Ir para conteúdo

Ajuda: Nomes dos peixes do nosso litoral


Posts Recomendados

Fala galera, tudo bem? Viajei nas férias, fui em Maceió - AL passar o ano novo, e dei uma escapadinha para pescar. Como eu era inexperiente em pesca de praia/costeira, fiquei nos peixinhos pequenos mesmo e deu para brincar bastante. Acho que se eu tivesse pescado mais e com tralhas mais específicas teria pego uns maiores. Inclusive teve um lugar que eu vi um tarpon imenso (grande mesmo, acredito ter mais de 40 kgs) saltar com um peixe de pelo menos uns 2 kgs na boca doeu::

Agora, vamos à questão principal: Eu não faço a mínima idéia dos nomes dos peixes! lacou:: Quero fazer um relato legal, mas o pouco que sei sobre os peixes marinhos aprendi lendo. Vou colocar fotos de algumas espécies e o nome que eu acredito ser delas (de acordo com imagens da Bíblia do Pescador 2010 e alguns "conhecimentos pessoais"), e peço que vocês me digam se está certo ou errado e me corrijam para eu fazer um relatinho joia:::

1°: Xarelete ?

Imagem Postada

2°: Alguma espécie de vermelho?

Imagem Postada

3°: Não consegui boas fotos desse peixe, mas o achei muito bonito. Comparando com algumas fotos, acredito ser um salmonete, alguém consegue identificar?

Imagem Postada

4°: Vermelho-henrique?

Imagem Postada

5°: Não faço a mínima idéia de qual espécie seja :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Imagem Postada

6°: Este eu achei muito parecido com os lobós (traíras). Tenho quase certeza que é um amborê.

Imagem Postada

7°: Outro que eu não sei o nome :gorfei:

Imagem Postada

8°: O mesmo do meu pai (2°).

Imagem Postada

9° e 10°: Seriam cocorocas?

Imagem Postada

Imagem Postada

Bem, turma, acho que são esses.

Agradeço a quem puder me ajudar, e logo que tiver as respostas posto o relato joia:::

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim a maioria ali é tilapia e cará :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Brincadeira.

Tambem costumo pescar em praias as vezes, quando vou a passeio, pego tambem alguns peixes assim, e nunca sei que peixe é, mais sempre são peixes muito bonitos e coloridos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim a maioria ali é tilapia e cará :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Brincadeira.

Tambem costumo pescar em praias as vezes, quando vou a passeio, pego tambem alguns peixes assim, e nunca sei que peixe é, mais sempre são peixes muito bonitos e coloridos.

Abraços

Pode crer, é tudo aquele tal de porquinho :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Eu me diverti bastante com os peixinhos, são bonitos e esportivos.

Ah, não esqueci da cerva não heim rindo3:: rindo3:: rindo3::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi Pedro,

Tem alguns aí que eu não conheço pois não tem aqui em nosso litoral e alguns não consegui identificar pela foto, mas vamos lá...

O 6º é um ambore mesmo, peixe popular encontrado em pedras e de porte pequeno.

O 8º igual ao do seu pai é uma Cioba ou vermelho Cioba, peixe que cresce bastante e bem esportivo, ataca bem os camarões de borracha com Jig Head. joia:::

Espero ter ajudado,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pedro,

Tem alguns aí que eu não conheço pois não tem aqui em nosso litoral e alguns não consegui identificar pela foto, mas vamos lá...

O 6º é um ambore mesmo, peixe popular encontrado em pedras e de porte pequeno.

O 8º igual ao do seu pai é uma Cioba ou vermelho Cioba, peixe que cresce bastante e bem esportivo, ataca bem os camarões de borracha com Jig Head. joia:::

Espero ter ajudado,

abraços

Valeu parceiro, já ajudou bastante joia::: Vou pesquisar mais um pouco e fazer o relato.

Você é guia em Bertioga não é? Minha tia mora em Mogi das Cruzes - SP, e sempre que vamos lá, damos uma descida na praia. Morro de vontade de pescar uns robalos, se você puder me mandar MP com informações sobre a pescaria com você, fico grato :amigo:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pedrinho vou tentar te ajudar e ao mesmo tempo passar o caminho das pedras .

o primeiro lugar que quando vc tiver uma duvida é consultar o site http://www.fishbase.org esse site é mundial e tem a maior base de dados sobre peixes, ele ja esta em portugues, sendo q vc pode procurar pelo nome comum , ou pelo nome cientifico, ou pela familia. ponto negativo e que as fotos sao ruins e alguns nao tem foto.

Outro lugar q costumo pesquisar e ler com certa frequência é o site e o Forum do Guia Pesca de Praia (GPP) (http://www.guiapescadepraia.com.br/ .. eles tem um acervo de fotos de boa qualidade e com boas informaçoes alem de serem tudo em português, e é claro nossos peixes.

olha esse link que vai direto ao tópico dos peixes e sua http://www.guiapescadepraia.com/forum/viewtopic.php?t=4638

Alem de ter muitas infomacoes como chicotes, iscas , montagens ... é um mundo a parte das iscas artificiais.

bom proveito

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pedro,

Enviei MP. joia:::

Abraços

Oi Pedro,

Tem alguns aí que eu não conheço pois não tem aqui em nosso litoral e alguns não consegui identificar pela foto, mas vamos lá...

O 6º é um ambore mesmo, peixe popular encontrado em pedras e de porte pequeno.

O 8º igual ao do seu pai é uma Cioba ou vermelho Cioba, peixe que cresce bastante e bem esportivo, ataca bem os camarões de borracha com Jig Head. joia:::

Espero ter ajudado,

abraços

Valeu parceiro, já ajudou bastante joia::: Vou pesquisar mais um pouco e fazer o relato.

Você é guia em Bertioga não é? Minha tia mora em Mogi das Cruzes - SP, e sempre que vamos lá, damos uma descida na praia. Morro de vontade de pescar uns robalos, se você puder me mandar MP com informações sobre a pescaria com você, fico grato :amigo:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pedrinho vou tentar te ajudar e ao mesmo tempo passar o caminho das pedras .

o primeiro lugar que quando vc tiver uma duvida é consultar o site http://www.fishbase.org esse site é mundial e tem a maior base de dados sobre peixes, ele ja esta em portugues, sendo q vc pode procurar pelo nome comum , ou pelo nome cientifico, ou pela familia. ponto negativo e que as fotos sao ruins e alguns nao tem foto.

Outro lugar q costumo pesquisar e ler com certa frequência é o site e o Forum do Guia Pesca de Praia (GPP) (http://www.guiapescadepraia.com.br/ .. eles tem um acervo de fotos de boa qualidade e com boas informaçoes alem de serem tudo em português, e é claro nossos peixes.

olha esse link que vai direto ao tópico dos peixes e sua http://www.guiapescadepraia.com/forum/viewtopic.php?t=4638

Alem de ter muitas infomacoes como chicotes, iscas , montagens ... é um mundo a parte das iscas artificiais.

bom proveito

Abraço

Valeu Max, você me salvou ::thanks

Tá sumido, parceiro :amigo:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...