pescadores, operadores de turismo e outras autoridades.

A Mesa foi presidida por Helcio Honda, Presidente da ANEPE, e a abertura foi feita pelo Deputado Estadual Fernando Capez, que, em seu discurso, além de mostrar extrema simpatia pelo setor e reconhecer o potencial econômico, social e conservacionista da pesca amadora esportiva, ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela ANEPE, assim como a necessidade de fomento do setor, mediante a edição de legislação mais adequada e que dê segurança institucional ao mercado e a todos que interajam com a pesca amadora esportiva.

Em seguida, o Presidente da ANEPE, Helcio Honda, fez rápido balanço sobre as principais ações da atual gestão, destacando os Projetos de Tagueamento em andamento no Estado de Goiás, Amazonas e Pará. Falou, ainda, sobre o Projeto para Implantação da Cota Zero no Estado do Mato Grosso, unidade federativa essa que já sofreu bastante com a pesca predatória e indiscriminada, o que resultou visível redução do estoque pesqueiro, prejudicando efetivamente a todos, especialmente o meio-ambiente e, por consequência, os ribeirinhos, o comércio e o turismo da região.

O II Encontro ANEPE do Setor da Pesca Esportiva contou com a participação do Professor Doutor Alberto Ferreira de Amorim, Engenheiro Agrônomo, Pesquisador Científico do Instituto de Pesca de São Paulo, Conselheiro da Vivamar e Representante da Billfish Foudation no Brasil, que fez uma breve explanação sobre o trabalho de tagueamento de peixes de bico desenvolvido na cidade Santos e sobre as conclusões que marcam a pesca amadora esportiva como atividade que fomenta a conservação ambiental e, por conseguinte, o desenvolvimento econômico sustentável.

O evento foi idealizado pela ANEPE a oportunizou a divulgação, ao mercado, dos avanços obtidos pela atual gestão e associados de forma geral, além de chamar a atenção das autoridades para a importância da pesca amadora esportiva como um instrumento de conservação ambiental e de desenvolvimento sustentável.

A colaboração do Deputado Fernando Capez (que disponibilizou a estrutura da Assembléia Legislativa, considerado o evento como “pauta oficial da Assembléia”), assim como dos nossos patrocinadores (Ayumi Supermercados, Brudden Náutica, Dolly Refrigerantes, Dourado Bus, Emifran, Jacto, Júlio Okubo Joias, Mira Transporte, Sama Minerações, Santaconstancia) e apoiadores (Albatroz Fishing, Grissi Confecções, Honda Estevão Advogados, Itapará Sportfishing, Hotel Juma Lodge, Nascimento Turismo, Pousada Serra da Mesa, Riako, Sakura e Wakoku) foram decisivos para o sucesso do Evento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...