Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lamana

RIO NEGRO NA TV

Posts Recomendados

Olá amigos, hoje a Globo mostrou uma matéria no jornal da manhã sobre a "safra" de pesca que se inicia no Rio Negro. O mercado do porto de Manaus com dezenas de barcos abarrotados chegando do Negro. Falam que o ano promete. Felizmente não vi nas imagens nenhum tucunaré. Creio que a sua pesca comercial deve ser proibida. Alguém do fórum melhor informado poderia nos esclarecer. Abç a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta ai a materia

A semana do peixe é uma campanha para incentivar o consumo de pescado em todo o Brasil. Em algumas regiões, peixe é o que não falta. Em Manaus, o mercado flutuante é uma grande atração.

Ainda é madrugada no Rio Negro, em frente à Manaus. O corre-corre começa às 3h. ?Tem que chegar cedo para pegar o melhor pescado?, diz um morador.

Segundo o IBGE, em nenhum lugar do Brasil se consome tanto pescado. O amazonense come 46 vezes mais peixe que o mineiro, por exemplo. A fartura é tanta que quase ninguém usa balança por lá. Os tabuleiros ficam bem em frente aos barcos, uma espécie de mercado flutuante.

Mais de 800 embarcações pesqueiras sobem e descem os rios todos os dias em busca de cardumes. Eles juram que não é história de pescador: a sorte depende da astronomia.

?Depende da lua para pegar o peixe?, diz um pescador.

O gigante pirarucu é protegido por lei e só pode ser tirado de área de manejo. Todas as outras 40 espécies têm pesca liberada nesta época do ano.

É o começo da safra do peixe gordo no Amazonas. Nessa época não há muita variedade, que é compensada pela fartura. Todas as madrugadas, são comercializadas 80 toneladas de pescado. O tumulto é sinal de sinal barco chegando com peixe novo.

Sem frigoríficos para armazenagem, não há estoque regulador e o desperdício é inevitável. Pelo menos 10% da produção, cerca de cinco toneladas por dia, vão para o lixo nessa época do ano.

O preço também oscila dependendo do mês. Em maio, o peixe mais popular vale R$ 1. Em agosto, sai por R$ 0,30. Enquanto o rio está para peixe, o cliente é fisgado no grito.

http://bomdiabrasil.globo.com/Jornalism ... 60,00.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi essa matéria hoje tb!!

Um monte de Jaraqui, tambaqui....

Daquele tanto de peixe, na temporada ainda são desperdiçados 5 tonaladas de pescado!

morto:: morto:: morto:: morto::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×